TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conciliar a aplicação do conceito de desenvolvimento sustentável

Por:   •  27/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.860 Palavras (8 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

TEORIA ECONÔMICA

[pic 3]

São Bento do Sul-SC

2010

TEORIA ECONÔMICA

Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Teoria Econômica.

Prof. Wilson Salvalagio.

São Bento do Sul-SC

2010

SUMÁRIO

Introdução...............................................................................................................04

Conciliar a aplicação do conceito de desenvolvimento sustentável......................05

Desenvolvimento Sustentável................................................................................05

Indicadores de desenvolvimento sustentável.........................................................06

Desenvolvimento econômico..................................................................................07

Sustentabilidade económica...................................................................................08

Sustentabilidade sócio-politica...............................................................................08

Conclusão...............................................................................................................10

Bibliografia..............................................................................................................11

 INTRODUÇÃO

         Neste trabalho mostraremos como podemos conciliar o desenvolvimento sustentavel com a miséria. Sabemos que o mundo passa por momentos dificeis,ocasionados pela maldade do ser humano, onde dois terços da população é constituido por pessoas de nivel pobre. Como o desenvolvimento sustentável abrange várias áreas, assentando essencialmente num ponto de equilíbrio. Este procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades. Já o desenvolvimento economico aproxima a economia das demais ciências,não restringindo o crescimento de apenas uma região,mas sim de aspectos qualitativos interligados ao crescimento, onde a renda nacional de uma economia aumenta durante um longo período de tempo. A sustentabilidade economica está inserida em um conjunto de medidas que visam a incorporação de procoupações de conceito ambientais e socias.Onde o  lucro não é somente medido na sua vertente financeira, mas igualmente na vertente ambiental e social.

Como é possível conciliar a aplicação do conceito de desenvolvimento sustentável, com a necessidade de alimentar aproximadamente 1 bilhão de pessoas no mundo, que vivem na miséria?

A terra hoje em dia passa por momentos difíceis e conturbados, fruto do egoísmo e de maldade humana. Os países ricos sobressaem aos pobres, fazendo com que, embriões de miséria e pobreza surjam nos quatro cantos do mundo. Acompanhamos nos jornais, ouvimos nas rádios e as imagens aparecem diariamente nos telejornais, falondo sempre da pobreza e da miséria no Brasil.

Mas também sabemos que dois terços do mundo é constituídos por pobres e miseráveis. Vivemos em um tempo marcado pelo individualismo exagerado. Um tempo em que somos movidos pela busca do lucro e das vantagens. E, infelizmente, uma época onde as palavras têm mais valor que as ações. Refletir sobre as causas da miséria, buscar soluções, recomendar providências para diminuir esse flagelo é um ato de cidadania. Muitos pensam que a pobreza é uma característica inerente à vida humana. Nada mais equivocado.

Na verdade, o principal e mais concreto obstáculo para a elevação da qualidade de vida dos que estão na linha da pobreza e da miséria é a indiferença, enquanto não nos colocarmos na pele do outro, enquanto não ficarmos indignados com o excesso de riqueza de uns poucos e o, digamos, excesso de miséria de um número sempre crescente, esse quadro social não será alterado. Mudemos nossa visão de mundo, esse é o desafio inadiável.

Desenvolvimento Sustentável

O desenvolvimento sustentável que abrange várias áreas, assentando essencialmente num ponto de equilíbrio entre o crescimento económico, igualdade social e a proteção do ambiente. O conceito inclui noções de sustentabilidade fraca, de sustentabilidade e ecologia profunda. Diferentes concepções revelam também uma forte tensão entre ecocentrismo e o antropocentrismo. Desenvolvimento sustentável se traduz num modelo de desenvolvimento global que incorpora os aspectos de desenvolvimento ambiental.

Foi usado pela primeira vez em 1987, no Relatório Brundtland, um relatório elaborado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criado em 1983 pela Assembleia das Nações Unidas. Esquema representativo das várias componentes do desenvolvimento sustentável A definição mais usada para o desenvolvimento sustentável é que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades, significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e económico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais. Durante os últimos dez anos, diversas organizações têm tentado medir e monitorizar a proximidade com o que consideram a sustentabilidade através da aplicação do que tem sido chamado de métricas e indicadores de sustentabilidade. O desenvolvimento sustentável é dito para definir limites para o mundo em desenvolvimento. Enquanto os atuais países de primeiro mundo, poluído significativamente durante o seu desenvolvimento, os mesmos países incentivam os países do terceiro mundo a reduzir a poluição, o que, por vezes, impede o crescimento. Alguns consideram que a implementação do desenvolvimento sustentável implica um retorno à estilos de vida pré-modernos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (136.4 Kb)   docx (30.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com