TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO DE GERENTES E LÍDERES

Tese: DESENVOLVIMENTO DE GERENTES E LÍDERES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  Tese  •  1.418 Palavras (6 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 6

DESENVOLVIMENTO DE GERENTES E LÍDERES

1 - Ter dominação e operação. Logo, a primeira ferramenta para liderar com eficiência é ter o CONHECIMENTO daquilo que está sob o seu comando.

2 - De posse do conhecimento das atividades do hipermercado, cabe ao líder selecionar com mais critério os profissionais que pertencerão à sua equipe (financeiro, compras e operações). Logo, é papel do líder saber RECRUTAR profissionais com o perfil adequado para a execução das tarefas.

3 – Liderando e gerenciando uma equipe já estabelecida ou recém contratada, é papel do líder e do gerente TREINAR e DESENVOLVER profissionalmente seu pessoal, atribuindo valores às suas

funções, destacando a importância do trabalho de cada um para a empresa e apontando os prejuízos tangíveis e intangíveis de um trabalho errado ou negligente.

4 - Treinar e desenvolver pessoas com eficiência envolve também uma habilidade chamada VENDER, que no papel do líder combina mais com PERSUADIR as pessoas a concordar com suas ideias, projetos e mudanças em seu departamento. Sem argumentos e incapaz de vender suas opiniões aos seus liderados, dificilmente conseguirá adesão de todo o grupo para implantar as mudanças e melhorias necessárias para o alcance de seus objetivos. Principalmente quando essas mudanças forem na área comportamental. Por isso devem-se ser um grande influenciador, e sua postura e comportamento têm papel fundamental para que ele alcance com êxito sua tarefa de vender mudanças e projetos à sua equipe. O líder e gerente deve desenvolver, antes de mais nada, o seu marketing pessoal para melhorar sua aceitação perante o grupo e facilitar o seu trabalho.

5 - Por fim, dentro da rotina está a mais importante de todas as funções para a manutenção de um trabalho eficiente, que é a de ACOMPANHAR o trabalho e o desempenho da equipe. Cabe ao líder mostrar-se presente no dia a dia das pessoas acompanhando-as individualmente, fazendo perguntas esporádicas sobre um procedimento ou outro, conferindo a execução de algumas atividades, perguntando se o desenvolvimento do trabalho está satisfatório, se há algo que possa ser aprimorado, enfim, mostrar-se interessado não apenas em fiscalizar e conferir a execução das tarefas, mas em ouvir o que o colaborador tem a dizer além do trivial. Nessa etapa é que está o papel MOTIVACIONAL de

um líder e gerente. Não há como motivar uma equipe ou um indivíduo se o líder e o gerente não estiverem próximo acompanhando e mensurando o desenvolvimento e o desempenho de seus liderados

CAPACITAÇÃO DOS COLABORADORES

Aplicaremos o conceito de liderança situacional que mostra uma relação entre liderança, motivação e poder, em que o líder estará freqüentemente avaliando seus colaboradores e alterando seu estilo de liderança, sendo ela dinâmica e flexível. A liderança situacional busca utilizar modelos diferentes de atuação conforme a situação encontrada. A liderança situacional busca conciliar a tarefa a ser executada, concedendo orientação e direção do líder aos colaboradores, o apoio emocional através de um relacionamento adequado e o nível de maturidade dos colaboradores.

A maturidade pode ser definida como a vontade e a capacidade de uma pessoa assumir a responsabilidade de dirigir seu próprio comportamento. Este modo de liderança iremos dividir em quatro estilos, porém sem desestruturar a estrutura organizacional do Hipermercado:

1. Direção: a liderança irá ocorrer quando o colaborador necessitar aprender a tarefa a ser executada, sendo o líder supervisor da tarefa até seu fim, direcionando o colaborador para elaborá-la até conquistar confiança.

2. Orientação: ocorrerá quando o colaborador necessita conhecer a tarefa e conquistar um estímulo para execução dela. O líder contribui apoiando a obtenção de novas idéias e disseminando conhecimento quando o colaborador necessite de ajuda.

3. Apoio: o líder se encarregará de estimular o colaborador para adquirir segurança e buscar o aprendizado, aumentando suas habilidades e

conhecimento, dando mais respaldo para o colaborador executar suas tarefas. O líder presta apoio, porém supervisiona pouco.

4. Delegação: os colaboradores possuiram maior autonomia e liberdade, tendo conhecimento e segurança das tarefas. O líder mantá um contato com pouca supervisão e pouco apoio. Porém o colaborador terá autoridade para decisões de mudanças ambientais conforme o nível hierárquico.

PLANEJAMENTO FINANCEIRO

A importância de PLANEJAR dentro de uma organização é imprescindível, lembrando que é uma atividade bastante complexa, e assistente quando nele podemos encontrar possíveis erros, falhas para evitarmos no processo resultante. O planejamento financeiro “oferece orientação para a direção, a coordenação, e o controle de providências tomadas pela organização para que atinja seus objetivos”.

