TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO EMPREENDEDORISMO

Por:   •  18/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.493 Palavras (6 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Anhanguera Educacional

DESAFIO PROFISSIONAL

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

EMPREENDEDORISMO

Acadêmicos:

Juliane Rodrigues Zakalusny – RA: 9492549394 – 4ª Fase

Leandro da Rosa – RA: 9368309689 – 5ª Fase

Susélen Camilo Bado - RA: 9505345481 – 4ª Fase

Professora Tutora: Teresinha de Fátima Schmidt

Joinville, 30  de Abril de 2016.

INTRODUÇÃO


  1. EMPREENDEDORISMO

O empreendedorismo é um fator essencial para o desenvolvimento da economia, está relacionado à questão de inovação, onde tem o objetivo de criar algo novo dentro de um setor existente ou criar um novo setor. Segundo Robert D. Hisrisch, empreendedorismo é o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação econômica e pessoal.

A JS confecções interessada em aplicar melhorias para expandir suas atividades visando o alcance do sucesso financeiro, contratou a empresa Mendonça Consultoria Ltda para avaliar seu estado atual, e orientar qual o melhor caminho a seguir, evitando desgastes pessoais e financeiros. A Mendonça Consultoria formulou uma proposta de reestruturação para reestruturar o parque industrial.

 Como o empreendedorismo vem sendo citado por diversas vezes no meio empresarial a proprietária da JS confecções tem algumas duvidas referente ao assunto, no entanto existem varias definições para o empreendedorismo, mas Joseph Schumpeter (1949) o define da seguinte forma:

“O empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos materiais.” (DORNELAS, 2015, Pág. 28)

No perfil do empreendedor deve ter pelo menos os seguintes aspectos para ser um profissional de sucesso.

  1. Tem iniciativa para criar um novo negocio e paixão pelo oque faz.
  2. Utiliza os recursos disponíveis de forma criativa, transformando o ambiente social e econômico no qual vive.
  3. Aceita assumir os riscos calculados e a possibilidade de fracassar.

O empreendedor tem como característica básica o espirito criativo e pesquisador, onde está constantemente buscando novos caminhos e novas soluções visando a necessidade de todos os interessados.

Mediante a avaliação realizada a Mendonça consultoria citou alguns pontos de extrema importância para o alcance do sucesso na JS Confecções, os obstáculos, os caminhos a seguir e algumas soluções base, conforme tabela abaixo:

Quadro 1 – Dados levantados pelo empreendedor:

Diretrizes que
orientam o
trabalho do empreendedor

Obstáculos encontrados para a realização de mudanças

Sugestões para o aperfeiçoamento
do trabalho empreendedor

Pesquisar sobre o ambiente
a ser trabalhado, para definir objetivos;

Resistencia do grupo de
trabalho;

Montar um plano de negócio;
Analise de mercado;
Estar aberto a novas ideias e novos desafios;
Persistência, trabalho árduo e determinação.

Flexibilidade, comunicação.

Planejamento e criatividade;

Falta de objetividade;

Responsabilidade e organização;

Falta de comprometimento;

Controlar resultados,
visando oportunidades;

Concorrência continua.

Fonte: Primária, 2016.

Quando é implantado um projeto de reestruturação, o responsável deve estar preparado para os resultados positivos e negativos, visando múltiplos caminhos, através do planejamento para alcançar o objetivo.

2 – COMUNICAÇÃO E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Viver em sociedade é um aprendizado constante, assim como dentro de uma organização, a determinação de uma estrutura e de alguns padrões de comportamento precisam ser definidos, para que os envolvidos, com culturas e hábitos distintos, possam se relacionar. Uma definição mais completa e esclarecedora seria do Professor John Ivancevich com algumas alterações:

O comportamento organizacional preocupa-se com o estudo do comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional; o efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções, sentimentos e ações dos trabalhadores; o efeito do ambiente sobre a organização, seus recursos humanos e objetivos; o efeito dos trabalhadores sobre a organização, no que tange a eficiência, eficácia e efetividade. (CARAVANTES, 2009, Pág. 28)

O comportamento organizacional nada mais é do que conhecer a fundo as necessidades dos indivíduos que interferem na organização, bem como conhecer seus processos e atividades de forma detalhada, para garantir de fato a efetividade da organização. Podemos citar os que compõem o comportamento organizacional, são eles:

  1. Grupo: é caracterizado simplesmente pela concentração de pessoas. Por exemplo, em uma viagem de navio, uma sala de cinema ou, ainda, em um parque. São pessoas reunidas, mas que não possuem objetivos conjuntos.
  2. Grupo Psicológico (Equipe): como o nome já antecipa, é a união de pessoas que reconhecem o objetivo do grupo e a importância de sua presença nele. Os indivíduos que formam o grupo psicológico sabem identificar a importância do outro no grupo e reconhecem sua necessidade para o alcance dos objetivos estabelecidos. O grupo psicológico também pode ser chamado de “equipe”.
  3. Liderança: é o processo de conduzir um grupo de pessoas. É a habilidade motivar e influenciar os liderados para que contribuam, voluntariamente e da melhor forma com os objetivos da equipe ou da organização.

2.1 – COMUNICAÇÃO

A comunicação é uma ferramenta fundamental para um bom funcionamento da empresa, assim como em qualquer atividade desempenhada, todos possuem o habito de se comunicar, no entanto não praticam com eficácia. Conforme Caravantes podemos definir comunicação como “o processo de transferir informação, significado e compreensão, de um emissor para um receptor”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (158.8 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com