TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito e os papeis do Gestor Organizacional

Trabalho acadêmico: Conceito e os papeis do Gestor Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  Trabalho acadêmico  •  5.593 Palavras (23 Páginas)  •  649 Visualizações

Página 1 de 23

INDICE

Introdução.............................................................................................PAG03

Identificação da empresa.......................................................................PAG04

Missão, Visão e Valores........................................................................PAG04

Conceito e os papeis do Gestor Organizacional...................................PAG06

O Gestor..............................................................................................PAG07

Definição: Gestão da qualidade total..................................................PAG08

Terceirização........................................................................................PAG09

Relatório...............................................................................................PAG12

O sistema de informação no século XXI.............................................PAG12

Relatório final......................................................................................PAG13

Introdução

A cadeira de tecnologia de gestão anda ao lado com a cadeira de processos administrativos, portanto para execução deste desejo imposto pela ATPS dessa disciplina, teremos que explicar os conhecimentos adquiridos neste semestre pelas duas cadeiras. O objetivo é conhecer os processos administrativos desenvolvidos em uma empresa escolhida pelo grupo, ao qual a mesma encontra-se em fase de mudanças e quebra de paradigmas. Usando as tecnologias e ferramentas de gestão, teremos uma visão sistêmica dos processos realizados na empresa e que serão analisados em seu desenvolvimento.

Verificaremos se o gestor ou gestores estão utilizando as devidas ferramentas de gestão para enxergar seus pontos fortes e avaliar o que precisa ser melhorado para alcançar os objetivos da empresa. As empresas hoje em dia privam pela qualidade de seus serviços e ou produtos, portanto elas procuram cada vez mais buscar uma melhoria na forma de administrar, organizar e operacionar sua produção para que obtenham a satisfação plena de seus clientes. A pratica da qualidade nas empresas destaca um meio para atingir os resultados desejados e faz uso de um conjunto de técnicas e ferramentas integradas ao modelo de gestão.

A terceirização é uma das praticas mais adotadas por empresas nos dias de hoje, pois trazem mais benefícios do que malefícios ao gestor, exemplo; terceirizar a limpeza de uma empresa, o custo é menor do que pagar todos os direitos a um empregado contratado. A implicação das tecnologias permite as empresas se estruturarem e enxergarem melhor que realmente é preciso promover mudanças em seu ambiente de trabalho profissional, seja na operacionalização, como no pessoal, tipo: mudança de comportamento, melhor tratamento a funcionários, etc.

A qualidade é o principal fator a ser modificado numa empresa, pois a palavra já diz qualificar-se sobre alguma coisa, seja no produto vendido ou industrializado ou nos serviços oferecidos. Isso envolve processos administrativos na sua essência, como estratégico tático e operacional.

A empresa

Esta empresa chama-se L&PMEditores, localizada em Porto Alegre RS, ela é de médio porte, tem como objetivo editar, produzir e vender livros na versão pocket de autores consagrados e famosos do estado de São Paulo SP. O crescimento e a consolidação para a melhoria na qualidade de seus serviços e produtos contribuindo com a leitura a população. Esta empresa esta em fase de mudanças e quebra de paradigmas. A gestão de qualidade está empenhada de uma pessoa contratada pela empresa, com finalidade de romper barreiras dentro da organização, permitindo que entre os conflitos, haja abertura para o crescimento da estrutura organizacional.

Este processo iniciou recentemente e apresenta os desafios de redesenhar os processos e os fluxos de cada atividade e construir um contrato interno de fornecedores e clientes. Apresenta também os conceitos e papeis do gestor organizacional. O gestor é a pessoa a quem compete a interpretação dos objetivos propostos pela organização atuando através do planejamento estratégico, direção e do controle, a fim de atingir os referidos objetivos e resultada. Neste caso os mesmos devem desenvolver os papeis interpessoais, informacionais e decisórios com excelência, tendo como objetivo principal a gestão da qualidade total no atendimento ao consumidor. Muitas estratégias processos e tecnologias são apresentadas como solução para a garantia de uma gestão organizacional. A terceirização foi uma das praticas adotadas npela empresa. Seus livros eram encadernados e encapados pela própria L&PM. Hoje eles são feitos por outra editora, chama Palotti, que por um custo bem mais suave do que a empresa teria. Hoje a L&PM absolve assim suas maquinas, e, apenas paga a mão de obra para a terceirizada, isso fez com que a empresa reduzisse o custo de maquinário, o custo de material e ate o mesmo custo de pessoal para a produção e editoração de seus livros. A gestão da qualidade total que promove e sustenta as melhorias continua, onde tudo aquilo que foge do foco principal do negocio pode ser terceirizada o Benchmarking que mostra referencia das melhores praticas e parcerias em busca da excelência, a gestão do livro aberto (open-book management) que busca integrar pessoas e informações, a Reengenharia que propõe a delegação de autoridade e responsabilidade, dando as pessoas poder de decisão.

