TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Carro e Industrialização do Brasil

Por:   •  29/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  756 Palavras (4 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 4

1. Representantes

Protozoários

Algas

2. Protozoários

2.1. Características gerais:

São unicelulares

Possuem células eucariontes

Apresentam nutrição heterótrofa

A maioria é aquática (água doce ou salgada), porém há representantes nos ambientes úmidos e dentro de outros seres vivos.

2.2. Classificação - é realizada tomando como característica marcante a presença ou a ausência de estruturas locomotoras. Veja a classificação tradicional:

a) Sarcodina (Rhizopoda, ameboides ou pseudópodes ) - locomove-se pela emissão citoplasmática, ou seja, graças à formação de pseudópodes (falsos pés).

Observe alguns exemplos:

A ameba (Amoeba proteus) é um representante importante deste grupo e apresenta vida livre (vive na água doce).

OBS.: nesses organismos há uma estrutura denominada de vacúolo pulsátil ou contrátil, o qual elimina o excesso de água que entra na célula por osmose.

A Entamoeba histolytica (parasita) causa a amebíase, doença transmitida pela ingestão de cistos através de água e alimentos contaminados e que se caracteriza por diarreia, fraqueza e lesões ulcerativas no intestino, como principais sintomas.

Entamoeba gengivalis, também é parasita, provoca gengivite.

Foraminíferos são ameboides marinhos que apresentam exoesqueleto de carbonato de cálcio ou formado por aglutinação de espículas de esponjas ou de outros materiais inorgânicos.

Heliozoários são comuns em água doce e apesar da maioria não apresentar esqueleto, algumas espécies apresentam esqueleto externo (exoesqueleto).

Radiolários - possuem endoesqueleto de sílica e vivem em ambiente marinho.

Veja mais detalhes na observação no final deste texto.

OBS.: Foraminíferos apresentam um tipo de pseudópodes que é fino e ramificado. Já os dois últimos grupos apresentam pseudópodes longos eretos e finos.

b) Flagellata (flagelados ou mastigóforos) - locomove-se por meio de flagelos.

11_11

O Bodo, Codosiga e Monosiga apresentam vida livre e alguns são até mesmo sésseis.

Trichonympha são mutualísticos, vivem no intestino de cupins e baratas comedoras de madeira. Digerem a celulose que esses animais não conseguem digerir sozinhos.

Giardia lamblia - causa a giardíase, essa doença apresenta a diarreia e dores abdominais como principais sintomas e a transmissão se dá através da água e de alimentos contaminados com cistos desse flagelado. Além do tratamento do doente, a profilaxia envolve saneamento básico e medidas de higiene.

Trichomonas vaginalis - provoca a Tricomoníase. O modo de transmissão se dá por meio do contato sexual, uso de sanitários sem condições de higiene e até mesmo pelo uso de toalhas contaminadas pelo parasita. Já os sintomas são infecções uretrais no homem e infecções vaginais na mulher.

Trypanosoma cruzi - parasita causador da Doença de Chagas que é transmitida pelo barbeiro ou chupança (Triatoma infestans) através das fezes que esses insetos liberam. Usar telas nas casas, impedir a proliferação dos insetos e tratar os doentes, são algumas das medidas profiláticas.

Leishmania brasiliensis - causa a Leishmaniose ou Úlcera de Bauru que se caracteriza pela presença de ulcerações graves na pele, sendo transmitida pela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (46.4 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com