TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição de responsabilidade social corporativa

Trabalho acadêmico: Definição de responsabilidade social corporativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  4.937 Palavras (20 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 20

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

POLO- CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)

TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

ELTON SILVA PALHETA

RA: 9680466993

GERSOLINA COELHO DA COSTA

RA: 9614507438

“RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA”

BELÉM – PARÁ

2014

ELTON SILVA PALHETA

RA: 9680466993

GERSOLINA COELHO DA COSTA

9614507438

“RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA”

Ensaio Acadêmico apresentado ao Curso de Tecnologia em Gestão Pública, como requisito para a formação no Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso de Tecnologia em Gestão Comercial – PROINTER II

Orientadora : Rosangela Sousa

BELÉM - PARÁ

2014

INTRODUÇÃO

Vivemos numa sociedade moderna, na qual a tecnologia está cada vez mais forte, os produtos industrializados ganharam espaço e hoje dominam mercado. Mas todas essas “vantagens” produziram um prejuízo com o qual devemos arcar que é a destruição do meio ambiente, do meio em que vivemos.

A poluição causada pelas organizações afeta diretamente a natureza, sendo responsável pelo aquecimento global e causando vários impactos ambientais. Em razão disso, foram criadas leis por meio de vários encontros internacionais, em que se decidiu minimizar a poluição provocada pelas empresas.

Estratégias são criadas com o intuito de fortalecimento empresarial no mercado. As certificações e normas técnicas de qualidade são critérios de avaliação de responsabilidade social implementadas pelas Empresas conscientes, visto que o mau gerenciamento da sustentabilidade representa um risco para a sua reputação e imagem. Ainda sob o enfoque da gestão empresarial, será abordada a política implementada nas Empresas com relação à preservação do meio ambiente, haja vista que quadro de desenvolvimento econômico atual requer das indústrias a exploração contínua de recursos naturais. Diante desse fato, é necessária a implementação de estratégias, bem como das auditorias ambientais, para conciliar o fator econômico com o ambiental e amenizar o impacto que estas ações podem gerar perante a sociedade.

Será abordada a política implementada nas Empresas com relação à preservação do meio ambiente, haja vista que o quadro de desenvolvimento econômico atual requer das indústrias a exploração contínua de recursos naturais. Diante desse fato, é necessária a implementação de estratégias, bem como das auditorias ambientais, para conciliar o fator econômico com o ambiental e amenizar o impacto que estas ações podem gerar perante a sociedade.

E, por fim, vale ressaltar o debate sobre a transformação social ocorrida nos últimos anos, em razão de novas posturas e mudanças de paradigmas, levando a responsabilidade social a criar dimensões imagináveis à sociedade, de modo que suas práticas habituais e contínuas as tornem positivadas perante a sociedade, independentemente de regulamentação jurídica.

A abordagem visa a demonstrar que o Direito vai além de um sistema de regras, quando a própria sociedade empresarial passa a interpretar como seus os princípios, os valores e os costumes que entendam ser necessários para a melhoria das relações comerciais e sociais. A lei passa a ser legítima e alcança a justiça quando reflete as necessidades de uma sociedade.

1. RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA

O gestor moderno deve tomar a decisão de assumir a responsabilidade social para com o meio ambiente, que poderá, eventualmente, sofrer com as atividades produtivas da organização e também participar de ações que promovam bem-estar, pelo menos da comunidade de entorno. As relações da empresa com a sociedade são dinâmicas, pois envolvem aspectos econômicos, sociais, políticos, legais, ambientais e, portanto poderão sofrer variações no decorrer do tempo. Tais ações não devem ater-se à filantropia, mas sim, envolver-se com projetos que contemplem desde a ideia, a formulação e implementação de estratégias para se agir, monitorar e, quando necessárias, adotar ações corretivas. A organização por meio de seus colaboradores, na figura de voluntários, poderá levar para as comunidades modelos de gestão para que se busque a solução de problemas de maneira sustentável e não apenas assistencialista. Quem legítima a empresa é a sociedade, portanto, o gestor não pode deixar de ter um olhar criterioso para a sociedade que acolhe a organização.

Cabe ao gestor garantir que o conhecimento seja compartilhado, disseminado entre todos para que saibam compreender antes de decidir e agir, pois todo julgamento é pautado nos conhecimentos e experiências vivenciados e internalizados, em outras palavras, por trás de toda ação, existe uma teoria que a fundamenta.

Os recursos humanos são hoje, um ativo intangível de enorme valor para as organizações, mas é preciso que seja despertado o interesse destes para que se desenvolvam e compartilhem as descobertas e novidades e que possibilitem, assim, o alcance dos objetivos organizacionais.

A responsabilidade social empresarial passou por uma evolução de conceitos nosúltimos anos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.7 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com