TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução A Qualidade E A Importância Para O Gestor. Gestão Da Qualidade - Definições E Conceitos. Qualidade Por Setores. Gestão Da Qualiade Total - TQM

Exames: Introdução A Qualidade E A Importância Para O Gestor. Gestão Da Qualidade - Definições E Conceitos. Qualidade Por Setores. Gestão Da Qualiade Total - TQM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  1.145 Palavras (5 Páginas)  •  769 Visualizações

Página 1 de 5

• Introdução

Os negócios atualmente estão direcionados para a competitividade, o que significa que as organizações se dirigem para técnicas e conceitos, cada vez em maior quantidade, sobre a qualidade, que, voltada para as empresas como um todo, acaba não só envolvendo a produção de um produto ou serviço, como também as etapas que tratam de sua viabilização.

Para tratar da gestão da qualidade, é preciso entender suas estratégias e ser uma ação orientada ao que representa o mercado e os concorrentes, sempre mantendo o foco nos desejos e necessidades dos clientes. As empresas devem se qualificarem e manter um padrão de qualidade alto, de forma que esses padrões sejam perceptíveis ao seu publico alvo. O verdadeiro critério de boa qualidade é a preferência do consumidor.

• Desenvolvimento

Etapa 1 - Introdução a Qualidade e a Importância para o Gestor. Gestão da Qualidade – Definições e Conceitos.

A Gestão da Qualidade começou a surgir com os artesãos que acompanhavam todo processo do seu produto e eram responsáveis pela sua qualidade, pois não tinham uma inspeção intermediaria.

As empresas de hoje em dia trabalham com processos, existe um comprometimento maior com a satisfação do cliente. O controle da qualidade nas empresas modernas é bem mais sistematizado, tem inspeções de qualidade ao longo da produção do produto, um compromisso do funcionário com a qualidade do produto e depois de fabricado ainda passam por varios testes, os requesitos são mais rígidos com sistemas e metodologias para que os processos sejam similares uns aos outros.

Sendo assim, o Conceito da Gestão da Qualidade pode ser definida como sendo qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização no sentido de possibilitar a melhoria de produtos/serviços para garantir a completa satisfação das necessidades dos clientes relacionadas ao que está sendo oferecido, ou ainda, a superação de suas expectativas.

A Gestão da Qualidade nas organizações não precisa, necessariamente, implicar na adoção de alguma certificação, embora, este seja o meio mais comum e o mais difundido, pois através da certificação da ISO, é possível, aumentar a satisfação e a confiança dos clientes, reduzir custos internos, aumentar a produtividade, melhorar a imagem e os processos continuamente, possibilita ainda fácil acesso a novos mercados. Esta certificação permite avaliar as conformidades determinadas pela organização através de processos internos, garantindo ao cliente um produto ou serviço concebido conforme padrões, procedimentos e normas, no qual, falaremos mais adiante.

Porém, para garantir a qualidade é preciso sempre envolver observância de alguns conceitos básicos, ou princípios, que podem e devem ser observados por qualquer organização:

Foco no cliente: O foco no cliente é um princípio fundamental da gestão da qualidade que deve sempre buscar o atendimento pleno das necessidades do cliente sejam elas atuais ou futuras e mesmo a superação de suas expectativas;

Liderança: cabe aos líderes em uma organização criar e manter um ambiente propício para que os envolvidos no processo desempenhem suas atividades de forma adequada e que se sintam motivadas e comprometidas a atingir os objetivos da organização;

Envolvimento das pessoas: a gestão da qualidade deve compreender o envolvimento de todos, o que possibilitará o uso de suas habilidades para o benefício da organização;

Melhoria contínua: para que a organização consiga manter a qualidade de seus produtos atendendo suas necessidades atuais e futuras,é necessário que ela tenha seu foco voltado sempre para a melhoria contínua do seu processo e produto/serviço.

Além desses principios, também existem outros fatores imprescindivéis para uma boa gestão da qualidade que devem ser levados seriamente pelas organizações:

Abordagem por processos: a abordagem por processos permite uma visão sistêmica do funcionamento da empresa como um todo.

Abordagem sistêmica: a abordagem sistêmica na gestão da qualidade permite que os processos inter-relacionados sejam identificados, entendidos e gerenciados de forma a melhorar o desempenho da organização como um todo;

Abordagem para a tomada de decisão: todas as decisões dentro de um sistema de gestão de qualidade devem se tomadas com base em fatos, dados concretos e análise de informações, o que implica na implementação e manutenção de um sistema eficiente de monitoramento;

Benefícios mútuos nas relações com fornecedores: a organização deve buscar o relacionamento de benefício mútuo com seus fornecedores através do desenvolvimento de alianças estratégicas, parcerias e respeito mútuo, pois o trabalho em conjunto de ambos facilitará a criação de valor.

Uma organização que se certifica na ISO 9001 se torna mais organizada e é reconhecida pela competência de seus produtos e serviços, pois atende a requisitos internacionais de qualidade.

ISO (International Organization for Standardization) é a maior desenvolvedora e divulgadora de padrões internacionais do mundo. Trata-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com