Todas as informações obtidas desta empresa foram-nos dado pelo seu Gestor Sr. Sergio Lima, que ocupa o cargo de Gerente Administrativo/ Financeiro e que é encarregado de promover todas as mudanças dentro da organização, sejam elas administrativas, financeiras e operacionais. A parte comercial fica ao critério da gerente comercial chamada Deise, a qual não foi alvo de nossa Pesquisa.

Identificação da empresa

Empresa: L&PMEditores

Localização: Rua Comendado Coruja, 362 Bairro Floresta-Porto Alegre/ RS.

Segmento: Editora de Livros de Bolso (Pocket)

Produtos comercializados e Industrializados: Edição e Comercialização de livros didáticos, poéticos, receitas, etc. na versão Pocket.

Contato: Sergio Lima.

Cargo: Gerente Administrativo/Financeiro.

Porte da Empresa: Médio, com 200 funcionários e 35 colaboradores autônomos.

Visão, Missão e Valores.

Visão

Ser a maior e melhor empresa na editoração de livros no formato Pocket (de bolso) do Brasil.

Missão

A L&PM tem como missão, fazer do livro uma forte ferramenta que possa levar as pessoas ao maravilhoso mundo magico da leitura, proporcionando a elas conhecimento. Entendemos que a leitura vem satisfazer as necessidades dos clientes (leitores) e está comprometida com a realização das pessoas e com o desenvolvimento sustentável da sociedade.

Valores

Os valores seguem a orientação de atender a todos os públicos e a todos os gostos pela leitura, desde os clientes, colaboradores, fornecedores e comunidade. Nosso publico pode ser perfeitamente adaptado a realidade do pai em que suas operações estão localizadas e, por isso, ter a inclusão de praticas especificas de leitura e conhecimento na valorização da cultura e da arte, pois nossos livros são na versão Pocket que facilita muito a leitura e entendimento de suas grafias.

Cliente satisfeito

A L&PM acredita que a qualidade de seus produtos e serviços é julgada pelos clientes, a partir de suas percepções. Estas se formam, a partir do valor adicionado pelas características e atributos dos produtos e serviços e definem sua satisfação, preferencia e fidelidade. O conhecimento das necessidades atuais e futuras do cliente é o ponto de partida na busca da excelência do desempenho da L&PM assim, atender a esta necessidade essencial de todos.

Pessoas Realizadas

O sucesso da L&PM depende de conhecimento, habilidade, criatividade e motivação de sua equipe. A realização das pessoas, por sua vez, depende de seu esforço próprio e de oportunidades de aprendizado e de um ambiente favorável ao pleno desenvolvimento de suas atividades.

Mudanças Organizacionais e Quebra de Paradigmas.

