TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito Gestão Social

Por:   •  7/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  251 Palavras (2 Páginas)  •  517 Visualizações

Página 1 de 2

Conceito sobre Gestão Social.

Observando os textos do Danilo Gandin e da Jane Cruz Prates, a respeito da Gestão Social, percebemos que esses dois autores dão ênfase a participação dos sujeitos nos processos de gestão e no planejamento das ações que os envolverão. Segundo Gandin:

 “o modelo participativo, ao contrário, fundamenta sua ação na crença de que o melhor para as pessoas é aquilo que essas mesmas pessoas decidiram em seus grupos (...) é abrir espaço para que as pessoas participem”... (Gandin, 1999, p.114).

Observamos então, a relação desse conceito de participação e gestão social com a nossa profissão, e principalmente com nosso Projeto- Ético- Político. Os princípios do código de ética nos levam a uma direção social onde o protagonismo e a liberdade deve ser tanto respeitados, como incentivados. Por isso esse conceito de gestão social é de profunda importância para desenvolvermos nossas ações no trabalho cotidiano, sejam elas grupos, entrevistas, projetos de intervenção, etc. Para colocarmos em prática o projeto-ético-político do serviço social, temos que primeiramente respeitar o sujeito na sua condição de político visando o exercício da democracia.

Como diz Jane Prates:

 “para que efetivamente possamos participar” (no sentido amplo) no processo de gestão democrática é fundamental; o reconhecimento do direito de opinar dos sujeitos; a valorização do processo enquanto tal, que necessita de tempo para o diálogo; a capacidade de negociação; o respeito das decisões tomadas coletivamente... (Prates, Jane Cruz).

 Em suma, gestão social se dará somente com o diálogo e a participação visando o processo emancipatório dos sujeitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (32.8 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com