TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Geral

Por:   •  4/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 2

Bens, Direitos, Obrigações e Patrimônio

A contabilidade atua em vários campos dentro de uma organização sendo eles, estudo, controle, exposição e análise do patrimônio.

Bens

Bens são todos os objetos materiais ou imaterial que pode ser avaliado em dinheiro, integrando-se ao patrimônio.

Existem duas classificação de Bens os Bens Corpóreos  e Bens Incorpóreos.

Os Bens Corpóreos ou Bens Tangíveis, é tudo que tem existência física que podem ser vistos e tocados,e possuem valor em moeda corrente, exemplos; Dinheiro, Imóveis, Veículos, Estoque, Maquinas e Equipamentos Industriais.

Os Bens Incorpóreos ao contrário dos bens citados anteriormente não existem fisicamente.  Embora possam ter valor em moeda, exemplos; Ponto comercial, linhas telefonicas, marca (podendo ser de roupa, tênis, etc.).

No caso de uma negociação de ponto comercial, o proprietário deve levar em consideração não apenas os Bens materiais e diretos , mas também os Imateriais sendo este o Ponto comercial e a clientela, assim  aumentando consideravelmente o valor a ser negociado.

Critério para Registro dos Bens - Em regra, são demonstrados pela contabilidade como integrante do patrimonio de uma determinada pessoa os bens de sua propriedade.

Trasmissão de Bens Móveis - Só existe quando á entrega por parte do proprietário assim que recebida a quantia estabelecida paga pelo comprador.

Transmissão de Bens Imóveis - Além do tramite descrito acima é fundamental e necessário o registro do Bem.(escritura de compra e venda, escritura de doação).

Direitos

Todo valor a ser recebido por terceiros entende-se segundo a contabilidade um Direito. Sempre que há uma transição financeira é necessário emitir um documento assegurando o Direito de receber ou cobrar pelo serviço, material ou objeto.

Nota fiscal - Um documento exigido pela legislação tributaria, sua emissão é necessária mesmo quando não há cobrança, o não cumprimento pode acarretar na apreensão os produtos.

No caso da Fatura além da emissão da Nota Fiscal o comerciante deve emitir um domento para especificar a cobrança, exemplo: Boleto.

Duplicatas - Sua vantagem é ter efeito em ação judicial.

Nota Promissória - Serve como comprometimento ao pagamento, são oferecidas em troca de prazo.

Cheque - Utilizado de forma identica a nota promissória quando pré-datado, gerando obrigação por parte do devedor.

Obrigações

Contas a pagar ou compensar são obrigações isso porque quando adquirimos um bem assumimos o compromisso com o fornecedor. Em uma organização algumas  obrigações podem ser; Salários a pagar aos funcionários, Impostos e tributos,Empréstimos, etc.

Patrimônio

O Patrimônio é composto por Bens, Direitos e Obrigações, como apresentado acima pode ser positivo e negativo. Separando-os da seguinte forma;

Bens e Direito (+)

Obrigações (-)

Caixa

Fornecedores

Bancos

Contas a Pagar

Aplicações Financeiras

Tributos a Pagar

Contas a Receber

Tributos a Receber

Estoque

Salario de Funcionáros

Com a ajuda da contabilidade temos uma visão ampla da situação financeira da organização, sendo esta uma ferramenta essencial para uma boa administração e tomada de decisão.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (76.4 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com