TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade financeira .

Por:   •  2/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.018 Palavras (5 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 5

Contabilidade Financeira:

• Escrituração;

• Lançamento;

• Planejamento;

• Técnica Contábil.

Introdução:

A escrituração contábil, foi a primeira mais importante, técnica contábil, pois somente a partir dela que pode-se desenvolver, demais técnicas com a finalidade de fornecer a pessoas interessadas, informações de um determinado patrimônio.

Todo fato de uma entidade deve ser escriturado, para fim que devem ser utilizados livros contábeis, que tem por direito seguir critérios intrínsecos e extrínsecos, de acordo com a legislação.

Livros obrigatoriamente, essenciais , tais como o Livros Diário e o Livro Razão de acordo com a Resolução do Conselho Federal de Contabilidade, devem ser registos permanentes de uma empresa, outros são facultativos, pois , para que não , sejam exigidos por lei, se quiser podem se adotados pela empresa.

A Contabilidade de uma entidade poderá ser centralizada , sendo assim facultada ás pessoas jurídicas , que possuem filiais, sucursais ou agências , para manter a contabilidade não centralizada, deve incorporar na escrituração da Matriz, com os resultados de cada uma delas, conforme artigo 252, do Decreto Nº 3.000\99, onde o mesmo se aplica as filiais, sucursais, agências ou representações , no Brasil, de pessoas jurídicas com sede no exterior , ou agente , ou representante devendo escriturar seus livros comerciais, de modo que demonstrem, muito mais além de seus próprios rendimentos, os lucros reais apurados nas operações alheias em que agiu como intermediário.

A Resolução Nº 684\90, editada pelo Conselho Federal de Contabilidade, estabelece que a empresa, que possuir unidade operacional ou de negócios, quer com filial, agência sucursal ou assemelhada, e que se optar por um sistema de escrituração descentralizada , deverá ter registros contábeis, permitindo a identificação das transações de cada uma dessas unidades, a escrituração de todas as unidades poderá e deverá integrar a um único sistema contábil, sendo o grau de detalhamento de registros contábeis ficará a critério da empresa.

Contas recíprocas e relativas ás transações entre a matriz e unidade, ou vice – versa, serão eliminadas quanto a elaboração e demonstrações contábeis. As despesas e receitas que não puderam ser atribuídas ás unidades serão registradas na matriz, enquanto o roteiro de receitas, da matriz para as unidades, ficará a critério da administração.

Um dos métodos utilizados para a escrituração contábil é o método das partidas dobradas, desenvolvido pelo Frade Luca Pacioli em 1494, este método todo lançamento poderá conter a origem e o destino do mesmo, ou seja, para todo debito haverá um credito , de mesmo valor, ou vise – versa.

Desenvolvimento:

Na escrituração dos livros contábeis , algumas formalidades deverão ser observadas , estas formalidades se subdividem em dois tipos:

1. Formalidades Extrínsecas

São as formalidades relacionadas á apresentação e as aparências dos livros, formalidade que exige por exemplo, que os livros, sejam encadernados, que tenham todas as suas folhas enumeradas tipograficamente, que possuam termo de abertura e de encerramento, e que conste também outras informações e assinatura do responsável, a identificação da empresa e do livro, espécie de livro , numero de paginas e numero de ordem e etc.

2. Formalidades Intrínsecas

São as formalidades relacionadas á escrituração propriamente dita, segundo s formalidades intrínsecas os livros de escrituração tem o dever de obedecer a um método de escrituração mercantil e uniforme, em língua e moeda nacionais, com a individualização e clareza , para ser escriturado em rigorosa ordem cronológica , não conter, rasuras, emendas, entrelinhas, borrões ou raspaduras, espaços em branco, observações ou escrita a margem.

• Livros Contábeis.

Livro Razão

Após lançamento no Diário , o registro contábil e desdobrado e lançado, conta por conta , em um livro ou jogo de fichas denominado Razão.

A sua escrituração tem e deve ser individualizada e a obedecer , á ordem cronológica das operações , sendo dispensável , o registro ou a sua autenticação , do livro ou fichas, com o preenchimento obedecer ao método de partidas dobradas.

O lançamento no livro razão é de extrema importância para as empresas, pois , com a totalização individual das contas , isso possibilita saber a qualquer momento o saldo de cada uma delas.

Dados fornecidos através da escrituração do livro razão, onde temos o melhor controle do patrimônio , a essas informações que trazem resultados positivos para melhor administrar as organizações empresariais.

Livro Diário

No livro diário assim como no razão são os principais livros da contabilidade , o diário registra todas as operações que envolvam o patrimônio da empresa no decorrer de um período . O livro diário , ao contrario do razão, tem que ser autenticado e é de uso obrigatório pelas empresas. É também um livro que registra todo e qualquer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (48.1 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com