TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado Financeiro

Casos: Mercado Financeiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2012  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  1.964 Visualizações

Página 1 de 2

IPCA estável

Em 2012 o índice veio bem menor que comparado com o mesmo período em 2011 e 2010, cerca de 0,5% de diferença. Isso significa que a inflação diminuiu também o que no favorece e, consequentemente, a taxa Selic Meta também teve variação.

Inflação cai

O IPCA interfere diretamente no controle da inflação. Devido ao decréscimo do mesmo, a taxa de inflação tende a manter-se em baixa, devido ao fato, do seu principal termômetro estar baixo e estável nesse patamar.

Projeção do PIB

De acordo com a projeção o PIB, provavelmente, crescerá razoavelmente em 2012. A alta de 2,7% no Produto Interno Bruto (PIB) de 2011 foi o mais fraco resultado anual desde 2009 (-0,3%, o ano da crise global) e foi bem diferente do desempenho de 2010 (+7,5%). Já em 2012 o PIB deve crescer 3,5%, mas poderia ter expansão de 4,5%, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Isso acontecerá devido ao fato dos fatores que influenciam diretamente o PIB (consumos familiares, investimentos, setor externo, gastos do governo) se manterem equilibrados ou negativos, não permitindo um crescimento relevante.

Projeção de taxa SELIC

A taxa SELIC, provavelmente, chegará em 9%, em 2012, e o governo a segurará nesse ponto, devido a vantagem que eles podem ter com isso. Em contrapartida, a demanda para a procura de títulos mais longos irá aumentar, com isso, a taxa de juros longa, como CETIP, pode ir começando a cair aos poucos. Isso poderá despertar no governo ao instinto de vontade de crescer, de procurar meios viáveis e precisará baixar as taxas para isso.

COPOM

O Copom do Banco Central avalia que existe a possibilidade de a taxa básica de juros ser reduzida a patamares considerados ligeiramente acima do mínimo histórico de 8,75%, isso se deve ao recuo na taxa que foi favorecido por mudanças estruturais na economia brasileira, mercados financeiros e de capitais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com