TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Trabalhar em Equipe

Por:   •  24/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.312 Palavras (10 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 10

Trabalho em equipe e cooperação dos profissionais das organizações

Camila Da Luz, Manoela Matos, Rejane Albuquerque dos Anjos e Sumara Talita Peixer

Prof.: Ana Maria Stolfi

Nome da Instituição: Centro De Educação Profissional Hermann Hering - Cedup Disciplina: Recursos Humanos

Data: 09/10/2013

RESUMO

Uma equipe são pessoas que interagem e coordenam seu trabalho para alcançar um objetivo específico. Podemos ver a importância de se trabalhar em equipe, e que modo da educação corporativa contribui para o crescimento dos profissionais dentro da empresa. A eficácia dos trabalhos em equipe é baseada em resultados positivos, capacidade de aprender e a satisfação profissional. As características das equipes são estabelecidas pelo seu tamanho, diversidade, e o papel dos membros, não necessariamente existem um numero de membros para as equipes mais sim alguns pontos que fazem com que seja mais fácil trabalhar em equipe, superando as diversidades de cada um. Sabendo qual é o papel de cada um dentro da empresa e a sua importância. O processo de formação das equipes inicia quando os membros se conhecem, conhecem seus papéis e administram os conflitos, de forma que as varias formas de pensar e agir, contribuam para uma melhor decisão na empresa como um todo.

Palavras-chave: Equipe, diversidade, educação corporativa.

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho vamos apresentar o que é uma equipe, de que maneira ela atua dentro de uma empresa, suas características no que se refere tamanho, diversidade e os papéis dos membros. Tipos de equipes, os processos e de que maneira ela ajuda em uma empresa como uma estratégia para adquirir um diferencial de mercado.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 O que é uma Equipe

Uma equipe é um conjunto de duas ou mais pessoas que interagem e coordenam seu trabalho para alcançar uma meta específica.

Algumas organizações tiveram muito sucesso com equipes como, por exemplo, a FedEx, que reduziu os problemas do serviço, como as notas erradas e perdas de pacotes em 13% usando equipes, já na Xerox, as unidades de produção, usando equipes, relataram um aumento de 30% na sua produtividade.

Embora uma equipe seja um grupo de pessoas, os dois termos são intercambiáveis. Um empregador, um professor ou um técnico podem juntar um grupo de pessoas e nunca constituir uma esquipe. O conceito de equipe implica um senso de missão compartilhada e responsabilidade coletiva. Um exemplo de uma verdadeira equipe é a dos militares, em que os cirurgiões, enfermeiras e técnicos da Marinha dos Estados unidos formam equipes cirúrgicas compostas de oito pessoas que operam pela primeira vez em combate durante a Operação Iraque Livre. Essas equipes foram espalhadas pelo Iraque e foram capazes de mudar-se para novos locais em quatro caminhões e se estabelecer em uma hora.

3 MODELO DE EFICÁCIA DO TRABALHO EM EQUIPE

A eficácia do trabalho em equipe é baseada em: resultados produtivos, satisfação pessoal e a capacidade de se adaptar e aprender. Os resultados produtivos referem-se á qualidade e a quantidade dos resultados da tarefa, como definidas pelas metas da equipe. A satisfação se diz á capacidade da equipe de satisfazer as necessidades pessoais de seus membros e manter sua participação na equipe e o seu compromisso. E a capacidade de se adaptar e aprender referem-se á capacidade das equipes de trazer mais conhecimento e habilidades para as tarefas do trabalho e aumentar o potencial da organização para responder aos novos desafios ou oportunidades no ambiente. Fatores como a diversidade da equipe em termos de gêneros e raça, assim como conhecimento, habilidade e atitudes, podem ter um impacto muito grande sobre os processos e a eficácia da equipe. O tamanho e os papéis da equipe são também muito importantes.

4 DIFERENÇA ENTRE GRUPOS E EQUIPES

O grupo pode ser definido como um conjunto de pessoas trabalhando juntas, com a finalidade de atingir resultados de interesse comum ao grupo. Já a equipe, embora seja igualmente um conjunto de pessoas que trabalham juntas em busca de determinados objetivos, diferenciam-se dos grupos por algumas características.

4.1 Características de Grupo

 Cada um que faz parte do grupo, tem uma tarefa e é fácil identificar o que cada um faz se for um erro então o culpado logo é apontado.

 Erros são intoleráveis, pois cada um sabe o seu papel e tem que realizá-lo de maneira que não atrapalhe de forma alguma os demais;

 A comunicação é fechada e utilizada muitas vezes em segredos;

 O ciclo de amigos é feito por apenas aqueles que compõem o grupo;

 É muito aparente o esforço de cada individuo;

4.2 Equipe ou Trabalho em Equipe

 Não existe individualismo e nem culpado, funciona como um todo;

 Os erros são tolerados e servem como lição para que não aconteçam futuramente;

 Comunicação aberta, clara, objetiva, esclarecida para que o trabalho seja bem realizado;

 As amizades são feitas com todos, desta maneira cada individuo sabe o que o outro faz;

 O esforço é do todo, e não apenas de um e todos tem a sua importância a gestão de conhecimento é feita com sucesso.

5 CARACTERISTICAS DA EQUIPE

São os Tamanhos, diversidades, e os papéis dos membros.

 Tamanho: Numerosos estudos verificam que equipes menores têm melhor desempenho, embora as maiorias dos pesquisadores digam que é impossível especificar o tamanho ideal de uma equipe. As equipes precisam ser grandes o suficiente para incorporar as diversas habilidades necessárias para completar um trabalho, permitir que os membros expressem sentimentos bons e ruins e resolver problemas agressivamente. No entanto, elas também precisam ser suficientemente pequenas para permitir que os membros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (111.7 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com