TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crise na União Européia

Por:   •  8/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 2

Questão

Por causa da atual crise na União Europeia, empresas desse bloco econômico investiram cerca de US$ 23,4 bilhões no Brasil de janeiro a julho de 2011.

Esse valor representa, praticamente, 3 vezes o valor investido no mesmo período anterior (2010). A que você atribui esse fluxo de investimento estrangeiro direto focando o nosso país? Qual é a influência direta desse “Tsunami” de divisas internacionais no país? Justifique sua resposta.

Resposta:

Diante da crise econômica, muitas empresas europeias passaram a apostar na força da economia brasileira devido à perspectiva de crescimento e a solidez da estabilidade econômica apresentada no cenário daquele ano. Esse investimento também é uma forma que algumas empresas utilizam para sair da crise local, investindo em países que não estão envolvidos na crise. Desta forma continuam fortes até a crise terminar.

Alguns fatores que influenciaram a entrada do investimento estrangeiro direto foi o crescimento interno, que tem obtido maiores investimentos nacionais como forma de atrair o investimento estrangeiro, e assim ampliar o comércio internacional e obter mais desenvolvimento tecnológico.

Outro fator para este fluxo de investimento estrangeiro, é que o Brasil está com a expansão brasileira acima da média mundial, superando o crescimento sustentável da economia, e com isto vem se preparando para liderar o crescimento mundial, juntamente com outros grandes países emergentes como a China e a Índia.

De acordo com a pesquisa feita no site da fazenda, o Brasil apresenta solidez fiscal, apresentando um dos menores déficits nominais em 2010, outro fator foi à desvalorização do dólar dos EUA em relação às demais moedas em 2009 e 2010.

Parte desses investimentos, também está relacionado com as obras de infraestrutura para o País realizar a Copa do Mundo em 2014, obras do estádio do Corinthians, que receberia a abertura da Copa, os Jogos Olímpicos em 2016 no Rio de Janeiro, e também oportunidades com o pré-sal.

Todos estes fatores contribuíram para que estas empresas dos países em crise, encontrassem no Brasil, regiões com grande potencial de crescimento e farto mercado consumidor.

Tal influência direta de divisas internacionais no país, também está relacionada com os interesses da União Europeia, em investir no Brasil para ganhar dinheiro na conversão/ reconversão de moedas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (41.7 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com