As principais ações desta direção tem como ase a responsabilidade social, a excelência em assistência, ensino e pesquisa. Na maioria das vezes não basta a adoção de uma única ferramenta administrativa, mas um conjunto de soluções para que a instituição atinja os padrões de qualidade exigidos pelos clientes. Nos dias atuais as tecnologias e seus conceitos vêm substituindo de maneira muito rápida, onde caberá aos indivíduos acompanhar essas mudanças. A quebra de paradigmas esta presente no contexto atual como forma de orientar aqueles que precisam de limites e pré-estabelecidos. A mudança está por toda a parte de nossa vida. Ela atinge constantemente a sociedade em sua economia, na politica e na tecnologia. As empresas também devem se impulsionar no mundo das mudanças, trabalhando com o sistema aberto, para que a flexibilidade permita o crescimento da empresa no todo. O processo de mudança organizacional dentro de um ambiente empresarial estabelece modificações que podem afetar as autoridades, os níveis de responsabilidade de vários membros e todo o meio de comunicação estabelecido. No ambiente de negócios da atualidade, cada vez mais, as mudanças e exigem quebra de paradigmas que implicam diretamente na cultura das organizações. Esta revolução reordena prioridades, redireciona valores, muda conceito de certo e errado, apresenta novos focos de interesse e indica maneiras diferentes de reagir quando metas não são alcançadas. A quebra de paradigmas surgiu com a gestão de qualidade, com a necessidade de uma revisão na administração das organizações de forma discreta e em longo prazo rompendo modelos burocráticos e centralizadores, requerendo tecnologias de gestão bastante recente obtendo-se assim renovação constante.

Os gestores devem encontrar o equilíbrio entre os processos para que a mudança ocorra para isto às empresas precisam ser flexíveis, mas focada, de alta performance, mais de baixo custo e de longo prazo. Estas contradições são na verdade a quebra de paradigma da organização centralizadora e opressiva. A empresa a ser estudada esta passando por quebra de paradigmas, onde a mudança começa a mexer com as estruturas. A gestão da qualidade veio de frente, rompendo as barreiras, permitindo em meio ao conflito, o crescimento da estrutura organizacional. Este processo iniciou recentemente e apresentam os desafios de desenhar os processos e o desempenho de cada área de trabalho e de cada atividade, cada qual com sua especialidade. Este processo de interação sistêmica que discrimina o processo do fornecedor interno e o processo do cliente interno em um comum acordo. Visa comparar lado a lado os processos anteriores com os que estão no processo de renovação, para que as atividades a serem desenvolvidas no dia-a-dia entrem em harmonia com a organização.

Conceito e os papeis do Gestor Organizacional

Gestão é um conjunto de tarefas que procuram garantir a eficiência de todos os recursos disponíveis pela organização, para que possam ser atingidos os objetivos pré-determinados. O gestor organizacional é definido pelas suas funções no interior da organização, tendo ele que estar apto e pronto para desenvolver suas habilidades tanto no ambiente interno quanto as do externo. É ele a pessoa a quem compete à interpretação dos objetivos propostos pela organização atuando através do planejamento estratégico, direção e do controle, a fim de atingir os referidos objetivos e resultados.

Podemos dizer que Gestor organizacional se define conforme os seguintes elementos:

Visão Estratégica de Negocio: Trabalho voltado à visão prospectiva e sistêmica do pensamento de organização.

Orientação para processo: adquirir meios para excelência dos processos.

Desenvolvimento de habilidades: estar sempre aprendendo novas maneiras de responder as demandas organizacionais.

Qualidade: decisões voltadas a satisfação das expectativas dos clientes internos e externos.

Decisões: sempre buscar estilos novos gerenciais de decisão.

Custos: a otimização dos recursos face ao tempo e espaço.

Stress: harmonizar individualmente os objetivos entre o eu, equipe e organização, de maneira a manter-se preparado frente aos novos desafios.

O Gestor

É um profissional generalista que sabe tudo sobre o ambiente organizacional, sabe lidar com as mudanças e se capacita para atender as demandas do mercado, tem o espirito de líder sabe lidar com pessoas, exerce uma liderança branda sem pressão, os mantem motivados e faz com que se sintam felizes por estarem na empresa.

Direciona os esforços focando nos resultados, buscando sempre a inovação, melhoria e qualidade nos produtos e serviços oferecidos. As empresas são como organismos vivos e interagem com os ambientes tendo o gestor por “maestro”. Para alcançar o objetivo principal o “Lucro” os gestores desenvolvem os seguintes papeis: papeis interpessoais; papeis informacionais; papeis decisórios.

Papeis Interpessoais: são os papeis que os gestores executam relativos ao relacionamento com as pessoas e construções conjunto dos resultados. São divididos em três papeis: representação, líder e ligação.

