TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Custeio padrão

Por:   •  24/8/2015  •  Artigo  •  3.654 Palavras (15 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 15

CUSTEIO PADRÃO

Kelly Bornatto da Silveira[1]

Marina Baggio Portugal [2]

Stephany Muchinski[3]

RESUMO

O presente artigo tem por objetivo apresentar a importância do método de custeio padrão, utilizado na gestão estratégica de custos. Para tanto, apresenta-se suas características, vantagens e sua forma de aplicação. Esta pesquisa se trata de um estudo teórico sobre os conceitos de Custeio Padrão. No caso aqui aplicado, a pesquisa é de fundamento bibliográfico, que segundo Gil (2002) é baseada em livros e periódicos científicos, abrangendo o conteúdo abordado em trabalhos teóricos. Tem-se como conclusão que este método é eficaz e importante como instrumento de apoio gerencial à tomada de decisões, pois auxilia no planejamento e controle dos custos, e que na verdade este método esta mais para um controle auxiliar do que para um método em si, e que o ideal é que seja usado juntamento com outros métodos.

        

Palavras-chave: Custos; Custo padrão; custo real; Variações.

  1. INTRODUÇÃO

        As empresas são constituídas com o objetivo de satisfazer as necessidades de seus stakeholders por meio da geração de riquezas e constituição de lucro empresarial. O que pode ser atingido por meio de uma efetiva gestão financeira e uma correta administração e estruturação de custos com o objetivo de buscar a redução dos mesmos e aumentar o retorno do investimento na companhia. (WRIGHT et al, 1998).         

        Adicionado a isso temos o cenário mundial atual em que está inserida uma instabilidade político-econômica que fez com que as organizações transformassem suas formas de realizar a gestão. Com isso foram agregadas informações referentes à contabilidade e produção nas decisões estratégicas das mesmas. E com isso, os custos se tornaram essenciais, pois a partir deles os preços de venda passaram a ser definidos. (DUARTE et al, 2012).

        No contexto de gestão de custo, percebe-se a utilizada da mesma em termos de permitir uma ampliada visão do contexto financeiro da empresa uma vez que contempla gastos e recursos disponíveis. Isso permite identificar oportunidades de segmentação dos recursos em proporcionalidades corretas aos processos de maneira a agregar valor ao cliente. Sendo assim, a administração dos custos tem como objetivo não apenas gastar menos, mas realizar gastos de maneira mais correta para o negócio. (ALMEIDA et al, 2009).

        Observando-se especificamente a gestão de custos, tivemos o desenvolvimento de técnicas e algoritmos que têm o objetivo de atender as necessidades daqueles que são os responsáveis, no contexto empresarial, pela geração de informações utilizadas para a tomada de decisões relacionadas à eficiência e comportamento de custos de uma empresa. Essa operacionalização adequada também suporta as estratégias de gestão de estoque, logística e recursos humanos, participando inclusive na avaliação de desempenho de gestores com essa responsabilidade. (BEUREN, 1993)

        A partir disto, as técnicas utilizadas eram baseadas no conceito da própria empresa com a utilização de mecânica de integração, contabilidade industrial (além da contabilidade geral) e os detalhes envolvidos na gestão de matérias-primas, mão-de-obra e demais itens de representatividade nas despesas de produção. Adicionando-se a isso conceitos administrativos de busca de eficiência na utilização destes recursos foram criados padrões para a administração de custos e os mesmos foram chamados de custeio padrão. (MOTTA et al, 2000).

        Esta pesquisa se trata de um estudo teórico sobre os conceitos de Custeio Padrão. Segundo Houaiss (2001), o mesmo apresenta, entre seus objetivos, o de descobrir novos conhecimentos no domínio científico (HOUAISS, 2001). No caso aqui aplicado, a pesquisa é de fundamento bibliográfico, que segundo Gil (2002) é baseada em livros e periódicos científicos, abrangendo o conteúdo abordado em trabalhos teóricos.

  1. MÉTODO DE CUSTEIO PADRÃO

A determinação dos custos padrões antes do início da produção, é o que distingue o custeio padrão dos outros métodos. Esta previsão servirá como parâmetro para os custos reais da produção.

Para Leone (1982, p. 62): os custos-padrões são custos predeterminados. Entretanto, diferentemente dos custos estimados e apesar de servirem para o controle, planejamento e tomada de decisões, são calculados com base nos parâmetros operacionais.

        Para Matz et al (1987), considera o custeio padrão é o custo de acordo com o planejamento atual da companhia, ou seja, o custo de acordo com as condições de operações normais de eficiência, volume e custos indiretos de produção. Isso possibilita a identificação de itens que podem sofrer alterações na busca pelo aumento da rentabilidade empresarial. Em função disto, para Coronetti et al (2012), é preciso que este método seja aplicado juntamente com outro método de custeio que forneça os custos reais e permita a comparação entre eles.

        Kohler (1975) apud Leone (1997, p. 281) apresenta custo-padrão como: previsão ou predeterminação do que os custos reais devem ser dentro de condições projetadas, servindo como uma base para o controle de custos e como uma medida da eficiência de produção (padrão de comparação), quando colocadas diante desses custos reais. Ele fornece uma oportunidade para que os resultados correntes sejam analisados e as responsabilidades pelos desvios possam ser apontadas. O cálculo custo-padrão é realizado conforme Crepaldi (2004, p. 182) a partir de padrões técnicos de produção, que são definidos mediante a quantificação do consumo de materiais, mão-de-obra e outros gastos necessários à fabricação de uma unidade de produto.

        Porém, Leone (1982, p. 62) destaca que “nem todos os tipos de custos serão padronizados. Dependerá sempre da relação estreita e bem definida entre o comportamento do custo e algum parâmetro operacional padronizado”. Leone (1982, p. 62) continua dizendo que “os custos de material direto e mão-de-obra direta ou outro tipo qualquer, que seja definido como direto, serão aqueles tratados como Custos-Padrão”.

        O principal motivo pelo qual o sistema de custeio padrão é utilizado é em função da manutenção e controle dos custos. Com ele, são definidas metas para as condições de produção habituais e a partir disso, são identificados desvios, suas causas e a partir disso criar planos de ação com o intuito de corrigir estes desvios e localizar oportunidades de melhoria e otimização do desempenho industrial. (TREVISAN et al, 1992).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)   pdf (239.6 Kb)   docx (34.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com