A empresa pode utilizar dois tipos de planejamento financeiro, o planejamento financeiro de longo prazo e o planejamento financeiro de curto prazo.

O planejamento financeiro “oferece orientação para a direção, a coordenação, e o controle de providências tomadas pela organização para que atinja seus objetivos”.

A empresa pode utilizar dois tipos de planejamento financeiro, o planejamento financeiro de longo prazo e o planejamento financeiro de curto prazo. Para Gitman (2004, p. 588):

Implantaremos ferramentas para controle de estoque, contas a receber, caixa e bancos, entre outros alertas. Essa checagem do planejamento pode garantir que tudo saia da forma mais eficiente possível. Nos alertamos em questão da retirada do dinheiro. Reinvestiremos na loja parte do lucro líquido, para, dessa forma, reduzir o custo

da utilização de capital de terceiros, como empréstimos bancários, por exemplo. O empréstimo bancário deve servir para aumentar o ganho, e não para ser a solução em pagar contas. A rentabilidade e a lucratividade do negócio também devem estar no planejamento. A rentabilidade é a divisão do lucro operacional do Hipermercado (faturamento menos custos e despesas operacionais) pelo investimento. Já a lucratividade será o lucro operacional dividido pelo faturamento.

Regras:

1 - Identificar as metas para determinado período, que devem ser ambiciosas, mas dentro da realidade

2 - Produzir dados na loja e principalmente armazená-los para futura leitura do cenário em que está inserida

3 - Analisar a situação e fazer a revisão das metas

4 - Definir e executar as estratégias. Para determinada meta, definir uma ou mais estratégias e projetar o tempo necessário para atingi-las

5 - Revisar as estratégias caso as metas não estejam sendo atingidas

Elaboramos alguns Planos de ação quanto aos cortes de custo, pois sabemos que as vendas tem sido boas, porém nossos custos perderam o controle, primeiramente vamos elaborar semanalmente um Fluxo de Caixa, onde o mesmo nos mostrara onde esta nosso maior gasto, desta forma ficando mais fácil nos organizar nos pagamentos.

Iremos aplicar a regra dos três orçamentos, antes de efetuar qualquer compra com nossos fornecedores, cotaremos com no mínimo três empresas, e a que tiver o menor preço e a melhor forma de pagamento efetuamos a compra, porém não podemos perder a qualidade do produto.

Vamos analisar caso por caso que temos de dívida hoje, e vamos tentar negociar de uma forma amigável, antes de

fecharmos nossos acordos vamos analisar as correções nos valores (Juros/Multa), e os que estiverem com o valor acima do esperado continuamos uma negociação até que caiba em nosso Fluxo.

Entraremos com cortes, mas não em nossos fornecedores, pois temos uma equipe com competência, nossos cortes serão:

• Redução de energia: Não deixaremos mais nossas luzes internas acesas, pois isso causa um grande gasto na enérgica, deixaremos apenas nossos freezer, para não perder a qualidade nos alimentos, a luz externa deixaremos acesa apenas a que fica localizada em nosso Folder;

• Em nosso escritório teremos controle em tudo, nossos materiais tais como Caneta, Lápis, Borracha e Réguaquando algum Colaborador pegar qualquer material iremos cadastrar em nosso sistema, sabemos que uma caneta pode durar em torno de 02 meses, dessa forma, só será disponibilizado uma nova caneta após esse período.

• Nossos papeis para impressão também teremos um controle, mas economizaremos utilizando rascunhos e frente e verso das folhas.

• Não daremos mais aos nossos clientes sacolas, quando chegar mercadoria guardaremos as caixas, e informaremos nossos clientes que para guardar a compra temos caixas disponíveis para guardar suas compras.

Colocado tudo em prática, com o tempo conseguiremos voltar a ter nosso lucro.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O objetivo desse trabalho foi a análise interna e externa da empresa Hoterdan - Hipermercado localizada no interior de São Paulo/SP, para elaborar um planejamento estratégico que poderá de acordo com a capacidade da empresa, facilitar a sua permanência e fortalecimento no mercado. Assim, esse estudo poderá ser

adaptado para contribuir com supermercados ou mini- mercados que desejam expandir seus negócios, chegando ao entendimento de possíveis alternativas, de acordo com as capacidades e os anseios de cada um, que facilitarão a permanência no mercado. Contudo, para melhor otimização de uma organização faz se necessário hierarquizar as competências sobressaindo-se as essências, seguindo para as funcionais, gerenciais e por fim as competências pessoais devendo ser estimulado democraticamente pela gestão em questão.

Esse artigo também, poderá contribuir para o surgimento de novos estudos nessa área, que carece de tantas alternativas para se manter nesse mercado que requer mudanças constantes

...

Baixar como  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »