TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definições / condições para se tornar empresário

Projeto de pesquisa: Definições / condições para se tornar empresário. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.158 Palavras (13 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 13

Sumário

Definições / Condições para se tornar empresário pag. 4

Condições para se tornar empresário ( quadro ) pag. 5

Empresário e o conceito de empresa pag. 6

Tipos de sociedades pag. 7

Tipo de sociedade escolhido / Nome da empresa / Contrato social pag. 8

Registro do contrato social pag. 9

CNPJ / Inscrição Estadual / Cadastro na Prefeitura pag. 11

Informações sobre os órgãos competentes pag. 12

Fonte pag. 13  

Definições

a) Profissionalmente é nada mais do que uma pessoa dedicada a sua profissão que agi em pura consciência do seu dever perante a sua atividade.

b) Atividade econômica é toda ação dos seres humanos destinada a produzir, distribuir ou constituir riquezas, são todas as atividades que geram a economia dentro de um pais.

c) Atividade Organizada As empressas exercem atividades organizadas para a produção ou a circulação de bens ou de serviços no intuito de obter lucro.

Condições para se tornar empresário na legislação atual

Perante o código civil:

Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços. E não se considera empresário quem exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exercício da profissão constituir elemento de empresa.

Graças à ação do empresário a empresa passa a existir com isso passa a existir também os direitos e deveres sendo o empresário responsável pela atuação jurídica da empresa

Alem disso existem outros pontos importantes para se tornar empresário como:

- Exercer a atividade de forma habitual e pessoal.

- Capacidade Jurídica: Condição de adquirir direitos e contrair deveres em nome próprio.

- Ausência de impedimento legal para o exercício da empresa

- Registrar a empresa, no cartório ou na junta comercial, assim iniciando suas atividades.

- Só será considerado empresário aquele que exercer profissionalmente a empresa em nome próprio e não em nome de outros, e o fizer com o intuito de lucro.

A atividade do empresário deverá buscar o lucro a partir do bem ou serviço que explora. Esse lucro deverá ser intentado mediante o exercício de atividade organizada de forma a articular sob o domínio do empresário quatro artifícios básicos, que são: capital, mão de obra, insumos e tecnologia. Sem um desses fatores basilares não há a atividade empresarial.

Condições para se tornar um empresário

Perguntas Respostas

Qual é o conceito de empresário? Empresário é a pessoa responsável pela empresa, por suas atividades e também pela parte jurídica. É a base fundamental da empresa.

Quem a legislação não considera

Empresário? Não se considera empresário quem exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística.

Cite 5 características do empresário. 1- Exerce sua atividade de forma habitua

2- Que exerce atividade econômica

3- Exercer atividade voltada para produção ou circulação de bens e serviços.

4- Que exerce sua atividade de forma organizada.

5- Monopólio das informações. Isso significa que o empresário detém – ou deveria deter - todo o conhecimento e informações da empresa.

Quais são os pressupostos fundamentais ao exercício de atividade empresarial E o exercício individual o coletivo da atividade econômica organizada de produção, circulação de bens e de serviços.

O que é uma empresa? É uma atividade econômica organizada, para a produção ou circulação de bens ou de serviços. Não pode ser entendido como um sujeito, uma pessoa jurídica ou o local onde se desenvolve a atividade econômica.

Empresário e o conceito de empresa

Empresário é a pessoa responsável pela empresa, pessoal essa que da inicio as atividades da empresa e com isso passa a ter direitos e deveres sendo responsável pela atuação jurídica da empresa, o que é diferente de sócio, pois para ser um empresário deve haver efetivo exercício enquanto que para ser sócio não há a necessidade de exercer a atividade empresarial. A empresa não é um sujeito de direitos e obrigações e sim uma atividade que tem leis a ser seguida, isso geralmente cria confusão e dúvidas jurídicas e legais.

Perante a lei considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços e não se considera empresário quem exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exercício da profissão constituir elemento de empresa (Art 966).

A empresa é uma atividade e pode ser desenvolvida pelo empresário ( pessoa ) ou pela sociedade empresária. Entende-se como "empresário" tanto aquele que de forma singular pratica profissionalmente atividade negocial, como a pessoa de direito constituída para o mesmo fim. Ambos praticam atividade econômica organizada para a produção, seja para a transformação seja para circulação de bens e prestação de serviços com objetivo de lucro.

Ser empresário não significa, simplesmente, fazer alguma atividade empresarial, Para ser considerado empresário existem alguns requisitos básicos, porque trata-se de qualificação profissional as características do empresário são:

- Capacidade jurídica.

- Ausência de impedimento legal para o exercício da empresa.

- Efetivo exercício profissional da empresa.

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com