TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL GESTÃO DE PESSOAS E TECNICAS DE ADM PESSOAL

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.015 Palavras (9 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

ALESSANDRA SCHORK VOIGT

KAROLINE LUCIA WINTRICKE

LUANA CRISTINA DA ROCHA

DILCELIA DA COSTA

DESAFIO PROFISSIONAL

Gestão de Pessoas;
Técnicas de Administração de Pessoal.

JARAGUÁ DO SUL

2015

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP / TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS 3º SEMESTRE

ALESSANDRA SCHORK VOIGT RA: 8749119870

KAROLINE LUCIA WINTRICKE RA: 8532874898

LUANA CRISTINA DA ROCHA RA: 8526918702
DILCELIA DA COSTA RA: 8378828848

DESAFIO PROFISSIONAL

Gestão de Pessoas;
Técnicas de Administração de Pessoal.

JOSE JAIRO FERREIRA

JARAGUÁ DO SUL SC

2015

SUMÁRIO

1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS        4

2 DIAGNÓSTICO        5

2.1 TRABALHO em Equipe        5

2.2 Desmotivação        5

2.3 Salário        5

2.4 Falta de infra-estrutura        5

3 planos de ação        6

4 conclusão        9

5 anexos        10

6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS        16


1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Planejar, organizar, desenvolver, coordenar e controlar pessoas é as principais finalidades da administração de recursos humanos. As empresas precisam de pessoas para promover seu crescimento e desenvolvimento, assim como, os colaboradores precisam da organização para atingir seus objetivos. A base para o funcionamento da organização é os recursos humanos, pois gera produtividade e lucro para a empresa, e deve ser valorizado, pois a empresa depende desse recurso para lucrar, e para isso o funcionário deve se sentir bem no ambiente de trabalho para desenvolver as atividades com precisão e eficiência. Neste trabalho iremos descrever o mapeamento dos problemas e insatisfações, e ao final traçar um plano de ação identificar as falhas e proporcionando uma melhoria no desempenho dos colaboradores. A empresa SUPERSOFT passa por um momento delicado em relação à gestão de pessoas, por isso é muito importante a contratação de um consultor em recursos humanos, pois o mesmo possui uma visão mais técnica e especializada podendo identificar os principais gaps no processo de gestão e assim criar ações e estratégias para eliminar as falhas e problemas que tem provocado alguns conflitos e insatisfações na empresa. Os funcionários hoje têm pouca interação, a empresa não oferece um ambiente adequado, e as políticas salariais e de recompensas são pouco claras ao entendimento dos colaboradores, gerando dúvidas e insatisfação. Com a contratação haverá um fortalecimento entre as relações da empresa com o colaborador onde todas as políticas e dúvidas ficaram mais claras não havendo tanta resistência as mudanças.

2. DIAGNÓSTICO

Diante das informações obtidas, foi possível observar problemas na infra-estrutura e gestão organizacional.

2.1. Trabalho em Equipe: Colaboradores e gestões têm dificuldades em trabalhar em equipe, se relacionar em grupo, há muita habilidade e produtividade no trabalho, mas não há integração com os demais departamentos o que dificulta o processo gerencial e produtivo.

2.2. Desmotivação: Analisando o quadro de funcionários é visível a falta de motivação, onde impacta aos níveis da produtividade da empresa e o relacionamento entre colaboradores e gestões. É necessário pra o andamento da empresa que os colaboradores estejam sempre motivados e se sintam valorizados, assim terão disposição para dar o seu melhor pela empresa.

2.3. Salário: As expectativas dos colaboradores hoje não são atendidas pela política salarial adotada, não é proporcional a capacitação e esforço dos mesmos, estando alguns salários abaixo da média para sua função o que gera conflitos dentro da organização.

2.4. Falta de infra-estrutura: O ambiente interno da organização é motivo de reclamação aos funcionários referente ao refeitório, pois os funcionários se sentem impedidos de realizadas as refeições na própria empresa, o que eleva o gasto que eles têm com refeições.

3. PLANOS DE AÇÃO

Será realizado um planejamento para atingir os resultados desejados, e para isso será necessário que as gestões estejam capacitadas para gerenciar a organização de acordo com os pilares da administração que são Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar e a partir de então fazer um diagnóstico de ações de intervenção envolvendo a vontade organizacional, política e econômica com a participação de todos. As mudanças positivas na estrutura da empresa são revertidas em bem estar aos funcionários. Ação da intervenção para tratar as dificuldades de trabalho em equipe:

  • Realizar Palestras sobre trabalho em equipe;
  • Dinâmicas em grupo;
  • Ensinar a lidar com conflitos;
  • Treinamentos para gerenciar conflitos;
  • Mobilização para compartilhar informações

Segundo Vergara (2013, p.: 208), “Uma equipe tem de saber a que vem. Tem de saber a razão de sua existência. Tem de ter a consciência dos propósitos que a sustenta e a move.”


Ajudar e mobilizar os funcionários a trabalharem as informações ajudando um ao outro e criar um clima mais amigável no ambiente de trabalho.

[pic 2]

A empresa SUPERSOFT tem por missão: Oferecer ferramentas de automação no controle de estoques com tecnologia de ponta, atender os clientes com prontidão e qualidade, e a Visão da empresa é: Ser líder no fornecimento de sistemas de controle de estoque a pequenos e médios supermercados, região sudeste do Brasil, até 2020. O plano de ação deve ser implantado em médio prazo, para que dessa forma as metas estabelecidas venham ser atingidas e a sua visão de futuro se torne realidade, com estes planos de ação se espera os seguintes resultados:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (322.1 Kb)   docx (931 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com