TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Carreira e profissão

Por:   •  27/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 3

EAD384 – SEMINÁRIO TEMÁTICO CARREIRA E PROFISSÃO NO SERVIÇO PÚBLICO

Aluna: Anna Carolina Magalhães de Oliveira.

Matricula: 12.1.9017

Polo: Alterosa

O texto enfatiza os conceitos de carreira, colocando-o como processo necessário para se alcançar uma experiência profissional individual em um determinado cargo. Segundo ABRÚCIO (1998), a carreira é fruto de poder e força corporativa do que a necessidade de criação de um processo de senioridade.

Przeworski (1995) acredita que uma forma de feedback seria ideal para um replanejamento do sistema de carreiras, isso com o auxilio e cobrança dos cidadãos, com isto poderiam avaliar com precisão  e cobrar com eficiência  por serviços bem prestados, e os servidores serem recompensados por desempenharem bem suas funções.

Ronaldo aborda também a carência do serviço público de recursos suficientes para que os servidores se desenvolvam de maneira satisfatória, e a falta de investimento em planos de desenvolvimento de pessoal adequados e educação continuada.

Acredito que as novas tecnologias muitas vezes podem ser negativas em alguns aspectos em certas funções, mas sua contribuição é bastante vantajosa em carreiras. O ideal seria incentivo por capacitações tecnológicas em diversos ambitos para se aguçar talentos não desenvolvidos que tornariam os velhos hábitos de trabalho mais dinâmicos e com resultados mais satisfatórios.

A questão da educação continuada na rede privada é mais bem trabalhada e sentida, já em departamentos públicos sentimos certa resistência e até mesmo certo desanimo devido à qualidade de cursos oferecidos e também pela acomodação do profissional, através dela o profissional se sente valorizado e desempenha melhor buscando melhorar sempre mais seu resultados, tornando profissionais com perfis diferenciados e com alta qualificação.

            Essa falta de incentivo reflete diretamente na satisfação servidores que vive insatisfeita com seu trabalho, buscando intensamente pela aposentadoria e a maioria almeja concursos de maior dificuldade, complexidade e salários mais atrativos. Em relação aos salários os valores em sua maioria estão defasados e não recebem uma revisão periódica.

            Assim como um sinal de que as coisas não vão bem com este incentivo, é refletido diretamente na participação da sociedade no serviço público, criando um tremendo mal estar entre seus representantes o que nada facilita a tomada de decisão e implantação de ideias apresentadas pela sociedade. Prevalece a imagem de que a população nunca está satisfeita e que seus lideres são nada mais que a oposição política.

           Portanto Ronaldo aponta uma critica geral sobre a falta de evolução do serviço publico, já que o estado teria o poder de ser o melhor empregador existente no país, e possui riqueza suficiente para isso, o incentivo por parte do estado poderia suprir em diversos quesitos para incentivar o ingresso da população na carreira publica. E isso somente será possível com desenvolvimento destas e de outras políticas citadas e mostrando o papel fundamental do Gestor Público no sistema que tem a função e o poder se aperfeiçoar constantemente e tratar com inteligência todos os aspectos motivacionais tanto dele mesmo quanto de sua equipe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (87.5 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com