TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Demonstrações Financeiras Empresas em Bolsa

Por:   •  12/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  716 Palavras (3 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 3
  1. Em relação as demonstrações contábeis das empresas pesquisadas podem-se dizer que, como usuário da informação contábil, a sociedade está sendo atendida em suas necessidades informacionais?

Magazine Luiza – As demonstrações são claras e de fácil entendimento, a empresa organizou bem as informações para que o usuário não tenha dificuldade de acesso.

Os dados utilizados para chegar aos valores apresentados não estão nas notas explicativas. Um exemplo disso é a classificação utilizada para devedores duvidosos e outros dados, onde a empresa não detalha como obteve a informação ou ao menos a memória de cálculo utilizado para chegar nos dados apresentados.

As operações da empresa estão bem detalhadas nas demonstrações, é possível identificar os diversos segmentos onde a companhia possui informações que constituem seus ativos e áreas de atuação.

As ações da empresa estão descritas nas demonstrações financeiras, fato que auxilia a um possível investidor entender como é construído e por quem é composto o quadro acionário da empresa. Também são demonstrados de forma clara a possibilidade estimada de lucro por ação, porém a falta de uma série histórica para acompanhamento dos valores dificulta o entendimento .Os dados são descritos na data do balanço, não historicamente.

No item contas a receber, as informações sobre o método de cálculo do rating utilizado para estimar possíveis perdas não se faz claro. A empresa poderia adotas critérios mais específicos e detalhar os mesmos em relação a créditos distribuídos e porcentagens de perda.

O índice de endividamento da companhia não é apresentado nas demonstrações financeiras, isso contribui para que um possível investidor não tenha informações necessárias para tomada de decisão.

Nas demonstrações da MAGAZINE LUIZA são descritos vagamente os índices de ROI (Retorno sob o Investimento), os demonstrativos não descrevem exatamente quanto a empresa possuí (Não existe um tópico específico para isso)

Droga Raia – A empresa não adotou um critério de fácil entendimento na organização das informações contábeis. No primeiro momento, o usuário se sente bombardeado por informações desconexas que não auxiliam o usuário em uma tomada de decisão. O uso excessivo de explicações não torna didáticos os entendimentos sobre as demonstrações, faltam consolidações de valores e em notas explicativas as memórias de cálculo não estão disponíveis. No Item contas a receber a empresa não demostrou de forma clara e objetiva o total que possui em conta, foram utilizados gráficos que não fazem sentido, visto que a informação contábil quase não possui números. A ordem utilizada para distribuição da informação também é confusa, os itens relacionados ao balanço patrimonial estão por último (diferente da maioria das empresas).

A empresa não possui um detalhamento do crescimento das ações (série histórica), o valor da ação na data é apresentado, porém sem o dado histórico não é possível fazer um paralelo mensal ou anual.

Nas demonstrações não são apresentadas o detalhamento da atividade da empresa, nem a proveniência dos recursos da mesma, por exemplo, o mercado em que a atua e quais os riscos do mesmo.

Os endividamentos são descritos nas demonstrações através de uma série histórica onde é possível analisar a quantidade de dividas que a empresa possível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (35.8 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com