TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio UTILIZAÇÃO DE ENERGIAS LIMPAS E A LIMPEZA DE RESIDUOS

Por:   •  28/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.509 Palavras (11 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

                             UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

ADMINISTRAÇÃO

2º SEMESTRE

O trabalho acadêmico DESAFIO PROFISSIONAL é pré-requisito para conclusão das disciplinas de  teorias da contabilidade, ciências sociais e responsabilidade social e meio ambiente. Tem como orientador do trabalho o professor Tutor Presencial, Ronaldo Carlos Borges Leite.

 Bruna                 RA: 0000000000

        

SENHOR DO BONFIM – BAHIA, 04/11/2014.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

CAPÍTULOS:

1. DESAFIO....  4

2. UTILIZAÇÃO DE ENERGIAS LIMPAS E A LIMPEZA DE RESIDUOS....  4

   O MERCADO DE TRABALHO SE TORNAR RECICLÁVEL E A EMPRESA TER  AUMENTO NOS LUCROS....  4

3 .FAZER USO DOS 3 Rs.... 5

    CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL E ACESSIVEL.... 6

4. PROMOVER PROJETOS SOCIAIS....  7

    PROMOVER PROJETOS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL....  7

5. RELATÓRIO.... 8

CONSIDERAÇÕES FINAIS....  10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.... 11

INTRODUÇÃO

Nunca se ouviu tanto, como na atualidade, falar-se em sustentabilidade. Por conta do mercado altamente competitivo e cada vez mais existente, entende-se que uma empresa que respeita questões sociais, é uma empresa merecedora de credibilidade, uma vez que o respeito ao social é sinônimo de respeito ao humano, à sua comunidade, ao seu locar de moradia, ao seu habitat.

Baseado nestes princípios, este trabalho tem o objetivo de ser um norteador para a empresa L&Construção, tendo em vista à necessidade da mesma na adequação à nova ordem mundial acerca da sustentabilidade. Para isso, subsiste a necessidade do conhecimento dos impactos causados ao meio ambiente, tendo em vista as práticas altamente degradantes aplicadas pelas empresas do ramo da construção civil. Não obstante, prima-se o entendimento de que a sustentabilidade empresarial pode ser uma oportunidade para novos negócios, bem como valorização da marca empresarial, aumento da margem de lucros, potencialização da competitividade, bem como ainda, maior credibilidade.


DESAFIO PROFISSIONAL

PASSO 1 :
Elaborar projetos objetivando a diminuição  de entulhos e o descarte do mesmo em áreas impróprias, fazendo uso do lixo e de tecnologias limpas espalhadas pela natureza.

PASSO 2 :

1º OBJETIVO
UTILIZAÇÃO DE ENERGIAS LIMPAS E A LIMPEZA DE RESIDUOS.

AÇÕES:

(A) Haver a utilização de energia limpa como solar, colocando as placas de instalação, pode ser usado em um determinado período do dia, já que ela não tem tanto suporte para certas coisas.
Resultados esperados :
Pode reduzir o uso e o custo de energia elétrica em 40 a 50 % dependendo do período que se usa.

(B) Tratamento de todos os resíduos orgânicos e materiais gerados no processo produtivo.
Resultados esperados :
Não reduz totalmente a poluição , quando os mesmo são jogados na natureza mas reduz em torno de 25% de produtos como chorume e outro tóxicos usados na fabricação de cimento por exemplo.

(C) Conscientizar funcionários a usar energia elétrica de forma racional  e principalmente água também passando a construir tanques para reaproveitar água da chuva,  fazer a reutilização e o tratamento da agua usada nas torneiras da empresa ou até mesmo  do esgoto usando-a na construção.
Resultados esperados :
A conscientização pode ser feita ate na casa dos funcionários já que os mesmos estão acostumados na empresa, tendo assim uma responsabilidade social e sustentável dos mesmos, reduzindo o custo de energia e de água principalmente fazendo com que os custo de agua e de energia na empresa diminuam, mesmo que seja gasto muito para se fazer o tratamento da agua.

2º OBJETIVO :
O MERCADO DE TRABALHO SE TORNAR RECICLÁVEL E A EMPRESA TER  AUMENTO NOS LUCROS.

AÇÕES:

 (A) Utilizar meios de transportes de mercadorias, mas econômicos e menos poluentes.
Resultados Esperados:
Reduzir o uso da gasolina já que é a, mas poluente na emissão de gases na atmosfera, fazendo uso do etanol ou então transportes ferroviários. Aumentando o lucro da empresa já que o etanol é mais em conta e havendo uma responsabilidade social já que não está se pensando só no lucro, mas sim no meio em que se vive.

(B) Utilizar embalagens de tintas, por exemplo, pregos e outros materiais recicláveis , que vão para a mão do consumidor e voltem, promovendo descontos para clientes que participarem da campanha de devolução
Resultados esperados:
Economia  para os dois lados, tanto para consumidor que adora economizar como para empresa que quer fazer seu papel de sustentabilidade, assim diminuirá o acúmulo de muitos resíduos plásticos e metálicos deixados na natureza e a fabricante gastara menos com a fabricação das embalagens.

(C) Reutilizar papel ofício, embalagens plásticas de canetas etc...
Resultados esperados:
Ajudar a reduzir o desmatamento e contribuir para a diminuição de tanta queima de lixos como havia na organização, gerando menos gastos e usando mais tecnologia.

PASSO 3:

1º OBJETIVO:

FAZER USO DOS 3 Rs

  • REDUZIR
  • RECICLAR
  • REUTILIZAR

AÇÕES:

(A) A empresa pode
reduzir o uso de madeiras e derivados de pedra, propondo ao cliente  que ele vá a construção olhe a quantidade  de produtos que precisa e se no final da obra haver sobrado muito material gerar descontos e fazer a reutilização da sobra. Fazer pesquisa ou ate mesmo ir em busca de informações sobre a utilização de produtos que ajudem na fabricação de blocos já que os mesmos são compostos de agregados na sua industrialização.

Resultados esperados:

Ajudar a reduzir entulhos muitas vezes deixados nas ruas de cidades ou até mesmo em frente de casas, gerando um melhor reaproveitamento de resíduos que podem ser reaproveitados e utilizados novamente, buscando informações para ajudar a empresa ser, mas sustentável em relação aos produtos utilizados na fabricação de muitos materiais.

(B) Promover programas, ou ate mesmo utilizar seus funcionários um dia a cada mês para reciclarem produtos como garrafa pet, gesso, sacolas plásticas, caixas de papelão etc..
Resultados esperados:
Implantar algo que vai ser de bom proveito para a empresa já que a mesma quer se conscientizar sobre o assunto de sustentabilidade, ajudando a reduzir grandes lixões e ainda conscientizando não só seus funcionários, mas a população em geral.

(C) Após se fazer reciclagem a empresa pode
reutilizar as caixas de papelão, por exemplo, para se guardar materiais que vão para o mercado de trabalho, assim fazendo reutilização da sacolinha plástica que é um dos principais poluidores além de precisar de um grande tempo  pra se decompor, usando a garrafa pet para fabricar portas que correm para banheiros por exemplo e o gesso com o isopor pode ser usado na fabricação do bloco para laje.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (197.4 Kb)   docx (52.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com