TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade nos Negócios Empresariais

Por:   •  8/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  581 Palavras (3 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 3

A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE NOS NEGÓCIOS EMPRESARIAIS

Luclécia Farias da Silva¹

Paulo Vitor Gonçalves Francisco²

INTRODUÇÃO

É crescente o número de empresas que abrem, diariamente, em nosso país. E o que se torna imprescindível em todas elas são sua gestão financeira. Toda e qualquer empresa, seja de médio ou grande porte, necessita de assessoria contábil para operar em pleno funcionamento. É por meio dela que é feita toda a parte fiscal, tributária, previdenciária e trabalhista. Além disso, a contabilidade empresarial auxilia na análise correta para investimentos, controla gastos e faz previsões futuras visando o crescimento da empresa.

Para o presente trabalho, realizamos um estudo adequado para verificar se o negócio a ser explorado será viável economicamente ou não, colocando em pauta o pensamento de autores referência na área da contabilidade, realizando uma pesquisa bibliográfica documental, levantando conceitos e colocando nosso raciocínio em diálogo com pesquisadores que aderem o tema proposto.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Na história, a contabilidade sempre auxiliou o homem a controlar seus bens por intermédio de representações numéricas, facilitando a organização de seus patrimônios e servindo de modelo para as tomadas de decisões. Na gestão empresarial isso não é diferente, pois a contabilidade oferece importantes ferramentas que auxiliam o gestor a tomar as melhores decisões para o bem da empresa.

Conforme Tessari (2013, p.6), "A contabilidade tem esse poder de auxiliar a gestão a tomar decisões, coletando os acontecimentos econômicos que ocorrem em uma entidade, registrando e transformando-os em informações em forma de relatórios contábeis”.

Em uma empresa "[...] A contabilidade, como um sistema de geração de informações, auxilia verdadeiramente na disposição de informações para planejamento e controle das atividades empresariais." (TESSARI, 2013, p. 10)

O planejamento é uma das funções que mais utilizam os dados contábeis. Para que se possa planejar o futuro, a organização necessita de informações relativas ao processo produtivo, como os custos, aos gastos com despesas administrativas, como telefonia, treinamento de funcionários, despesas legais, como o alvará de funcionamento, salários, encargos sobre salários, média de horas-extras nos períodos anteriores, consultoria, auditoria, tecnologia de informação, inventário, fluxo de materiais, entre outras. (TESSARI, 2013, p. 10).

O Brasil é um país de inúmeras empresas, e, para obtenção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (43.4 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com