• Representação: representa a função de estarem presente em locais e momentos importantes, basicamente tarefas cerimonias e outros eventos, assinando documentos legais. O gestor representa a organização, portanto ele é um símbolo desta organização, e ela será conceituada a partir do gestor.

• Líder: representa o tempo todo, pois ele é responsável por seus atos e de todos seus subordinados. Dirige e motiva pessoas, treina, orienta e se comunica com seus subordinados.

• Ligação: representa ao possibilitar relacionamentos que auxiliam o desenvolvimento de sua empresa e de outros. Ele faz o intercambio, a comunicação dentro e fora da organização, entre pessoas que irão gerar novos negócios ou facilitar os negócios existentes.

Papeis Informacionais: as organizações, o mercado, as pessoas vivem em torno de um fluxo intenso e continuo de informações, para um bom desenvolvimento, as empresas e os gestores precisam saber receber, tratar e repassar essas informações. Nesse cenário são destacadas três papeis: monitoração (coletor), disseminador e porta-voz.

• Monitoração (coletor): busca as informações dentro e fora das organizações, procura se informar o máximo possível nas mais variadas fontes de informações. O papel do coletor é possuir o maior volume de informações relativas a organização.

• Disseminador: representa ao comunicar as informações a equipe para mantê-la atualizada e em sintonia com a empresa e para membros de outra organizações.

• Porta-Voz: o gestor deve ser um, quando se faz necessário comunicar informações para pessoas que se localizam fora da organização.

Papeis decisórios: com toda a informação disponível cabe aos gestores estudarem-na e tomar decisões baseadas nelas. As decisões são de responsabilidade total dos gestores, por isso é necessário cautela e preparo para toma-las. Quatro são os papeis decisórios: empreendedor, solucionador de problemas, alocador de recursos e negociador.

• Empreendedor: Assume riscos ao tentar melhorar seus negócios propondo maneiras inovadoras ou novos projetos de organização.

• Solucionador de Problemas: encontra-se em um ambiente instável e suscetível a um variado leque de problemas. Ele deve atuar identificando soluções. Resolve conflitos entre subordinados, adapta o grupo a crises e a mudanças.

• Alocador de recursos: está inserido em um cenário de necessidades ilimitadas para recursos limitados, assim sendo ele deve encontrar o equilíbrio para alocar a quantidade correta de recursos e sua utilização.

• Negociador: todo gestor deve ser um bom negociador, ele deve negociar tanto com o ambiente interno como com o ambiente externo, sempre objetivando os melhores resultados para sua empresa e para a sociedade.

Entrevista com o Gestor da L&PMEditores.

Ao continuarmos nossa entrevista com o Sr.Sergio Lima, perguntamos: O que p Sr. Pensa sobre o Gestor Organizacional dentro da empresa? Ele define que o papel do gestor na organização da empresa é fundamental, pois ele tem que estar a par de tudo que acontece dentro de sua empresa, tem que ter gerencia de seus atos e de seus subordinados para que a organização da empresa prossiga de acordo com as normas estabelecidas.

O gestor tem que ter conhecimento do organograma da empresa e por consequência conhecer e direcionar as pessoas e suas competências para a realização de suas tarefas dentro do funciono grama, que pode ser pré-estabelecida com bastante antecedência ou como pode ser determinado por um ato diário dentro de uma ação formal ou informal. As ações formais são aquelas que obedecem a uma diretriz já estabelecida, já as ações informais são as que apesar de não estar dentro do funciona grama não afetam o bom andamento dos serviços da empresa. Ação informal tem sido usada na L&PM, pois existem situações em que as vezes obrigado a mudar a maneira como executa-las, pois para atender a necessidade do cliente tem que usar alguns benefícios sem afetar a moral e a ética dos preceitos comerciais administrativos, exemplo: temos um horário de entrada dos livros as livrarias, mais as vezes a edição de um determinado livro esgota antes do tempo e a livraria me solicita mais volumes. Neste caso fujo da rotina diária para atender aquele cliente e assim atendo sua necessidade imediata e ele fica satisfeito com nossos serviços. Tudo isso feito sem lesar a moral e a ética da empresa.

