TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comparação dos Blocos Econômicos Mercosul x UE

Por:   •  27/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 2

MERCOSUL - Deu início na década de 80, devido aos acordos comerciais feitos pelo Brasil e Argentina. Mas, apenas foi criado oficialmente no ano de 1991, sendo composto pela Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Aderindo mais tarde a Venezuela, a qual atualmente se encontra suspensa do bloco.

Hoje em dia, o bloco situa-se em fase de desenvolvimento onde a Bolívia aguarda a validação parlamentar de seu protocolo de reconhecimento como membro pleno, documento que precisa ainda para a sua vigência, aprovações legislativas na Argentina, Brasil e Paraguai. A princípio, foi estipulada uma zona de livre-comércio, onde 90% das mercadorias fabricadas nos países-membros podem ser comercializadas internamente sem tarifas de importação. Em seguida, passou a ser união aduaneira onde os países-membros poderiam cobrar as mesmas taxas nas importações dos outros países, para determinados produtos.

UNIÃO EUROPEIA (UE) - Com origem na CECA e na CEE, formadas em 1957 por seis países. Com o passar do tempo, foi crescendo através da adição de novos estados-membros e a inclusão de novas políticas. Em 1993, o Tratado de Maastricht estabeleceu a União Europeia como nome atual. As políticas da UE tem como finalidade garantir a livre circulação de pessoas, bens, serviços e capitais, legislar assuntos comuns na justiça e preservar políticas comuns (agricultura, comércio, pesca e desenvolvimento regional). E, em 1999 foi elaborado a Zona Euro ou União Monetária, atualmente possui 18 Estados-Membro.

CONCLUSÃO

Conclui-se que a União Europeia é o bloco econômico mais vantajoso por ser mais desenvolvido em questão de mercado e legislação. Sendo, o MERCOSUL apenas uma zona de livre comércio tentando se desenvolver, apesar das dificuldades de acordo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (40.9 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com