TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIFERENÇA ENTRE SÓCIOS E ACIONISTAS

Por:   •  31/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  4.628 Visualizações

Página 1 de 2

DIFERENÇA ENTRE SÓCIOS E ACIONISTAS

Existem várias diferenças fundamentais entre um sócio e um acionista. Para entender de forma simples, um sócio é uma pessoa que, em parte, também é dono do negócio. O acionista é uma pessoa que tem uma participação privada na empresa na forma de estoques comprados através de uma bolsa de valores. As diferenças são muitas.

Acionistas: Pessoas físicas ou jurídicas que compram ações de uma empresa através de bolsa de valores, pelo mercado livre ou por meio de outros acionistas. Dependendo da sociedade (anônima ou comandita) o acionista pode ou não participar das decisões e tomadas de votos da empresa.

Em sociedades anônimas, os acionistas geralmente não participam da tomada de decisões da empresa, cujo único interesse é unicamente o de receber uma retribuição em forma de dividendo em troca do seu investimento. Quando do ato do balanço anual da empresa, é reservada uma cota dos lucros, e divididos com os acionistas, dependendo da quantidade de ações que o acionista possui.

Em sociedades comanditas, os acionistas podem participar da tomada de decisões da empresa e sua relevância está diretamente proporcional a quantidade de ações que o mesmo possui.

SÓCIO: Denominação que nomina cada parte de uma empresa em um contrato de sociedade. Também podem ser chamados de cada uma das partes que trabalham conjuntamente em desenvolver um negócio empresarial.

O Sócio tem participação direta na empresa, com poder de voto nas decisões da diretoria, e tem uma retirada mensal a título de pró-labore. 

ACIONISTAS MARJORITÁRIOS

Acionista que detêm uma quantidade tal de ações com direito a voto que lhe permite manter o controle acionário de uma empresa. É o indivíduo, ou conjunto de indivíduos, que possui o efetivo controle administrativo da empresa, por possuir um número suficiente de ações ordinárias.

A IMPORTÂNCIA DOS ACIONISTAS ORDINÁRIOS E DA COMPROVAÇÃO DOCUMENTACIONAL DE SUA REPUTAÇÃO

Acionistas ordinários são os detentores do controle da empresa. Proporcionam participação nos resultados da empresa e conferem ao acionista o direito de voto em assembléias gerais.

É essencial para que determinada empresa possua acionistas ordinários com a reputação ilibada, pois as ações ordinárias são as ações que possuem participação nos resultados econômicos de uma empresa. Confere ao acionista o direito de voto em assembléia.

O papel do acionista ordinário é de extrema participação e importância na empresa, logo, é necessário que haja documentos certificados em cartório, comprovando  a falta de antecedentes negligentes por parte do acionista, seja ele jurídico ou físico.  É necessário também que haja esse mesmo tipo de documento, comprovando a capacidade financeira e patrimonial dos acionistas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (65.5 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com