Relatório da Entrevista

O gestor é de suma importância para gerenciar uma empresa, seja ela de pequeno porte ou de grande porte. A L&PM é uma empresa de médio porte, que no momento passa por grandes mudanças e quebra de paradigmas. Os papeis dos gestores também tem o confronto ao participar do processo de redesenhar cada atividade realizada no trabalho. O gestor com o papel interpessoal tem uma visão ampla de sua empresa em momentos importantes, ele é a ponte que faz o contato entre pessoas para negociações. Os gestores informacionais precisam se manter sempre muito informado sobre as organizações, ele é um coletor de informações que transmite a sua equipe as atualizações da empresa é porta-voz, onde cabe a ele a discernimento do que é preciso falar, em que momento e para quem ele vai falar, para não prejudicar a sua empresa. O gestor com o papel decisório tem que ser um ótimo negociador, onde ser um ótimo negociador, onde em diversas situações, ele precisa ser uma pessoa inovadora que visa sempre o crescimento da empresa, dá solução aos problemas existentes, procura o equilíbrio dos recursos e sua utilização.

Notamos através desta entrevista que o gestor do setor editorial deve ser um profissional capaz de gerenciar de forma eficiente a complexidade das atividades das empresas editoras de livros, adquirindo autonomia no processo de aquisição e disseminação do conhecimento para ser um agente multiplicador, apto a resolver questões internas e externas da organização e suas relações humanas, sociais e tecnológicas. Ao analisarmos os papeis desejáveis dos gestores dentro de uma determinada empresa, percebemos que na L&PM, o papel interpessoal é bem desenvolvido, e que sua representação é colocada em pratica. Diante dos colaboradores, ocupa uma posição de educador, orientador e principalmente motivador, afinal são através deles que se alcançam os resultados esperado. Quanto ao papel do gestor informal, é um papel que precisa se desenvolver melhor. A comunicação, a obtenção de conhecimento com o ambiente de trabalho é primordial. Neste pensamento, o que vai ajuda-lo nas informações e capacidade de mudanças é o redesenhar dos processos já existentes na editora. No papel decisório percebe-se a preocupação no crescimento do profissional.

Definição

Gestão da qualidade total

Conhecida como tqm e também citada como gqt ou tqc, foi desenvolvida entre as décadas de 1950 e 1980 e baseia-se nos trabalhos dos autores Crosby, Dermin, Feigenbaun, ishikawa e Juram. Difundiu-se como o sistema de gestão mais conhecido e utilizado na indústria. É focado nas necessidades dos clientes, além de tornar a qualidade prioridade nas empresas. No período de implantação, avaliou-se o custo da qualidade, instituindo metas agressivas, como zero de defeito e os conceitos de confiabiabilidade. O termo tqc evoluiu no início da década de 80 para, gestão da qualidade total (tqm). Os conceitos do tqc são formados por: Orientação pelo cliente, qualidade pelo cliente, qualidade em primeiro lugar, ação orientada por prioridades, ação orientada por fatos e dados, controle de processos, controle de dispersão, próximo processo é seu cliente, controle a montante, ação de bloqueio, respeito pelo empregado como ser humano, comprometimento da alta direção: entender a missão e a visão da empresa e executar as diretrizes e metas por meio de todas as chefias.

Terceirização

As áreas que foram terceirizadas pela empresa foram: serviço de copa, serviço de limpeza serviço de cozinha. As vantagens e desvantagens da terceirização desses setores: atualmente esta entidade possui apenas vantagens com a terceirização. São empresas que possui em ótimo conhecimento e são focadas nas suas áreas e ainda possuem custos razoáveis em todos os sentidos. Não a necessidade da terceirização em outras áreas, pois são setores de conhecimentos específicos da empresa e exige sigilo em suas informações. Terceirização é uma maneira de contribuição para a empresa. Entretanto possui vantagens e desvantagens toda empresa que presta serviço deve ter consciência de seu conhecimento e suas habilidade e a empresa que contrata deve também ter bastante cuidado.

