TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade de custo

Por:   •  5/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.664 Palavras (7 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 7

Faculdade Anhanguera de Osasco

Administração

Atividades Práticas Supervisionadas

Contabilidade de Custos

Osasco - São Paulo

Abril de 2015

FACULDADE ANHANGUERA DE OSASCO

CRISTIANE FERRARI PEREIRA – RA 801.274.774-4

FELIPE MARQUES DA SILVA – RA 741.863.741-5

JOCICLEIDE DUTRA DOS SANTOS – RA 762.871.440-4

NADILSON ALMEIDA DA SILVA – RA 760.056.296-8

LAERTI ALVEZ DE OLIVEIRA – RA 741.763.596-5

VIVIANE DE SOUZA VAZ -RA747.666.383-2

Contabilidade de Custos

Orientador Profº Francisco Carlos Ferreira

Osasco - São Paulo

Abril de 2015

Introdução

A Contabilidade de Custo surgiu a partir da Revolução Industrial, e tem por objetivo identificar os gastos, despesas e custos ligados a produção e a prestação de serviços, que envolvem a administração , produção e as demais operações da empresa.

É um ramo contábil de total importância, pois por meio de relatórios e mensuração de dados conforme exigibilidade fiscal fornece ao administrador uma profunda análise da situação financeira da empresa, aponta áreas que precisam de interferências, influencia na tomada de decisões, tem um controle dos custos , afim de evitar a perda e aumentar o lucro da empresa .

Neste trabalho iremos abordar as terminologias e classificação dos custos, analise e controle de custo, Aplicação dos materiais diretos, mão de obra direta e custos indiretos de produção , Ponto de Equilíbrio e Margem de Contribuição.

Esperamos que os dados aqui apresentados sejam de fácil entendimento e compreendam as expectativas do leitor.

Etapa 1

Passo 1

Terminologia e Classificação de Custos

A seguir iremos apresentar os termos mais utilizados na contabilidade de custos.

Insumos de produção - São todos os elementos utilizados na produção para chegar ao produto final.

Custeio - é o ato de agregar o custo dos insumos ao produto final.

Critérios de custeio - é o modo com que a ciência contábil agrega e lança os custos na geração do valor do produto final.

Perdas de insumos – é toda perda ocorrida dentro do processo de produção ou estoque por motivos alheios ao controle do empresário.

Custo ou despesa - Custo é o gasto que está diretamente ligado à fabricação, produção ou prestação de serviço.

Despesa - é o gasto que está diretamente ligado a manutenção da empresa, independentemente da minha produção.

Gastos ou desembolso – Gastos é o total dos custos e despesas, ou seja, o ato de ter um valor a ser pago, seja qual for à forma de pagamento a vista ou prazo.

Desembolso – é o ato de pagar, seja ela no ato ou posteriormente a compra.

Condição de entrega – Forma de pagamento do frete a transportadora para entrega da venda , conforme especificado na emissão da nota fiscal , são ela s : Frete CIF – Pago pelo vendedor , frete FOB pago pelo recebedor ou comprador .

Princípio da competência dos exercícios - Diz que a despesa deve ser lançada no fato gerador , ou seja no momento em que é feito a aquisição do bem.

A confrontação da despesa – Os custos gerados no processo de produção somente pode ser lançado quando ocorrer a venda do produto , caso não ocorra a venda será lançado na conta estoque como produto acabado.

A Realização da receita - A receita sobre a venda somente será reconhecida quando ocorrer a entrega da mercadoria , que deverá ser comprovada por assinatura do comprador.

Materialidade – Trata-se dos valores que não tem relevância para os resultados da empresa. A aquisição de materiais com valores significativos que não irá acarretar alteração no resultado final.

Custo histórico como base de valor – O lançamento dos valores de bens e serviços devem ocorrer com base no valor declarado a nota fiscal . Independentemente de inflação ou valor atualizado do produto.

Consistência - A apresentação dos relatórios contábeis dever seguir o que determina a legislação e as políticas da empresa , e devem ser mantidas de forma igualitária ao decorrer dos períodos , afim de que esses dados sejam de fácil entendimento e analise ao administrador que avaliara esses relatórios e possa identificar alguma possível alteração .

Sendo necessária alguma mudança , a empresa deverá evidenciar tais mudanças através de notas explicativas que devem seguir junto ao s relatórios .

Custos variáveis – São custos que variam de acordo com a minha produção. Os valores dependem do volume produzido, eles aumentam ou diminuem conforme a venda.

Custo fixo – São custos que permanecem inalterados , e que não sofrem influência por conta do volume produzido .

Passo 2

A classificações dos custos são de total importância para que o administrador , possa identificar tudo o que esta sendo aplicado em determinada área , assim podendo inserir tais custos na geração do preços , organização do seu caixa , e evitar a perda .

Passo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (55.1 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com