TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comércio Internacional - O setor externo e Vantagens Comparativas

Por:   •  26/4/2015  •  Resenha  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 2

  FACIG -  Faculdade de Ciências Humanas Sociais de  Igarassu        

             

Comércio Internacional - O setor externo e Vantagens

Comparativas

JULIANA M. NUNES B. DE LIMA

                                                                     

Igarassu

Fevereiro/2015

Objetivo

Aprofundar o conhecimento sobre comércio internacional e a vantagens comparativas entre os países com informações de autores conceituados a partir da economia mundial tendo como referencial empírico o setor externo.


Resenha

No momento atual levando em conta o ponto de vista econômico, que se apresenta interligando mundialmente países, seja por fluxos comerciais ou financeiros, tendo em vista que na maioria dos países as relações econômicas internacionais são de fundamental importância, a falta de recursos seria um dos aspectos desta comercialização entre países, porem varia de acordo das condições de produção ou ate a redução de custo. Os estudiosos economistas ressaltam, que o principio da vantagem comparativa sugere que países se especializem em determinado produto ou na produção de forma mais eficiente, obtendo custos menores, sendo essa mercadoria a ser exportada, todavia esse mesmo país deverá exportar produto cuja a produção seria menos eficiente e com maiores custos, sabendo que esse método não levará em conta a oferta e demanda, bem como as relações de preços entre produtos já negociados. Porém uma crítica desenvolvida pelos economistas de visão estruturalista ou cepalina  (que busca promover o desenvolvimento econômico e social e a cooperação entre os países, mediante vários trabalhos que, sem ignorar as contribuições genéricas da análise econômica ).

Para  M.A.S. Vasconcelos e M. E. Garcia:

Segundo essa corrente, os produtos manufaturados apresentam elasticidade- renda  maior; e os produtos primários, menor que um, significando que favorecimento da renda mundial provocaria um aumento relativamente maior no comércio de manufaturados, acarretando uma tendência crônica ao déficit no balanço de pagamentos dos países exportadores de produtos básicos ou primários(justamente os países periféricos ou em via de desenvolvimento).( 2004, p 163 ).

Diante deste contexto, é de vital importância que o empreendedor e ou produtor dos diversos países tenha profundo conhecimento dessa temática, partindo para os aspectos microeconômicos que procura justificar os benefícios para todos os países vindos deste comércio. Entretanto os macroeconômicos são alusivos às taxas de câmbios e ao balanço de pagamento.

Bibliografia

Vasconcellos, Marco Antonio Sandoval, Garcia, Manuel Enriquez. – Fundamentos de Economia – 2.ed. – São Paulo : saraiva, 2004

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (69.6 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com