TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direitos Humanos X Redes Sociais

Por:   •  17/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  7.837 Visualizações

Página 1 de 2

Direitos Humanos x Redes Sociais

A internet está cada vez mais presente na vida da sociedade, seja para realização de trabalhos e pesquisas, obtenção de conhecimento na área tecnológica, fazer compras online ou simplesmente se relacionar com amigos virtualmente. Atualmente, a internet virou algo essencial, uma vez que sua eficácia rápida e simples de ser utilizada, através de um aparelho celular, facilitou muito a vida de quem não tem tempo de acessá-la pelo computador.  E com esse desenvolvimento da tecnologia, cada vez mais pessoas vêm participando do sistema virtual, e devido a sua mobilidade, possibilita a transferência de informações e dados com grande facilidade e rapidez, o que, portanto, facilita a exposição exagerada e inconsequente da privacidade pessoal.

A internet, hoje em dia, pode ser definida um sistema global de computadores que possibilita a comunicação e a transferência de arquivos de uma máquina para qualquer outra que esteja conectada na rede, fazendo com que informações sejam jogadas na rede, de maneira fácil, eficiente e sem fronteiras, gerando novas formas de relacionamento. Porém, muitas vezes, as pessoas saem prejudicas com algo indesejado ou que não era para ter acontecido em relação a conteúdos que vão parar na rede virtual.

Com isso, é possível chegar em um assunto bastante discutível: os direitos humanos. Quando se fala sobre isso, a primeira idéia que surge é a de liberdade. Dentro destes direitos, está o direito de privacidade, previsto na Constituição Federal Brasileira, que agrega vários outros, como a intimidade, a vida, a honra e um dos principais, quando o assunto é rede social, a imagem das pessoas.

 Não é a toa que vem surgindo cada vez mais ações processuais por danos morais decorrentes da violação da privacidade, já que muitas vezes, a exposição da intimidade e à imagem das pessoas estão estampadas nas redes sociais e por atitudes delas próprias. Para explicar o acontecimento de tantas violações, pode ser que, por ser algo inovador, a maioria dos internautas não tem o correto entendimento das consequências que uma exibição detalhada de sua vida privada pode trazer para si próprias ou até mesmo, que para ter acesso à várias redes sociais, a pessoa automaticamente deve disponibilizar seus dados pessoais, podendo levar a essa invasão de privacidade.

Portanto, conclui-se que, com o avanço nas tecnologias de informação, ocorreram diversas mudanças na vida da sociedade, bem como causaram benefícios, mas também problemas. Pode-se afirmar que é um tema bastante polêmico, já que entra em confronto, o direito de liberdade de expressão e o direito à privacidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (43.8 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com