TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Custeio Baseado Em Atividade

Monografias: Custeio Baseado Em Atividade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2013  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 2

Custeio Baseado em atividades (ABC)

O principal objetivo do custeio baseado em atividades é reduzir as distorções causadas pelo rateio arbitrário dos custos indiretos adotado pelos métodos de custeio tradicionais (MARTINS, 2003). De fato, segundo o autor, podemos dizer que “(...) o Custeio por Absorção apresenta custos por produtos que tenham sentido mais lógico e não sejam distorcidos por rateios tantas vezes muito arbitrários” (MARTINS, 2003).

O método de custeio baseado em atividades identifica as diferentes atividades e processos existentes dentro da empresa e então assinala os custos (diretos e indiretos) a cada um desses setores de acordo com o consumo de recursos de cada um. O Custeio Baseado em Atividades parte da premissa de que as diversas atividades desenvolvidas geram custos e que os produtos consomem essas atividades a ideia básica [portanto] é atribuir primeiramente os custos às atividades e posteriormente atribuir custos das atividades aos produtos.

A principal vantagem do método de custeio baseado em atividades é permitir uma melhor mensuração dos custos, principalmente dos custos indiretos. De fato, “(...) o Custeio Baseado em Atividades é uma metodologia de custeio que procura reduzir sensivelmente as distorções provocadas pelo rateio arbitrário dos custos indiretos" (MARTINS, 2003).

Por apresentar uma visão mais precisa quanto aos custos das diferentes áreas e atividades da empresa, o método de custeio baseado em atividades oferece informações gerenciais importantes, permitindo a administração acompanhar melhor a origem dos custos entre as diferentes atividades sem a distorção típica dos sistemas de rateio dos custos indiretos.

Além disso, o método de custeio baseado em atividades permite aos gestores identificar com maior facilidade onde são as maiores áreas de consumo de recursos dentro da empresa, identificando o custo de cada atividade em relação aos custos totais da entidade.

Por outro lado, a maior desvantagem da implementação do método de custeio baseado em atividades é o grande número de controles e de dados que ele exige para ser aplicado, o que encarece e dificulta o processo de custeio através desse método em comparação com outros sistemas mais tradicionais.

Referências

MARTINS, Eliseu. Contabilidade de custos. 9.ed. São Paulo: Atlas, 2003.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com