TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comércio eletrônico

Seminário: Comércio eletrônico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  Seminário  •  9.748 Palavras (39 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 39

. Muitos são os ramos da economia que agora estão ligadas ao comércio eletrônico.

Seus principais fundamentos estão baseados confiabilidade, segurança e comodidade/facilidade, moedas e pagamentos eletrônicos. E ainda envolve pesquisa, e desenvolvimento, marketing, propaganda, negociação, vendas e suporte.

Através da facilidade de conexões eletrônicas com clientes, fornecedores e distribuidores, o comércio eletrônico facilita e incrementa eficientemente as interações nos negócio, para expandir a participação no mercado, e manter a boa condição e viabilidade de longo prazo no ambiente de negócio.

No início, da comercialização eletrônica os negócios oferecidos on-line era realizados em pequena escala e com produtos como CDs, livros e demais produtos palpáveis e de características tangíveis. Mesmo porque a internet não foi originalmente projetada para lidar com a transmissão de gigantescas quantidades de dados e um numero de usuários explosivo. Contudo, com o avanço da tecnologia, e o aprimoramento do comercio on-line, surge uma nova tendência para a comercialização eletrônica. O que permite o aprimoramento dos negócios eletrônicos. Começa a ser expandido a oferta e a venda de serviços pela web, como é o caso de produtos eletrônicos e pacotes turísticos, por exemplo. Muitas lojas de eletrônicos e operadoras de turismo estão se preparando para abordar seus clientes dessa nova maneira.

Milhares de pessoas acessam uma loja on-line todos os dias, um número de expressão, mesmo levando em conta que dos milhares de acesso grande parte deles não efetuaram uma compra (um grande numero utilizam os sites de loja para fazerem pesquisas de preços) De acordo com pesquisas feitas um grande numero de pessoas principalmente de baixa renda com acesso a internet costumam conferir os produtos em lojas físicas antes de fechar a transação pela internet, ou tem medo de serem enganados ou cometerem um erro no momento da compra e não encontram garantias nos varejistas virtuais atualmente, que façam eles adotarem a opção da compra em loja física para a virtual. A insegurança ou mesmo a desconfiança ainda é um obstáculo que o e-commerce encontra ou se esbarra quando se trata do brasileiro de menor poder aquisitivo. Mesmo assim o Brasil é o pais com crescente índice de usuários eletrônicos que buscam o comercio eletrônico devido a expansão da rede mundial de computadores que vem se alastrando em todas as classes sociais e também a um melhor conhecimento e aprimoramento do uso da tecnologia trazendo mais conhecimento com segurança on-line, assim a preocupação com transações financeiras on-line, vai ficando para traz.

Hoje usamos o celular para tirar fotos, encaminharmos mensagens de texto ou baixar clipes de musica, o laptop esta presente em salas de aula, bibliotecas ou mesmo na rua, facilitando o acesso a internet e a comunicação.

A comunicação sem fio ajuda as empresas a entrar em contato com clientes, fornecedores e funcionários mais facilmente, além de proporcionar arranjos de organização do trabalho mais flexíveis. Ao utilizar redes sem fio as empresas economizam os custos de instalar cabos em escritórios e salas de reunião porque não precisam puxar fios pelas paredes podendo fazer extensões mudanças e alterações muito mais facilmente. Esta tecnologia sem fio vem criando novos produtos e serviços e também criando novos canais de vendas.

Ao iniciar a criação de uma loja virtual par trabalhar com comércio eletrônico, é preciso que este passe aos clientes a sensação de confiança e de competência para que os mesmos se sintam mais à vontade para realizar suas negociações, a melhor maneira de passar essa imagem aos clientes é através de conteúdos de alta qualidade, levando aos clientes exatamente aquilo que eles precisam entender sobre as vendas virtuais e sobre os produtos expostos para negociação. Esse nível de conteúdo é conquistado através de pesquisas direcionadas que possam entender as necessidades dos consumidores e suas expectativas.

Outro fator crucial é a segurança on-line que interfere diretamente na preferência por uma loja virtual. Transparecer que o ambiente de negociação é protegido suficientemente contra fraudes, é fundamental. Contudo, o comércio eletrônico/virtual precisam de muito mais do que fatores que garantam a privacidade aos clientes. O e_commerce precisa ser humanizado, precisa compor também um lado sociável, permitindo manter uma relação duradoura com os consumidores. Com características peculiares, este tipo de negócio necessita de um planejamento diferenciado de uma loja de varejo comum.

Com o relacionamento com os consumidores on-line cada vez mais facilitado através das tecnologias web e seus serviços principalmente e-mail, esclarecer as duvidas dos clientes fica cada vez mais fácil usando o atendimento automatizado que custa menos que um telefonema. As lojas ou empresas estão criando centrais de atendimento on-line um departamento voltado ao esclarecimento das duvidas que possa ser encontrado nos sites por meio dos links “fale conosco” que são respondidos pelo e-mail cadastrado por um telefonema da empresa ou em tempo real mesmo, inclusive os clientes podem auxiliar-se nas compras que irão fazer.

Como no comércio eletrônico não existe contato frente a frente com o cliente, é necessário disponibilizar na loja, algumas ferramentas importantes que possibilitem maior contato com os consumidores. Portanto, para conquistar a humanização da loja virtual, há alguns recursos que podem ser melhor aproveitados

• Adicionar chat a loja

• Disponibilizar numero de telefone

• Apresentar vídeos para tornar a loja mais pessoal

• Enviar e_mail personalizados

• Fazer contatos pós vendas

Características do comércio eletrônico

O comércio eletrônico possui características e vantagens tais como:

- Loja a disposição 24 horas durante toda a semana;

- Possibilidade de desconto em produtos tendo em vista a ausência de comissão aos vendedores.

- Facilidade no acesso de novas empresas;

- Redução de papéis, burocracias e documentos para cadastro e aquisição;

- Facilidade de uso e controle, pois possibilita ao cliente o pagamento eletrônico de suas compras;

- Facilidade de uso e controle,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com