TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competências Profissionais Ciências Contábeis: Contabilidade Geral

Por:   •  5/6/2016  •  Projeto de pesquisa  •  644 Palavras (3 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 3

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Competências Profissionais – Ciências Contábeis

Aula-tema 03: Contabilidade Geral

JHONATAN VIEIRA DA SILVA RA: 1589935328

Atividade de Auto-desenvolvimento

Anhanguera Educacional

ANO 2016

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Competências Profissionais – Ciências Contábeis

Aula-tema 03: Contabilidade Geral

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido na disciplina Competências Profissional – Ciências Contábeis apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor (nome completo).

Descrever, em no máximo 30 linhas, quais foram as principais mudanças ocorridas com a edição da Lei 11.638/07 e alterações posteriores, e quais seus impactos na contabilidade desenvolvida no Brasil.

Lei 11.638/07

A lei 11638/07, foi alterada pela lei 11.940/09. A nova redação e inovação à lei da sociedade por ações. A seguir, o texto tenta mostrar as citadas alterações:

1- Substituição da demonstração das origens e aplicações de recursos (DOAR), pela demonstração do fluxo de caixa (art. 176, IV).

As sociedades anônimas cujo seu capital é fechado terão que publicar as demonstrações de fluxo de caixa.

 A sociedade anônima cujo seu capital é aberto terão que demonstrar o  fluxo de caixa, e publicar também as demonstrações do valor adicionado que esta de acordo com a NBCT.

2- A criação de dois novos grupos de contas conforme o art. 178.

Na conta ativo permanente e na conta de bens intangíveis,que são intangíveis, após as alterações o permanente ficou dividido em investimento, ativo diferido, imobilizado e intangível.

No patrimônio líquido a conta ajustes de avaliação patrimonial no lugar da reserva de reavaliação a  nova lei substitui a faculdade de reavaliações de bens pela obrigação de se ajustar o valor dos ativos e passivos a preço de mercado.

Na nova lei o patrimônio líquido fica da seguinte maneira: a)Capital social; b)Reserva de capital,c)Ajustes de avaliação patrimonial; d)Reserva de lucros; e)Ações em tesouraria;f)Prejuízos acumulados.

3- Também ocorreu alteração na conta critério de avaliação de coligadas art. 248.

O balanço patrimonial da organização, onde os investimentos nesta conta administração da mesma tem grande foco, pode ter participação com 20% até mais das ações ordinárias, de outras organizações e será avaliada pelo método da equivalência patrimonial.

4) Criação da conta reserva de incentivos fiscais, cuja a sua contabilização realizada no resultado do exercício, que foi estabelece a norma internacional( art. 195ª).

 A assembléia geral poderá por proposta dos órgãos de administração destinar para a reserva de incentivos fiscais a parcela do lucro líquido decorrente de doações e subvenções governamentais para investimentos, que poderá ser excluído da base de cálculo dos dividendos obrigatórios (50% do lucro líquido do exercício).

Antes da criação da lei 11638/07 os benefícios fiscais concedidos pelo governo era contabilizado na conta de reserva de capital que são contribuições recebidas dos proprietários ou de terceiros que não representam receitas ou ganhos e que, portanto não devem transitar por contas de resultado exemplos: ágio na emissão de ações, incentivos fiscais, correção monetária do capital realizado (Neves e Viseconti, 2004; 340).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (105.8 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com