TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Sair da Inadimplência

Por:   •  5/8/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 3

Dicas de como sair da Inadimplência

[pic 1]

Consulte seus débitos pendentes

Hoje tanto o SPC quanto o Serasa disponibilizam a consulta online gratuita para que você verifique se seu CPF está incluído na lista de inadimplentes.

[pic 2]

Faça o primeiro contato com os credores

Sabendo onde estão suas dívidas, entre em contato com cada um dos credores para descobrir qual o valor para quitar cada uma delas, lembre-se que você deve considerar o montante todo e não apenas a parcela que sujou seu nome.

[pic 3]

Não aceite a primeira proposta

Ouça com atenção a proposta de cada um dos credores para quitar sua dívida integral à vista e também a prazo. Anote os valores, e não feche acordo por enquanto. Diga que você vai fazer as contas para elaborar uma contraproposta que caiba no seu orçamento.

[pic 4]

Faça as contas e se planeje

Agora é hora de olhar para todas as suas despesas mensais.  É importante fazer uma relação de todas as contas a pagar e receber para que saiba quanto da sua receita pode ser comprometida pagando a dívida.

[pic 5]

Faça uma contraproposta

Agora que você já sabe quanto pode comprometer do seu orçamento para pagar dívidas, analise credor por credor. Se você puder pagar alguma dívida à vista (com ajuda de algum familiar por exemplo), prefira essa opção para ganhar desconto nos juros.

Se não, pegue o valor de quitação à vista informado pelo credor e verifique o número de meses de que você precisa para conseguir pagar aquele valor de parcela que cabe no seu bolso. Faça uma proposta com juros menores do que o que você paga hoje. Os juros cobrados no crédito consignado podem ser uma boa referência.

Seja paciente[pic 6]

Muito provavelmente a instituição financeira não aceitará sua contraproposta de primeira. Entre em contato com os credores todos os meses e reapresente sua proposta, enfatizando que é a que cabe no seu orçamento e que não adianta nada você se comprometer a pagar um valor maior e não conseguir honrá-lo. Uma boa dica é ir guardando na poupança o valor que você usaria para pagar as parcelas do empréstimo enquanto não consegue fechar o acordo.

Cumpra o combinado[pic 7]

Quando sua contraproposta for aceita, faça de tudo para cumpri-la. Mantenha o controle firme das suas despesas mensais e pague as parcelas em dia. Depois do pagamento da primeira prestação, a instituição financeira tem até cinco dias úteis para solicitar a retirada do seu nome do cadastro de inadimplentes. Vale checar periodicamente no portal do SCPC e do Serasa.

Comece a poupar[pic 8]

Seu orçamento estará comprometido com as parcelas da dívida renegociada, mas você pode tentar economizar nas contas do dia-a-dia para conseguir guardar um pouco de dinheiro por mês. Não importa tanto o valor, visto que sua prioridade financeira agora é quitar as dívidas, mas sim criar o hábito da poupança para quando você estiver com o orçamento menos apertado.

Crie uma reserva de emergência[pic 9]

Todo esse dinheiro que você conseguir poupar deve ser colocado na poupança com o objetivo de formar no médio prazo sua reserva de emergência, um colchão financeiro para os imprevistos da vida. Quando você acabar de pagar a dívida, o mesmo valor das parcelas deve ser depositado na poupança também para acelerar a formação da reserva de emergência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (84.7 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com