TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Sustentável : Gestão de Resíduos Industriais

Por:   •  17/10/2018  •  Artigo  •  6.613 Palavras (27 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 27

FACULDADE DIADEMA - UNIESP

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CAMILA RODRIGUES DE MELO

MATHEUS GONÇALVES DE OLIVEIRA

MILTON DA SILVA CUNHA JUNIOR

TARCÍSIO BARBOSA DA SILVA

        

        

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL:

GESTÃO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS DA GRANDE SÃO PAULO

DIADEMA

2017

CAMILA RODRIGUES DE MELO

MATHEUS GONÇALVES DE OLIVEIRA

MILTON DA SILVA CUNHA JUNIOR

TARCÍSIO BARBOSA DA SILVA

        

        

        

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL:

GESTÃO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS DA GRANDE SÃO PAULO

Projeto Interdisciplinar solicitado pelo Profº Ms. Cleber Faustino dos Santos, elaborado para a disciplina Estudos contemporâneos do curso Bacharel em Administração, conferido pela Faculdade Diadema, sob orientação do Profº Esp. David Martins Da Silva.

DIADEMA

2017[pic 1]

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: GESTÃO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS DA GRANDE SÃO PAULO

Camila Rodrigues De Melo

Matheus Gonçalves De Oliveira

Milton Da Silva Cunha Junior

Tarcísio Barbosa Da Silva

Resumo

O descarte correto de resíduos industriais é de grande importância para a preservação do ecossistema, com essa preocupação foi realizada essa pesquisa, utilizou-se o método qualitativo para uma maior qualidade na coleta de dados, os dados considerados mais relevantes foram aplicados em quadros para facilitar a compreensão do leitor e também foram aplicados dez questionários para a coleta de informações sobre a realidade e sustentabilidade fabril, com essa análise conseguir dados concretos para identificar os motivos e apontar algumas das consequências do descarte irregular de resíduos industriais.

Palavras chave: Sustentabilidade. Ecossistema. Descarte de resíduos industriais.

Introdução

A produção industrial trás consigo um grau de desafio, gerar receitas e atender seus clientes com menor impacto negativo ao meio ambiente, sem que isso resulte em excesso de resíduos que prejudicam o mesmo e por consequência a vida das pessoas. Danos ambientais resultantes de práticas inadequadas das disposições dos resíduos têm aumentado a preocupação da população da grande São Paulo. No entender é possível perceber através de denúncias, a existência de descarte de resíduos industriais de forma ilegal por falta de conhecimento ou por negligência, que afeta diretamente em todo ecossistema da região. Frente a esse fato, essa pesquisa pretende responder a seguinte pergunta, quais os possíveis motivos que levam as empresas a fazer descarte irregular de resíduos industriais?

Torna-se necessário conscientizar as indústrias e seus colaboradores em relação aos benefícios que o sistema de coleta de resíduos industriais adequadamente pode proporcionar, podendo ter ainda melhor efeito se praticado junto com a separação dos materiais gerados para reciclagem por classe, diminuindo assim os possíveis impactos ambientais ajudando preservar e proteger o meio ambiente no todo. Com necessidade de um meio ambiente efetivamente saudável, faz-se necessária a busca de varias ações junto as empresas, analisar de que forma está sendo feito o descarte de resíduos, descrever as praticas de gerenciamento de resíduos indústrias na grande São Paulo, identificar possíveis problemas neste gerenciamento, verificar a existência de programas de redução e segregação e disposição final de resíduos industriais gerados e por final identificar os possíveis benefícios que podem ser obtidos com esses programas.

Este trabalho é importante uma vez que, é possível evidenciar as consequências que causam o descarte de resíduos industriais de forma ilegal lançado no meio ambiente e tem como intuito de conscientizar empresas, colaboradores e comunidades a importância dessa prática evitando possíveis problemas tais como: poluição dos lençóis freáticos, rios, lagos e represas que é utilizado para consumo (água potável), bueiros com dejetos e entupidos causando alagamentos e enchentes, óleos usados de máquinas e borras químicas que podem causar doenças gravíssimas na pele e se inalado também nos pulmões, sendo altamente agressiva a saúde. Baseado na análise do ciclo de vida dos produtos e na produção limpa, gerenciar resíduos industriais é uma oportunidade de promover a qualidade da separação e comercialização dos materiais, evitar danos ambientais e a saúde pública, reduzir desperdício e custo, aumentar assim a lucratividade dos negócios, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

Sustentabilidade da produção

 A produção sustentável é uma prática que vem tendo força nos tempos e comum segundo os autores, Harrington&Alan Knight (2001, p. 29) a organização considera o impacto social, ambiental e econômico de suas atividades, produtos e serviços. A gestão das questões ambientais é vista como responsabilidade social, moral e ética. No mesmo sentido Guerra, (2014, p.110) cita que a partir da contradição econômica e ecológica, se questionam as formas de desenvolvimento, já que se priorizou o desenvolvimento quantitativo, chamado desenvolvimento econômico e se descuidou do habitat humano. Percebe- se a importância de criar padrões sustentáveis e incentivar a sua utilização dentro de seus respectivos campos de atuação.

Os padrões Sustentáveis de Produção e Consumo, conforme Guerra (2014, p. 433).

Devem seguir os padrões sustentáveis de produção e consumo, são produções e consumo de bens e serviços de forma a atender as necessidades das atuais gerações e permitir melhores condições de vida, sem comprometer a qualidade ambiental e o atendimento das necessidades das gerações futuras. Os padrões sustentáveis de produção e consumo podem ser compreendidos como os parâmetros que orientam as técnicas produtivas de uso e exploração dos recursos naturais no processo produtivo, bem como o comportamento do mercado de consumo, de modo que os mesmos sejam menos lesivos ao meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.5 Kb)   pdf (239.9 Kb)   docx (321.1 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com