TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional Empresa L&AConstrução

Por:   •  15/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.284 Palavras (6 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 6

                                                 [pic 1]

ANA CAROLINE WILHELM ALVES -RA: 9137279817

MAIRA RUBIA RAMTHUN MAFRA –RA: 9419567861

 PATRÍCIA DOS SANTOS FERREIRA -RA: 9369308083

TUTOR PRESENCIAL: CARLOS ALBERTO SCHROEDER

DESAFIO PROFISSIONAL

JARAGUÁ DO SUL

2014

Universidade Anhanguera-UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Ana Caroline Wilhelm Alves - RA: 9137279817

Maira Rubia Ramthun Mafra – RA: 9419567861

Patrícia dos Santos Ferreira - RA: 9369308083

Desafio Profissional

Trabalho De Desafio Profissional apresentado ao curso de

Administração 2ª fase da

 Faculdade Anhanguera

Educacional de Jaraguá Do Sul-UNIDERP,

Apresentado nas disciplinas de Teorias da Contabilidade, Ciências Sociais e Responsabilidade social e Meio Ambiente. Sob a orientação do Tutor Carlos Alberto Schroeder.

JARAGUÁ DO SUL

2014

INTRODUÇÃO

A palavra da moda é Sustentabilidade, em toda a área de trabalho e convivência familiar, se fala muito em sustentabilidade, reciclagem, aproveitamento, o mundo está desesperado para se recompor. O consumismo com a alta elevação tornou-se inviável, o negócio é empreendimento a longo prazo, e com menor impacto ambiental, com a importância voltada para alta qualidade de vida na questão da saúde.

Uma das áreas que tem crescido muito é a Construção Civil, na qual tem gerado proporções gigantescas de desperdícios de materiais e o deslocamento inadequado dos tais.

Dentre disto, abordaremos ligados com a área da Construção Civil e em pauta, a Empresa L&Construção um projeto sustentável para três áreas de extrema importância: econômica, ambiental e social.

DESENVOLVIMENTO

Construção Civil é o termo que engloba a confecção de obras como casas, edifícios, pontes, barragens, fundações de máquinas, estradas, aeroportos e outras infraestruturas, onde participam arquitetos e engenheiros civis em colaboração com técnicos de outras disciplinas. Os termos construção civil e engenharia civil são originados de uma época em que só existiam apenas duas classificações para a engenharia, sendo elas civis e militares, cujo conhecimento, por exemplo, de engenharia militar, era destinada apenas aos militares e a engenharia civil destinada aos demais cidadãos. Com o tempo, a engenharia civil, que englobava todas as áreas, foi se dividindo e hoje conhecemos várias divisões, como por exemplo, a engenharia elétrica, mecânica, química, naval.

A construção, seja ela de um prédio enorme ou de uma pequena casa, corresponde a um grande percentual dos impactos ambientais causados pela construção civil no ambiente, onde os principais fatores relacionados são a perdas de recursos naturais, a geração de resíduos, os impactos referentes à interferência da obra no meio físico, biótico e antrópico, dos quais se inicia no canteiro de obras, definida pela NBR – 12284 que diz que o canteiro de obras é o conjunto de “áreas destinadas à execução e apoio dos trabalhos da indústria da construção, dividindo-se em áreas operacionais e áreas de vivência”. (NBR - 12284), ou seja, podemos definir o canteiro de obras como uma área dentro de uma construção que foi definida ou caracterizada para o armazenamento de materiais de construção, suporte aos trabalhadores e execução da obra, entre diversos outros fatores.

Com tudo isso, são gerados os impactos ambientais, que pode ser definido como: alteração do meio ou em algum de seus componentes devido a determinada ação ou atividade, no caso da construção civil, são vastos os impactos ambientais causados por esta, principalmente na etapa da construção onde podemos ter poluição sonora, poluição atmosférica, alteração do perfil do solo, impactos visuais.

Com o crescente avanço da construção civil, o aumento dos impactos ambientais causados por esta também aumentou, e consequentemente surgiram normas e resoluções para direcionar esta operação afim de que causem menores danos ao meio ambiente, de acordo com a CONAMA.

É de suma importância que os profissionais da construção civil conheçam e se proponham a modificar a atual situação que a execução de obras vem causando ao meio ambiente. Diante desta situação o conhecimento dos impactos ambientais gerados em um canteiro de obras se mostra elemento importantíssimo, visto que durante a execução de uma obra surgem atividades que provocam uma interação com o meio ambiente modificando sua estrutura inicial, atividades estas que podem vir a ser controlada pela equipe de obra, são os chamados “aspectos ambientais”. Como exemplo de aspectos ambientais pode-se citar as obras de fundações que na fase de execução apresentam uma atividade intensa de vibração, que vem a ser um aspecto ambiental, e que pode acarretar um incômodo na população vizinha, porém, tal incômodo pode vir a ser atenuado se o sistema de execução desta fundação for modificado.

Dá-se a entender através deste estudo que toda obra gera um impacto econômico. Por isso, não quer dizer que uma obra gera prejuízo, uma obra também gera benefícios, vejamos a tabela a seguir:

Titulo da Ação: Sustentabilidade Econômica

 

 

 

 

Objetivo

Ação

Resultados esperados

1. Rentabilidade

A. Capital de Giro

Crescimento Comercial

 

B. Vendas

Aumento de Renda

 

C. Investir em Marketing

Conscientização

2. Preservação do

A. Reciclagem

Gerar empregos

Meio Ambiente

B. Venda de restos de materiais

Lucros, (aumento de renda)

 

C. Coletar restos de materiais

Todos precisamos de uma cidade

 

em empresas vizinhas

limpa, então todos podemos ajudar

 OBS: No caso, rentabilidade na ação C, queremos dizer que existem mecanismos que podem ser aplicados para aumentar a sustentabilidade de um determinado empreendimento sem adicionar custo. Já no objetivo 2, de preservação do meio ambiente, queremos dizer que, se todas as empresas fizerem o mesmo que a empresa L&Construção, a cidade estará mais limpa e isso fará com que todos possam viver melhor, sem a poluição (de empresas), e também ira gerar mais empregos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (204.5 Kb)   docx (110.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com