Outras tecnologias de gestão

A tecnologia Benchmarking: É basicamente constituída por quatro tipos: interno, competitiva, genérico e funcional. Algumas etapas do processo planejamento, coleta de dados, análise e comparações, elaboração e implementação do plano de mudança. O benchmarking é uma maneira de conviver um pouco melhor de maneira mais organizada com as mudanças, inovações e competição acirrada com as quais nos defrontamos todos os dias. Cinco bons motivos para fazer benchmarking: vantagens estabelecer uma diferença, estabelecer padrões mais altos, aprendizagem contínua, sinergia de ideias, foco no desempenho. Seu objetivo do benchmarking é tornar a organização mais competitiva, e consequentemente promover o crescimento organizacional.

A tecnologia do open-book managent gestão com o livro aberto suas características é uma teoria gerencial que aposta na abertura e na transferência total das informações, mesmo as que até então foram, ou não consideradas confidenciais, a g.l.a aposta que desta forma receberá em troca a fidelidade e o comprometimento das pessoas.

A aplicação do open-book aborda como fatores crítico de sucesso, que devem fazer parte do planejamento de implantação do OBM. Alguns pontos abordados; o clima organizacional, a tecnologia da informação, a disponibilização dos números que são importantes e um sistema diferenciado de recompensas. Reengenharia: características dos processos é o principal elemento destacado por Hammer (1997) é o processo, uma vez que a maior parte dos problemas organizacional. As principais características: Coordenação das atividades estruturadas em tempo e espaço. Sequência lógica na realização das atividades; O objetivo de produzir um bem ou serviço. Definição dos inputs (entrada). Definição clara dos outputs (saída). Definição das técnicas e ferramentas que irão transformar inputs em outputs . Finalidade de agregar valor aos inputs. Resultado em um produto ou serviço para um cliente. Empowermnt; Características; Vantagens; Aplicações. Aplicações: Empowermnt é uma tecnologia de gestão. É um termo em inglês que é costumeiramente traduzido como empoeiramento nos países de língua portuguesa, com exceção do Brasil, que tem como prática a utilização da expressão original, ou seja, Empowermnt, que por ser a expressão mais conhecida. A definição de Empowermnt tem algumas variáveis, podemos dizer, porém que todas estão muito próximas. Maximiano define essa tecnologia como atribuir poderes a alguém. Ele afirma que essa é uma palavra que traduz pratica de transferir poderes de decisão a funciona rios individuais e a equipes. Requisitos fundamentais para o sucesso do Empowermnt participação direta das pessoas nas decisões, atribuições de responsabilidades pelo alcance de metas e resultados, liberdade para que as pessoas escolham métodos e processos de trabalho, programas de ação, com a ajuda e o apoio do gerente, atividade grupal solidaria e trabalho em grupo, equipe e mais equipe tudo deve ser feito em trabalho conjunto. A equipe deve ser coesa, integra orientada e apoiada avaliação do próprio desempenho da equipe. A autorização é um importante meio de retroação e de melhoria constante. Características do Empowermnt: Trabalho em grupo dentro das organizações. VANTAGENS: Manter nível de salários de acordo com o mercado; manter um bom ambiente de trabalho com cultura de diálogo, oferecer oportunidades de crescimento profissional, criar um ambiente desafiador e que promova ao aprendizado no emprego; manter um ambiente de segurança no emprego, baixa rotatividade; promover sensação de realização entre as pessoas, isto é, demonstrarão quanto o esforço de cada um foi determinante para o sucesso da organização. Deve-se tomar cuidado em implantar porque as propostas devem bem elaboradas.

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO HORIZONTA CARACTERÍSTICAS, VANTAGENS, APLICAÇÕES.

A Organização horizontal pode ser definida como uma organização de estrutura enxuta, que reduz os níveis hierárquicos existentes na empresa e ajuda a aproximar os níveis institucionais (de comando) dos níveis operacionais (de execução). Algumas características lealdade á organização, capacitação do pessoal, motivação e percepção do pessoal, dedicação ao trabalho, relacionamento interpessoais, integração da equipe, comunicação interna, expectativas e aspirações, capacidade de tomar decisões, sentimentos e emoções. APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL A evolução tecnológica que precisamos há algumas décadas tem levado as empresas a buscarem formas de conquistar posições confortáveis em seus mercados. É necessário identificar que os recursos físicos já não são os mais importantes, pois eles são incapazes de criar e inovar.

RELATÓRIO:

A tecnologia indicada para empresa em estudo seria a Empowermnt, porque é uma tecnologia motiva fora e apresenta melhores resultados, pelas equipes de trabalho e a necessidade da energização dessas equipes, por intermédio da motivação gerada pelo comprometimento destas na busca dos resultados planejados. Esta tecnologia leva á discussão de responsabilidades. Sua eficácia e ganhos são muito bons, tanto para a organização como para os colaboradores. O Empowermnt só terá sucesso se a empresa tolerar os erros não intencionais de seus colaboradores, principalmente quando são cometidos na busca pelo acerto. Empowermnt faz com que os indivíduos sintam necessidade de contribuir e participar das decisões da empresa envolva-se e contribuam para o crescimento da organização. Esse reconhecimento do trabalho de uma pessoa pode ser material ou não. Alguns exemplos manter o nível dos salários de acordo com o mercado, manter um bom ambiente de trabalho oferecer oportunidades de crescimento profissional, criar um ambiente desafiador que provoca o aprendizado no emprego. E por fim promover a sensação de realização entre as pessoas. Justificando esta indicação: os colaboradores irão trabalhar com muito mais vontade com comprometimento, estando motivados eles irão render mais no trabalho irão trabalhar com mais vontade, sedo bom para ambas as partes a empresa vai lucrar com isso e os colaboradores estarão satisfeitos em seu ambiente de trabalho.

Nesta etapa aprendemos o que é tecnologias de gestão: A gestão de qualidade total que é focada nas necessidades do cliente; Aprendemos sobre a terceirização suas vantagens e desvantagens nas organizações, na empresa de estudo vimos somente vantagens com a terceirização, porque são empresas que possuem um ótimo conhecimento e são focadas nas suas áreas e inda possuem custos razoáveis em todos os sentidos; Vimos também quando não há necessidade de terceirizar alguns setores porque são setores que requer conhecimentos específicos da empresa e exige sigilo em suas informações; No passo 3 tivemos o conhecimento que existem outras tecnologias de gestão como por exemplo a benchmarking que é basicamente constituída por quatro tipos: interno, competitivo, genérico e funcional. A reengenharia e suas características que são: coordenação das atividades estruturadas em tempo e espaço. Sequencia lógica na realização das atividades entre outras. O Empowermnt: que visa o trabalho em equipe a nossa escolha para a empresa de estudo, e por fim Gestão e Organização Horizontal definida como uma organização de estrutura enxuta, ou seja, com um achatamento de estrutura que reduz níveis hierárquicos existentes na empresa.

O sistema de informação no século XXI

Deve ser considerado, qual o papel da Empresa e na sociedade para que seja definido o sistema de gerenciamento, é necessário saber qual a necessidade da empresa, qual o setor que irá utilizar esse, quais os aspectos, se os funcionários estão capacitados para esse novo sistema de informação. Existem muitos Sistemas de Gestão, para que se vise à melhor forma de aplicá-las na organização. O gestor deve ser um a pessoa que esteja concentrada para definir o método de gestão, sua política de TI e SIG, para que o processo decisório nas realizações dos negócios seja um sucesso, caso contrário sua organização será um fracasso ou irá demorar a atingir os seus objetivos propostos, mas ele também pode definir um grupo de elementos inter-relacionados ou em interação que forma um sistema que trabalham rumo a uma meta comum, recebendo insumos e produzindo resultados em um processo organizado de transformação ex: Entradas no sistema, Processamento da informação, Saídas de sistemas, Retroalimentação ou feedback e Ferramentas indispensáveis

Os riscos seriam em todos os departamentos da empresa pois sem dados dos SIG pode errar na estimativa de produção, nos planejamentos gerenciais, compras, e gerenciamentos de departamentos, mas não se deve “atirar” para todo lado, quando se resolve definir o sistema de gestão de uma organização. Devem-se contratar consultorias especializadas para cada papel de uma determinada organização. Os gestores devem-se munir de ferramentas de qualidade, métodos de processos, ou seja, se dedicar para atingir os objetivos nos 3 níveis da organização que são: Nível operacional, nível tático e estratégico, garantindo gestão diferenciada para cada nível.

