TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

Por:   •  23/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.921 Palavras (8 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO  FINANCEIRA

1º SEMESTRE

EMANUELA SCOLARI                RA 2859970449

DESAFIO PROFISSIONAL

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

        PROFESSORA –TUTORA  EAD CAMILA MENEZES COSTA

                                        

PASSO FUNDO – RS

2015

SUMÁRIO

Introdução                                                  

INTRODUÇÃO:

        Neste trabalho, temos como objetivo o desenvolvimento de uma negociação entre uma gravadora de música, bem conceituada no mercado e uma associação de moradores de um bairro de classe média da cidade de São Paulo.

          Faremos um mapeamento do perfil e das habilidades essenciais seguindo o modelo Jung, dos negociadores tanto da gravadora quanto da associação.

          Também faremos um planejamento com o objetivo da gravadora, e os argumentos que serão utilizados diante das reinvindicações da associação de moradores. Veremos a cultura organizacional da empresa mostrando as variáveis que poderão afetar o desempenho dos colaboradores, caso o resultado da negociação não for favorável para a gravadora.

          Diante do prazo estabelecido pela prefeitura será feito uma reunião prévia em 20 dias onde apresentaremos as propostas da gravadora para a associação. Sendo que no prazo máximo de 45 dias deverá ser apresentado um relatório final, com as propostas estabelecidas pela gravadora e a posição da associação em relação a essas propostas.

Perfil dos negociadores:

Associação de moradores do Bairro:

Tem como líder, Carlos Henrique que é administrador, e tem por objetivo impedir a construção da gravadora, alegando que irá perturbar a ordem pública e trazer insegurança para o bairro. A falta de estrutura no trânsito irá trazer congestionamentos, pois o fluxo de veículos vai aumentar com o início das gravações. Os moradores são a maioria pessoas de terceira idade, e o barulho que sairá da gravadora irá tirar o sossego e tranquilidade dos mesmos. Tendo com tudo isso, ideia fixa de que o bairro não necessita desse empreendimento.

Gravadora:

Jorge Andrade é um estrategista de negócios e tem justamente a experiência em negociar em meio a conflitos. Quer ter a liberação da obra e instalar a gravadora. Alega que o progresso é inevitável, e que a gravadora vai trazer benefícios para o bairro.

Mapeamento das habilidades essências dos negociadores, segundo modelo de Jung.

A gravadora tem estilo amigável, um bom relacionamento entre empresa e funcionários. Confiança mútua para um bom resultado tem paciência diante das negociações. Busca interpretar a outro negociador, as situações impostas por ele, busca atender os seus problemas e apresenta os diferenciais da empresa como a tecnologia utilizada em seus estúdios.

A associação de moradores tem um estilo confrontador, não quer ter problemas com os moradores e para isso age de maneira individualista, pensa que não necessitam desse tipo de desenvolvimento. Tem medo que o bairro passe a ser frequentado por pessoas de má índole devido à presença de artistas.

Propostas da gravadora:

A gravadora, diante do embargo da obra pela associação de moradores, elaborou uma proposta com melhorias para o bairro para ser apresentada na primeira reunião. Sempre pensando em um consenso entre as partes.

Em relação ao trânsito conseguiram junto à prefeitura um investimento em sinalizações e faróis e a possibilidade de uma obra de retorno junto á rodovia, para assim evitar o congestionamento de carros. Quanto ao barulho, a gravadora tem uma tecnologia de última geração a prova de som, e que irão convidar os moradores a visitar qualquer uma das filiais para verificar como essa tecnologia funciona. Será instalado câmeras que funcionarão durante o dia e a noite para intensificar a segurança do bairro. O horário de funcionamento da gravadora também será diferenciado. Durante o período da manhã será das 09:00 ao 12:00 e a tarde das 14:00 as 18:00 horas.

Cultura e Clima Organizacional da empresa:

A gravadora tem liderança participativa e seus colaboradores tem liberdade de opinar em relação a determinadas decisões. Quando surgiu a ideia de abrir uma filial nesse bairro, os funcionários se motivaram, pois alguns foram promovidos a assumir cargos dos que foram transferidos para a filial. A gravadora tem política de plano de carreira dando oportunidade de crescimento aos que se destacam. Os que foram transferidos terão mudanças em suas vidas pessoais também, pois muito irão se mudar para o bairro, para facilitar o deslocamento até o trabalho.

Devido ao embargo da obra pelos dos moradores e a possibilidade da gravadora não abrir no bairro, o clima ficou tenso entre os funcionários, pairava uma dúvida em relação as mudanças. Os que foram promovidos sentiam receio de que a obra não saísse do papel e eles não teria a promoção. Muitos se desestimularam. Outros chegaram até a pensar em sair da empresa.

Primeira reunião:

O Sr. Carlos Henrique Presidente da Associação dos moradores do bairro, relatou que após ver as placas de instalação de uma gravadora, foi até a prefeitura para ter alguns esclarecimentos, e foi informado que dentro de poucos dias a obra iniciaria, pois já havia sido autorizada pelos órgãos competentes. Então ele convocou todos os moradores e comunicou o fato, e em comum acordo encaminharam um oficio á Prefeitura solicitando o embargo da obra, alegando que o bairro não tem estrutura para suportar uma empresa desse porte, que ira tirar o sossego dos moradores e trazer transtornos. Também não temos vias de acesso e certamente irá tirar a segurança dos moradores. Diante disse eles são contra a instalação da gravadora. Devido a isso a Prefeitura havia sugerido essa reunião para que chegassem a um consenso entre as partes. O Sr. Carlos Henrique aceitou e estava disposto a ouvir as propostas da gravadora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (155.7 Kb)   docx (31.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com