TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vantagens Comparativas A Construção Das Vantagens Competitivas

Monografias: Vantagens Comparativas A Construção Das Vantagens Competitivas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2013  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  882 Visualizações

Página 1 de 2

Das vantagens comparativas à construção das vantagens competitivas:

Resenha:

  

A Teoria das Vantagens Comparativas foi formulada por David Ricardo no inicio do século XIX. Seu princípio sugere que cada país deva se especializar na produção daquela mercadoria em que é relativamente mais eficiente (ou que tenha um custo relativamente menor). Esta será, portanto, a mercadoria a ser exportada. Por outro lado, esse mesmo país deverá importar aqueles bens cuja produção implicar um custo relativamente maior (cuja produção é relativamente menos eficiente). Desse modo, explica-se a especialização dos países na produção de bens diferentes, a partir da qual se concretiza o processo de troca entre eles.

A diferenciação de produtos procura a maior adequação possível às preferências dos consumidores, conformando progressivamente economias de demanda em substituição as economias de oferta, colocando os gastos dos clientes como pré-requisito importante da produção. O elemento a ser destacado é a teoria das vantagens competitivas. A vantagem competitiva de uma nação na produção de um bem se refere ao fato desse país apresentar um menor custo ou uma qualidade superior na produção daquele bem, comparativamente aos seus concorrentes. Esse menor custo ou essa qualidade superior derivam de fatores como um sistema de distribuição física de baixo custo assim como um processo de produção altamente eficiente com uma utilização de uma estrutura logística superior, utilizando matéria-prima de alta qualidade e um sistema eficiente de posicionamento do produto. A competitividade de um país depende da capacidade da sua indústria de inovar e melhorar. As empresas conquistam uma posição de vantagem em relação aos melhores competidores do mundo em razão das pressões e desafios. As vantagens competitivas não são um fenômeno natural elas se constroem, vantagens comparativas devem se transformar em vantagem competitiva, gerada e sustentada por um processo altamente localizado.

Ao falar de Vantagens Comparativas, não podemos esquecer de considerar algumas situações que deveriam ser revistas, como a falta de explicação de todos os padrões do comércio, assim como a não existência de um papel à estratégia das empresas; supõe que há economias de escala, que as tecnologias são idênticas em toda a parte, que os produtos não são diferenciados e que os conjuntos dos fatores nacionais são fixos. Além disso, a teoria não leva em conta outra questão, como o custo de transporte.

O conceito das vantagens comparativas é significativo quando tratado com economias de semelhante poder de competição. Quando essa condição não existe, precisam ser criadas políticas públicas de industrialização alternativas. A vantagem comparativa deve ser criada quando um país tem condições de mudar sua economia.

Com uma divisão internacional do trabalho, vai ocorrer o aumento do crescimento, da renda e do emprego. O comercio entre os países será o componente que aumentará a produtividade e consequentemente a riqueza.

Países que não desenvolverem vantagens competitivas terão que se conformar com a dependência econômica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com