TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito de Gestor

Artigo: Conceito de Gestor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  Artigo  •  717 Palavras (3 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 3

As principais habilidades necessárias para um gestor de sucesso se dividem em basicamente três elas são: habilidade técnicas, habilidades humanas e habilidades conceituais. As habilidades técnicas consistem em utilizar os conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para a realização de tarefas especificas com base em seus conhecimentos e experiências profissionais. Ela faz coisas concretas e práticas, como desenhar um projeto, compor um cronograma, elaborar um programa de produção, etc.

As habilidades humanas consistem na capacidade e no discernimento para trabalhar com pessoas e por meio delas saber comunicar, compreender suas atitudes e motivações e desenvolver uma liderança eficaz.

As habilidades conceituais consistem na capacidade de lidar com idéias e conceitos abstratos. Esta habilidade permite que o administrador faça abstrações e desenvolva filosofias, valores e princípios de ação. Ela proporciona idéias globais e conceitos, valores e princípios que permitem saber onde chegar, a fim de definir o comportamento e as ações futuras necessárias.

Conceito empresa

No Direito Empresarial, atividade empresarial, ou empresa, é uma atividade econômica exercida profissionalmente pelo empresáriopor meio da articulação dos fatores produtivos para a produção ou circulação de bens ou de serviços. O conceito jurídico de empresa não pode ser entendido como um sujeito de direito, uma pessoa jurídica, tampouco o local onde se desenvolve a atividade econômica.

Segundo explica o civilista Carlos Roberto Gonçalves:

Empresa e estabelecimento são conceitos diversos, embora essencialmente vinculados, distinguindo-se ambos do empresário e da sociedade empresária, que são os titulares da empresa

Da mesma forma, entende a professora Elisabete Vido:

É importante por fim, saber que a empresa não se confunde com as pessoas que exercem a atividade, ou seja, o empresário individual ou a sociedade empresária. Da mesma forma não se pode confundir a empresa com o estabelecimento onde ela é exercida

Conceito de Gestor

Segundo o conceito clássico, desenvolvido por Henri Fayol o gestor é definido pelas suas funções no interior da organização: é a pessoa a quem compete a interpretação dos objetivos propostos pela organização e atuar através do planejamento, da organização, da liderança ou direção e do controle. Afim de atingir os referidos objetivos. Conclui-se que o gestor é uma pessoa que desenvolve os planos estratégicos e operacionais que julga mais eficazes para atingir os objetivos propostos, concebe as estruturas e estabelece as regras, políticas e procedimentos mais adequados aos planos desenvolvidos e implementa e coordena a execução dos planos através de um determinado tipo de comando, liderança ou controle.

Conceito Empresário

No Direito Empresarial, empresário é o sujeito de direito que exerce a empresa, ou seja, aquele que exerce profissionalmente (com habitualidade) uma atividade econômica (que busca gerar lucro) organizada (que articula os fatores de produção) para a produção ou a circulação de bens ou de serviços. O empresário pode ser pessoa física (empresário individual) ou jurídica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com