TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Deveres como Analista Financeiro

Artigo: Deveres como Analista Financeiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  Artigo  •  1.270 Palavras (6 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 6

2.1 DESCRIÇÃO DO CARGO

Cargo: Analista Financeiro

Setor: Diretoria Financeira

Cargo do superior imediato: Diretor Financeiro

2.1.1 Responsabilidades do Cargo

Responsável pela gestão de tributos, formação do preço de venda, auditoria, controle das contas a pagar, controle das aplicações financeiras, controle dos saldos bancários, administração do fluxo de caixa e análise das demonstrações financeiras.

2.1.2 Atribuições do Cargo: O QUE FAZ? COMO FAZ? PARA QUE FAZ?

Realizar a captação de recursos visando decidir a relação entre dívida e capital próprio mantendo um bom equilíbrio entre capital e dívida, alocar recursos da melhor maneira possível, considerando o tamanho da empresa e a sua capacidade de crescimento. Realizar pagamentos da empresa (notas fiscais de consumo, serviços, títulos bancários, tributos e outros); Fará cadastro de clientes no sistema da empresa; Fará acompanhamento dos pagamentos lançados através de sistema e planilha eletrônica; Responsável por conciliações e relatórios da área de contas a pagar.

2.1.3 Requisitos para o Cargo

2.1.3.1 Competências técnicas (conhecimentos):

2.1.3.1.1 Escolaridade:

a) Requisitos mínimos – Superior Completo.

b) Suplementares – Especialização na área de Administração, Economia ou Ciências Contábeis.

2.1.3.1.2 Experiência:

Requisitos mínimos - 2 anos em atividades administrativas.

2.1.3.1.3 Cursos – Treinamentos complementares:

a) Requisitos mínimos - Informática básica.

b) Suplementares - Legislação Tributária, Fiscal, Previdenciária ou Trabalhista.

2.1.3.2 Competências comportamentais:

Visão sistêmica.

Habilidade conceitual para solucionar de problemas.

Habilidade de comunicação e interação (ou de relacionamento).

2.2 RECRUTAMENTO

2.2.1 O que é Recrutamento?

Antes de explicar os tipos e as técnicas de recrutamento, vamos ver o que é Recrutamento?

Para Seiffert (2005, p. 104) “O processo de recrutamento envolve a busca e a atração de candidatos de fora da empresa, que satisfazem os requisitos de qualificação, competências e habilidades nos cargos, definidos pela Embraer”.

Segundo Chiavenato (2008, p. 114) O recrutamento corresponde ao processo pelo qual a organização atrai candidatos no MRH para abastecer seu processo seletivo. Na verdade, o recrutamento funciona como um processo de comunicação: a organização divulga e oferece oportunidades de trabalho ao MRH.

Também temos que salientar que existem dois tipos de recrutamento: o interno (que seria recrutar os próprios colaboradores da empresa) geralmente escolhido para ocuparem cargos mais complexos do que o atual ocupado pelo funcionário, ou se busca recompensar e motivar o colaborador oferecendo-o uma promoção na carreira ou algo parecido; e o recrutamento externo (o preenchimento das vagas ocorre com candidatos de fora da corporação), do qual foi o método escolhido pela nossa empresa fictícia.

2.2.2 Técnicas de Recrutamento

A partir do momento em que decidimos optar pelo tipo de recrutamento externo para captar novos talentos na área de analista de finanças, vamos então escolher as técnicas de recrutamento.

A Gestão de Pessoal da empresa utiliza constantemente quase todas as técnicas de recrutamento com destaque para técnicas de baixo custo e de alta efetividade. Podemos então definir que a empresa está permanentemente realizando recrutamento e que o processo é intenso, mesmo sem ter vagas para oferecer.

Dentre essas técnicas podemos citar:

Recrutar através de meios eletrônicos: o candidato pode a qualquer momento entrar em contato com nossa empresa através do site institucional, ou até mesmo, mandar seu currículo por e-mail;

Buscar em universidades por talentos: entrar em contato com faculdades que tenham cursos de pós-graduação na área em que se espera contratar esse novo colaborador, para pedir indicação de alunos com potencial para ocupar a vaga; e

Realizar anúncio em revistas e jornais: com o apoio do setor de marketing da empresa elaborar anúncios bem criativos que chamem a atenção de especialistas da área, para esses entrarem em contato com a montadora e querer fazer parte da equipe.

2.3 SELEÇÃO DE PESSOAS

2.3.1 O que é Seleção de Pessoas?

Podemos afirma que passando a etapa do recrutamento dos candidatos, o próximo passo seria escolher os melhores para preencher as vagas. Levando em consideração as exigências do cargo em relação às características dos candidatos, consequentemente entre todas as pessoas recrutadas apenas algumas irão entrar na empresa.

Segundo Chiavenato (2008, p. 133) “A seleção de pessoas funciona como uma espécie de filtro que apenas algumas pessoas possam ingressar na organização: aquelas que apresentam características desejadas pela organização”.

2.3.2 Técnicas de seleção

Para selecionar os dois Analistas financeiro será escolhido um número em torno de oito candidatos para então ser aplicado as técnicas de seleção. Os processos da seleção ocorrerão em três etapas e serão utilizadas duas técnicas.

A primeira etapa consistirá em realizar um teste de conhecimentos nos candidatos. A forma de realização desse teste será escrita e o conhecimento exigido será específico sobre a área financeira. Também irá fazer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com