TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Captação de talentols

Por:   •  11/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  915 Palavras (4 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 4

RESENHA DO CAPITULO 17

CAPTAÇÃO E SELEÇÃO EM EMPRESAS: quais as estratégias de captação e seleção utilizadas por empresas no Brasil e no estrangeiro.

 A empresa VIVO procura ambientar e integrar seus novos funcionários com um programa chamado VIVO COM VOCÊ, permitindo a navegação individual podendo fazer a impressão do certificado na finalização e conclusão do treinamento, em seguida o funcionário passa para uma palestra com o próprio consultor do RH, esclarecendo suas dúvidas conhecendo como é a política da empresa e os benefícios que essa oferece. Existe como complemento um programa de visitas a áreas da empresa para se conhecer o negócio e os executivos responsáveis pela região que o funcionário irá atuar. Na mesma semana em que o colaborador e contratado recebe em sua residência uma carta de boas vindas assinada pelo próprio gerente do RH que ele fará parte.
 O acompanhamento do desempenho do funcionário é realizado por meios eletrônicos chamado de GESTÃO DA PERFORMANCE, estabelecendo metas implantadas, reuniões e informações periódicas ao responsáveis.

Nesse formato a captação e seleção da vivo, está obtendo exito para empresa e colaboradores, de forma que os dois lados atendam a necessidade da empresa agregando valor ao negócio e desenvolvendo talentos.
Agregando no atendimento ao publico maior e melhor eficácia ao cliente interno e externo.


BANCO DO BRASIL, é uma empresa que  está buscando desenvolver talentos e oportunidade para dentro da empresa. Foi implanto uma ferramento eletrônica chamada TAO que é um sistema informatizado que auxilia na busca de talentos, para a empresa facilitando a captação, e dando apoio a candidatos que queiram participar dos processos seletivos.
O programa TAO fornece característica do cargo pretendido, requisitos para exercer o cargo, experiência necessária, formação e conhecimento que deve ter para a vaga. Para os gestores que atuam na empresa o TAO é uma ferramenta fundamental  para a gerencia, além de ajudar a recrutar de uma forma eletrônica , traz informações de especificas sobre o desenvolvimento profissional.
Os funcionários comentam, que o TAO disponibiliza informações de oportunidades internas, permitindo então que tenham plano de carreira, Tornando-se fundamental na vida e no dia a dia do profissional, motivando ao colaborador melhore o seu desempenho.


CONCURSO PÚBLICO:

SELEÇÃO
Forma de selecionar, é por meio de concursos públicos, para a seleção de pessoal usada como uma limitação, por se resumir em provas de conhecimentos, provas por títulos teste psicológicos, após o recebimento dos resultados do concurso público o RH faz a chamada de seus novos funcionários para preencher as vagas pretendidas.
O candidato passa por entrevista por profissional da área procurando disponibilizar o colaborador para uma vaga que estaja próxima ao seu perfil, iniciam uma ambientação por três dias auxiliando o funcionário a se integrar em seu ambiente de trabalho.
Toda empresa ao captar e selecionar talentos, procuram ter em mente um perfil de funcionário para a vaga pretendida.


Ultimamente a internet é muito utilizada para a seleção de talentos, conhecemos um programa chamado: FAÇA UM AMIGO NA CISCO, ajudando assim ao candidato conhecer alguém dentro da empresa que tenha um perfil relativo ao seu podendo passar informações e assim também podendo esclarecer suas dúvidas.
AMBIENTAÇÃO DE PESSOAL
A ambientação mostra ao novo funcionário os pontos importantes da organização; produção e serviços feitos pela empresa, missão, visão e os valores da empresa, forma de cultura da empresa, qual a forma utilizada para se ter boa qualidade em seus produtos, segurança aos trabalhadores ao desempenho do trabalho e deve mostrar ao funcionário a história da empresa fazendo parte dessa integração ao colaborador.
A empresa deve fornecer palestras dando complementos ao funcionário sobre a empresa sendo auxiliados também por meio de manuais. O funcionário tendo alguma duvida posterior pode recorrer ao manual sendo de grande ajuda.
O encarregado do setor leva o novo funcionário a conhecer a instalação onde irá trabalhar o apresentando a seus colegas de trabalho.
A INTEGRAÇÃO DE PESSOAL
A integração é mais ampla do que a ambientação de pessoas, sendo a chefia do funcionário o principal responsável pelo programa de integração. Esse sistema é para conhecer normas da empresa a integração com novos funcionários entender as normas da empresa entre outros.Esse programa pode demorar até alguns meses para a integração o sentimento do funcionário quando é aceito por uma empresa conhecendo seus valores maiores que a empresa determina o seu desempenho é maior e mais positivo o fazendo então se sentir parte da empresa. Isso é de grande ajuda ao funcionário ajudando a diminuir os medos e a grande ansiedade que de certa forma é natural quando entramos em um novo emprego.O programa é conduzido pela chefia como já dito más acompanhadas pela área de recursos humanos.
Infelizmente muitas empresas não ainda não realizam o sistema de integração podendo dessa forma evita falhas, ansiedades e tarefas repetidas também podem ser evitadas.Proporcionando ao funcionário e a empresa bem estar ao desenvolver seu papel dentro da empresa junto a seus colegas de trabalho.
Estratégia para o gestor utilizar no seu dia a dia para auxiliar no recrutamento e seleção.
Primeiramente devem ter um bom planejamento sobre o assunto, traçar o perfil ideal do candidato para que se encaixe corretamente a vaga, analisar se realmente precisa de contratação dentro da empresa,fazer uma pesquisa de mercado a fundo achando o perfil profissional para a contratação e buscar o máximo de referência que puder do candidato para conhecer mais o candidato.
O gestor deve fazer primeiramente a captação, triagem escolhendo o candidato ideal, fazer a avaliação de competência sendo o candidato apto no conhecimento da função e seu desempenho tendo assim a decisão final para a escolha do seu candidato preparado para a vaga.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (69.7 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com