TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Custeio por absorção

Por:   •  14/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  939 Palavras (4 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 4

Sumário

INTRODUÇÃO 4

RELATÓRIO DE ENTENDIMENTO GERAL – CUSTEIO POR ABSORÇÃO 5

CONSIDERAÇÕES FINAIS 6

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 7

INTRODUÇÃO

Nos relatórios descritos abaixo, iremos apresentar algumas definições que baseiam-se no conceito de custeio por absorção, que hoje, é uma das mais eficazes técnicas para que a empresa se mantenha em um ambiente competitivo dentro do mercado. A técnica ajuda também as empresas que querem apurar a competitividade relacionada ao mercado e demais concorrentes.

Gostaríamos de frisar a importância que a contabilidade de custos possui internamente no setor contábil, pois por ela conseguimos viabilizar a alocação de recursos como mão de obra, gastos de produção, custos fixos e variáveis e demais alocações dos recursos que estejam disponíveis para uso internamente na empresa.

Além disso, podemos notar que o relatório será de suma importância para com o aprendizado da turma, tendo em vista que o entendimento da teoria em sala de aula será de grande valia para a prática da mesma no dia-a-dia.

RELATÓRIO DE ENTENDIMENTO GERAL – CUSTEIO POR ABSORÇÃO

Para que possamos basear o entendimento geral de custeio por absorção, devemos primeiramente entender a importância dos custos na contabilidade.

Custos é a parte mais importante da contabilidade, tendo em vista que suas especificações são de grandiosa importância para as tomadas de decisões dentre os setores da empresa. Nos custos da contabilidade, a empresa poderá facilmente identificar como ela esta quando se trata de competitividade no mercado, qual é o nível da qualidade do seu produto, qual a imagem da empresa e como ela pode manter o seu preço baixo para que consiga manter bons clientes. Na contabilidade de custos, dentre os seus vários métodos de apropriação de custos, temos o custeio por absorção, vejamos à seguir.

Os custos por absorção, em seu entendimento geral, é o que determina o custo de cada unidade produzida e o seu total, o que nos mostra onde foram os gastos de produção, os custos fixos e variáveis, onde e como foram alocados os materiais e M.O diretos e indiretos. Para que este método seja 100% eficaz, precisamos entender as diferenças que existem nas definições e separações entre os custos e despesas da empresa.

Então para exemplificar, podemos dizer que o que se relaciona ao processo de produção são custos, e o que se relaciona aos setores de administração, vendas e financiamentos, são descriminados como despesas e não constituem o valor de custo do produto. O que as empresas precisam é entender que na prática, muitas vezes, fica difícil realizar a separação dos itens descritos acima, o que pode retroceder o processo.

Uma forma de separar esses itens de forma a evitar erros é a seguinte:

1. Separar custos de despesas

2. Lançar as despesas diretamente no resultado

3. Separar os custos diretos dos custos indiretos

4. Atribuir os custos diretos aos produtos fabricados

5. Atribuir os custos indiretos aos produtos via Rateio

Custo indireto é um tipo de gasto em que a empresa não consegue identificar precisamente quanto cada produto utilizou para ser fabricado, um exemplo disso pode ser combustíveis e lubrificantes utilizados nas máquinas, que são distribuídos de acordo com o total de horas trabalhadas de cada uma e atribuídos ao total de produtos que esta fabricou.

É um método importante para não deixar nenhum valor de fora do custo, minimizando as possibilidades de erros ao definir os valores de venda baseados no custo, buscando um preço agradável para antecipar-se às necessidades dos clientes, mantendo-se sempre adiante da concorrência.

E vale ressaltar que esse é o método de custeio aceito pela legislação tributaria vigente do imposto de renda.

Apesar dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (49.7 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com