TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cuidados com os pacientes na administração

Artigo: Cuidados com os pacientes na administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Artigo  •  2.109 Palavras (9 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 9

Cuidados de enfermagem na Administração

O que é e por que estudar administração nos cuidados de enfermagem?

A administração em enfermagem, nada mais é do que mais um instrumento ou meio, para que vocês possam estar atuando em enfermagem. Entretanto, a administração da assistência de enfermagem muitas vezes tem sido considerada como sendo uma das responsáveis pela crise da enfermagem, no que diz respeito ao distanciamento do enfermeiro de sua clientela. A falta de compreensão da interrelação entre a função administrativa e a função assistencial na prática profissional tem se transformado em questão polêmica. A administração em enfermagem não pode e não deve ser compreendida como dicotômica em relação à assistência de enfermagem, e tão pouco deve ser considerada como uma função restrita, unicamente, a realização de atividades burocráticas.

A assistência e a administração em enfermagem devem andar de mãos dadas, são as faces de uma mesma moeda. Mas, o que é mesmo administração em enfermagem?Administração em enfermagem é uma função inerente ao trabalho do enfermeiro, ou seja, não dá pra fazer enfermagem sem utilizar os conhecimentos da administração,ou seja,um procedimento "simples" do tipo administrar um medicamento, ou realizar um curativo. Pois, para realizar essas funções você tem que pensar e avaliar o que vai fazer, depois tem que providenciar os recursos materiais para realizar a atividade e tem que utilizar um determinado ambiente e em muitos dos casos tem que se tornar um ambiente adequado ;Pois em todas essas atividades estão implícitos conhecimentos de administração, ou se esta auto administrando, ou seja administrando a própria atuação e a Assistência de Enfermagem, onde o enfermeiro: planeja, prescreve e/ou executa e avalia.Nestes dois exemplos podemos perceber também que o assistir em enfermagem compreende todos os atos do enfermeiro, diretos e indiretos.

“Assistir indiretamente é quando o enfermeiro não determina, não faz a ação, mas provê os recursos para realizar a ação”. Do mesmo modo a Administração em Enfermagem pode ser pensada a partir de dois momentos: a gerência do cuidado e a gerência da unidade sendo que nos dois momentos o enfermeiro assiste e administra em níveis diferentes.

Pode-se dizer que na enfermagem, a função administrativa, consiste no planejamento da assistência, no provimento de recursos físicos, humanos,materiais e financeiros, bem como a tomada de decisão, na supervisão e na liderança da equipe de enfermagem provisão de recursos necessários à implantação do plano terapêutico de Enfermagem, utilizando no decorrer desse processo ações de comando,coordenação e controle da equipe de trabalho.

Introdução

O trabalho da enfermagem ocorre através de ações hierarquizadas e divididas geralmente por nível de complexidade de concepção e execução, isto devido ao fato de que o mesmo é desenvolvido por profissionais de várias categorias. Assim, podemos entender que as atividades atribuídas ao enfermeiro observam a lógica capitalista, na qual todo trabalho realizado coletivamente precisa de “alguém” que assuma a sua coordenação e gerência, e também de pessoal para outras atribuições, conforme sua capacitação, de forma que se possa alcançar os objetivos de um serviço de enfermagem.

A equipe de enfermagem passa então, a sentir necessidade de organizar seu

trabalho, para o estabelecimento e alcance destes objetivos, e isto implica em definir e planejar a assistência de enfermagem num “cenário interativo”.

O trabalho desenvolvido pelo enfermeiro é influenciado por características situacionais e entre elas destacamos o modo pelo qual a prestação da assistência está estruturada, e esta “divisão de trabalho” – “distribuição de serviços”, deve necessariamente dispor de metodologia que proporcione à clientela e equipe segurança nos seus objetivos.Os quatro métodos de trabalho em enfermagem, mais comuns utilizados para a prestação de cuidados de enfermagem, a saber: funcional, integral ou atendimento total, em equipe e enfermagem primária.

Método Funcional

“Distribuição do atendimento, de acordo com tarefas, a várias categorias prestadoras de atendimento”.

Neste método, a ênfase é dada às tarefas e procedimentos a serem realizados, e

esta distribuição ocorre considerando a demanda da assistência a ser prestada; Por consequência a assistência pode ser prejudicada pela fragmentação com que

é prestada, havendo pouca comunicação entre os membros da equipe e poucos,

talvez o enfermeiro, conheçam as condições gerais de cada cliente. Quando existe

o planejamento da assistência de enfermagem, corre-se o risco de que na maioria

das vezes, ele não é centrado no cliente, mas torna-se uma repetição das “instruções médicas”.

Quando há falta de pessoal este método pode ser utilizado como uma forma de

garantir que todo trabalho seja realizado, entretanto o aspecto qualitativo fica a

desejar, o que contraria a função essencial na busca da qualidade da assistência

de enfermagem.

Por este método, o paciente é visto como um ser despersonalizado, fragmentado

em doenças, clínicas, tratamentos e cuidados, ficando negligenciado como uma

pessoa que pode interagir no processo de tratamento e cura. Isto pode levá-lo a

sentir-se inseguro por não ser reconhecido em sua totalidade pelos profissionais

que assumem sua assistência. Deve-se considerar também que este paciente

pode desenvolver a necessidade de um relacionamento mais profundo e mais

autêntico com os que o cercam. Outro grande risco no emprego deste método pode ser a alienação do profissional de enfermagem, levando a um desempenho automatizado/mecanicista e à perda de seu potencial criador e embotamento de sua capacidade de tomar decisões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com