TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cooperativismo no Mundo

Por:   •  19/6/2016  •  Monografia  •  2.340 Palavras (10 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 10

Tema: O impacto do cooperativismo no mercado de credito (acho que preciso recortar colocando um período)

Capitulo

1 mercado de credito

1.2 sistema financeiro

1.3 spread bancário

1.4 Juros bancários

2 cooperativismo no mundo

2.1 cooperativismo no brasil

2.1.1 Cronologia das normas sobre cooperativas.

2.2 cooperativas de credito (abordar assuntos como retorno de juros e benefícios relacionados a atendimento)

3 comparativo cooperativas x bancos comerciais

3.1 operações de credito

3.2 características do credito cooperativo

3.3 assimetria de informações

3.3.1 principais diferenças (abordar assuntos mais financeiros, analise de credito, juros de operações, tarifas)

2        COOPERATIVISMO NO MUNDO

O Cooperativismo é uma doutrina que considera as cooperativas como forma ideal de organização da humanidade, baseado na democracia, participação, direitos e deveres iguais para todos, sem discriminação de qualquer natureza, para todos os sócios. (SESCOOP, 2014)

O cooperativismo tem suas origens na revolução industrial que correu na Inglaterra no século 18, onde  acumulação de capital estava basicamente estruturada na exploração do trabalhos contudo com os baixos salários e a longa jornada de trabalho acabaram ocasionando dificuldades socioeconômicas.

Deste modo surgiram conjuntos de reações onde trabalhadores começaram a buscar novas formas de superar o severo capitalismo que avançava a cada dia. Diante dessa crise, sugiram lideranças entre a classe operária, lideranças essas que criaram associações de caráter assistencial, surgiu então, a ideia de criar uma organização formal chamada de cooperativa, onde regras, normas e princípios próprios seriam praticados com o intuito de respeitar os valores do ser humano.

Com base nesse pensamentos 28 funcionarios, na sua maioria tecelões, se reunião para avaliar suas ideias mantendo e respeitando seus costumes, tradições, estabeleceram normas  e metas para a organização, após um ano de trabalho acumularam um capital de 28 libras, em 1844 usaram desse capital para abrir um pequeno armazém cooperativo, no bairro de Rochdale-manchester (Inglaterra).

 A Sociedade dos Probos de Rochdale, conhecida como a primeira cooperativa moderna do mundo, surge em 1844 com a finalidade de criar a conduta e princípios morais ate hoje, a base do cooperativismo autentico.Em 1848 já eram 140 membros e doze anos depos chegou a 3.450 socios e um capital de 152 mil libras.

Atualmente o cooperativismo atua na produção e distribuição de mercadorias e todo tipo de servicos. Contribui para o desenvolvimento sócio-econômico de seus associados e dependentes, além de trazer progresso para as regiões onde atua. (Oliveira,2004)

Os governo tem restrições a este tipo de organização, e encontram se cooperativas em paises das mais variada formas de organização poitica, social e econômica, podem se citrar entre eles Brasil, Argentina, Alemanha, Espanha, Estados Unidos, Portugal, Inglaterra entre outros

Segundo o WOCCU (Conselho mundial de cooperativas de credito) em seu "2011 *statistical report" existiam no mundo 51.000 cooperativas de credito em 100 paises, totalizando cerca de 200 milhoes de associados

[pic 1]Fonte:http://cooperativismodecredito.coop.br/cooperativismo-de-credito-no-mundo/a-expressao-mundial (acessado em 14/08/2014)

[pic 2]

Fonte:http://cooperativismodecredito.coop.br/cooperativismo-de-credito-no-mundo/a-expressao-mundial/ (acessado em 14/07/2014)

Atualmente os  principios que direcionam o cooperativismo são:

 Adesão livre  voluntária - A medida que as cooperativas são intituições abertas a todas as pessoas dispostas a utilizar seus produtos e serviços, bem como dispostas a aceitar os direitos e deveres de sócio da cooperativa, pode-se considerar que as atividades dos modelo de gestão das cooperativas devem ter elevadas qualidades, com decorrência do possível elevado nível de participação de todos, pela facilitação no incremento à motivação e criatividade de todos os envolvidos e pelo debates na busca de resultados cooperados compartilhados (Oliveira, 2002, p. 110)

Deste modo as cooperativas são organizações abertas a todas as pessoas aptas a utilizar os seus serviços e assumir a responsabilidade como menbros, sem discriminação de sexo ou ordem social racial, política e religiosa (Valadares, 2003) 08/09 20:33

        Gestao Democratica dos Membros - as cooperativas são organizações democráticas, controladas pelos seus membros, que participam ativamente na formulação de suas politicas e na tomada de decisões. Homens e mulheres, eleitos como representantes dos demais membros, são seus responsaveis. (Valadares, 2003)

Participação econômica dos membros -  os socios contribuem equitativamente para o capital das suas cooperativas e controlam esse capital democraticamente, parte desse capital é normalmente, propriedade comum das cooperativa. Os membros recebem, habitualmente, se houver, uma remuneração limitada ao capital integralizado, como condição de sua adesão. (Valadares, 2003)

Os membros das cooperativas destinam as sobras ou excedentes a uma ou mais das seguintes finalidades:

II. Desenvolvimento da cooperativa, possibilitando o estabelecimento de fundos de reserva, parte dos quais, pelo menos, será indisvisível.

III. Apoio a outras atividades aprovadas em assembléias

IV. Autonomia e independêcia -  as cooperativas são organizações autonômas, de ajuda mútua, controladas pelos seus membros. Se estas firmarem acordos com outras organizações, incluindo instituições públicas, ou recorrem ao capital externo, devem fazê-lo em condições que assegurem o controle democrático pelos seus membros e mantenham a autonomia da cooperativa.

V. Educação, formação e informação -  as cooperativas promovem a educação e a formação dos seus membros, dos representantes eleitos e dos trabalhadores, de forma que estes possam contribuir eficazmente para o desenvolvimento de suas cooperativas.

VI. Intercooperação - as cooperativas trabalham em conjunto, através de estruturas locais, regionais, nacionais e internacionais, aumentando a força do movimento cooperativo.

VII. Preocupação com a comunidade - as cooperativas trabalham para o desenvolvimento sustentado das sua comunidades, por meio de politicas aprovadas pelos seus membros. (Oliveira, 2004; Valadares, 2003)

Cooperativismo no Brasil

O primeiro ramo de cooperativista a surgir no pais foi o cooperativismo de produção agropecuaria, representada pela cooperativa colônia Teresa Cristina, em 1847.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (452.9 Kb)   docx (580.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com