TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Por:   •  18/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.627 Palavras (7 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Avaliação a Distância – AD1

Período - 2015/1º

Disciplina: Gestão de Marketing I

Coordenador: Marco Antônio Ferreira de Souza

ALUNO:                                   MATR:

[pic 2]

 Boa Atividade!!!

1ª Questão: As ações (estímulos) de marketing vão ao encontro dos fatores que motivam os indivíduos para a compra e o consumo. Fale sobre esses fatores. (2,5 pontos) 

 Resposta:

As necessidades e os desejos do indivíduo são os fatores que as ações de Marketing usam como estímulos para a motivaçam ao consumo pelo mesmo.

As necessidades humanas são o ponto de partida do marketing, segundo Kotler (2003). Elas resultam das situações de privação, e são elementos básicos da condição humana. Dentre elas estão às necessidades de alimentação, vestuário, segurança, afeto, amor, auto-expressão, etc. Quando as necessidades humanas são particularizadas por determinada cultura e pela personalidade individual, elas transformam-se em desejos.

Necessidade é tudo aquilo que é necessario e Desejo é tudo aquilo que ultrapassa sua necessidade. Em Marketing desejo e necessidade estão intimamente ligados, e muita das vezes o que os profissionais de marketing mais querem é tranformar um produto que é apenas um "desejo" em "necessidade".

Por fim, como na pirâmide de Maslow, necessidade é aquilo que você precisa para a sobrevivência, e desejo é tudo aquilo que você quer para sua satisfação, ou seja algo que você almeja mas não é necessária para sua sobrevivência!

2ª Questão: Caracterize os mercados que são atendidos pelas empresas e para os quais são destinadas as ações de marketing. (2,5 pontos) 

 Resposta:

São esses os mercados: Mercado Organizacional, Mercado Consumidor, Mercado Global e Mercado Sem Fim Lucrativo também conhecido como mercado de Terceiro Setor.

  • Mercado Organizacional: Se caracteriza por produzir e vender bens e serviços para outras empresas, através de profi ssionais de compras capazes de avaliar ofertas competitivas. Os compradores organizacionais variam enormemente, desde uma pequena ofi cina mecânica, passando por uma indústria como a Sadia, a um complexo sistema governamental como a Receita Federal. Independentemente do porte e do ramo em que se situe, o negócio dessas empresas é comprar bens ou serviços que se incorporarão à fabricação de um outro produto ou serviço ou que possam ser revendidos a terceiros. Por lidarem com grande número de itens e compradores, boa parte dessas empresas utiliza sofi sticados sistemas de informação, que facilitam – por meio de parcerias – as comunicações e decisões entre fabricantes e intermediários.
  • Mercado Consumidor: O que caracteriza o mercado consumidor é o uso final dos bens e serviços. Empresas que comercializam produtos e serviços de consumo em massa, como refrigerantes, cosméticos, passagens aéreas e equipamentos esportivos, investem parte significativa do seu tempo tentando estabelecer uma imagem de marca superior. Grande parte da solidez de uma marca depende do desenvolvimento de um produto superior, com uma embalagem adequada, disponível nos locais adequados e sustentado por propaganda contínua e serviço confiável. O mercado de consumo em constante mudança tona essa tarefa mais complexa.
  • Mercado Global: Por mercado global entendem-se as trocas geradas pelas transações de bens e serviços em outros países. Empresas que vendem seus produtos e serviços no mercado global enfrentam decisões e desafios adicionais. Elas têm de decidir em que países entrar, como entrar em cada país (como exportador, licenciador de franquia, parceiro em joint-venture, fabricante sob contrato ou fabricante autônomo), como adaptar as características de seus produtos e serviços a cada um deles, como determinar preços para seus produtos em países diferentes e como adaptar suas comunicações a diferentes culturas. Essas decisões devem ser tomadas em face de diferentes exigências em relação a compra, negociação, propriedade e formas de uso dos bens, de diferentes culturas, línguas e sistemas jurídicos e políticos e de moedas cujo valor pode flutuar.
  • Mercado Sem Fim Lucrativo: Ao contrário da maioria das empresas, pode-se falar de um espaço de mercado onde atuam empresas que não visam a fins lucrativos, também conhecidas como fi lantrópicas. É o caso de órgãos públicos, igrejas, algumas fundações. Envolve, também, o mercado do TERCEIRO SETOR, com a presença de ONGs – organizações não-governamentais – e de cooperativas. As negociações aqui seguem regras diferenciadas, que privilegiam a responsabilidade pelos resultados sociais. O terceiro setor é uma terminologia usada para dar significado às iniciativas privadas com fins de utilidade pública. Para tanto, esse setor amplia os recursos e competências necessárias para o enfrentamento dos grandes desafios nacionais e internacionais, como o combate à pobreza e a incorporação dos excluídos aos direitos básicos de cidadania.

3ª Questão: Conceitue valor para o cliente e explique a importância da percepção, por parte de compradores, dos benefícios e custos envolvidos numa aquisição. (2,5 pontos) 

 Resposta:

Valor para o cliente não está apenas no “preço” do produto ou serviço, ou seja, o cliente não adquire um produto ou serviço apenas pelo preço ou só pela qualidade. O consumidor compra através do valor percebido em relação aquilo que ele está adquirindo, isso quer dizer que o cliente avalia os benefícios em relação aos custos para adquirir o produto ou serviço.O conjunto de benefícios esperados pelos clientes se traduz em sua expectativa de valor. Então as empresas entendem que o valor entregue a quem compra é o resultado da diferença entre o valor total e o custo total para o cliente. Para ele, o custo total inclui o desembolso financeiro somado aos custos de tempo, de esforço físico e psíquico ou psicológico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (564.1 Kb)   docx (225.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com