Já é quase impossível tomar decisões sem os sistemas de apoio gerencial, pois os sistemas e hoje afetam diretamente o modo pelo qual os administradores decidem, planejam e gerenciam seus funcionários e cada vez mais, determinam quais produtos serão produzidos, onde, quando e como. O principal papel das SI nas funções empresariais está relacionado com as atividades especializadas das organizações e podemos citar vendas, marketing, produção contabilidade e recursos humanos, onde

a organização garante um grande diferencial em relação aos concorrentes, e os gestores podem tomar decisões mais rápidas e seguras se as decisões forem tomadas em cima da utilização dos sistemas de apoio a gestão. Os sistemas de apoio são os indicadores da organização, baseado neles, as decisões é tomado na organização. Para que haja uma decisão eficaz, devem-se considerar históricos do tema abordado dentro da organização, para garantir a execução da decisão. Caso sejam tomadas decisões sem enxergar os sistemas de apoio, o fracasso será inevitável, pois só se deve tomar uma decisão, quando se tem um estudo para que ela seja aplicada de modo eficaz, para que a empresa prospere e atinja a satisfação de seus clientes. A competitividade de mercado é enorme, e se as empresas não souberem lidar com os problemas internos e externos, a mesma não será competitiva no mercado. Já os riscos seriam em todos os departamentos da empresa, pois sem dados dos SIG podem errar na estimativa de produção, nos planejamentos gerenciais, compras, e gerenciamentos de departamentos.

Relatório Final

É inevitável que tudo mude, por exemplo: As empresas: ou se as pessoas mudam as regras do jogo, deve-se mudar o modo de jogar. De uma maneira geral, as empresas não acompanham as mudanças ocorridas, ou o fazem mais lentamente. Isso quer dizer que, a organização e o modo de gestão das empresas não têm acompanhado as transformações do mundo dos negócios. Além de conhecer o que está mudando, é muito importante para o sucesso empresarial, observar as tendências ou para onde caminha a realidade. E mais importante do que saber e conhecer as mudanças, é necessário avaliar como elas afetam as empresas e o que deve ser feito para se adequar a essa realidade que se altera constantemente, onde a qualidade está inserida neste universo de mudanças que ocorrem todos os dias. O conceito de qualidade é conhecido há milênios, porém como função de gerenciamento surgiu recentemente, sendo ontem diretamente relacionada à inspeção propriamente dita, e atualmente uma função imprescindível para o sucesso estratégico de uma organização. Em virtude da realidade, surgiram no mundo corporativo, inúmeras técnicas facilitadoras, normas e certificações que vêm auxiliares as organizações a buscarem a qualidade. Relacionando-se à revolução do conceito qualidade no transcurso da história reporta-se às primeiras décadas do ano de 1900, até 1960 aproximadamente, quando a produtividade era tida como fator primordial, ou melhor, buscava-se sempre a eficiência nos processos. A partir da década de 90, a qualidade é abordada com uma visão global, ambiental e interdisciplinar, buscando a perfeição. A qualidade é o principal fator de decisão dos clientes da década de 90. Deve se ter em mente que os objetivos das organizações é de atender os requisitos dos consumidores e acionistas, isto é obtido através da maximização dos lucros, e ao atendimento das necessidades materiais, culturais e comunitárias. O sucesso da grande maioria das organizações depende do nível de satisfação dos requisitos que elas conseguem obter, e o alcance destes objetivos hoje em dia está cada vez mais difícil devido rápido aumento das demandas do mercado, à explosão dos custos que pode ser comprovada devido aos aumentos de salários, materiais e impostos. A necessidade de desenvolvimento de novos produtos para a manutenção da competitividade e ainda às consequências dos defeitos tornarem-se incalculáveis. O que se pode perceber é que até então a maioria das organizações sofria de um mal crônico que era conhecido como barreiras aos processos de qualidade, A falta de um modelo adequado, A falta de comprometimento das autoridades, O distanciamento entre escola e empresa, A falta de conhecimento e/ou o imediatismo, O baixo nível de informação do nível gerencial, A falta de escolaridade do trabalhador, A falta de conscientização do consumidor, A cultura do ganho financeiro.

...

Baixar como  txt (35.9 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »