TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplina: Psicologia do Trabalho – Psicologia Aplicada

Por:   •  19/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 2

Curso: Gestão em Recursos Humanos

Disciplina: Psicologia do Trabalho – Psicologia Aplicada

Tutor: Wanderli

Aluno(a): Erica Fernanda Caetano Costa

RA / RGM: 16351771

Polo: Tatuapé

Ao atender o cliente, uma colega de trabalho se estressou a ponto de jogar computador, teclado e hadset no chão.

A mesma queria ajudar o cliente, porém não tinha ferramentas o suficiente para trabalhar, pediu ajuda ao supervisor, mas o mesmo não foi prestativo para ajudar. A cliente começou a se estressar com a falta de ajuda e a atendente se estressou com a falta de colaboração e suporte do superior e com a falta de ferramenta do sistema.

As causas para o estresse no ambiente de trabalho podem ser muitas: Inadequação de salário, ambiente barulhento ou sujo, longas jornadas, conflito com colegas e superiores, falta de recurso para trabalhar, monotonia, insegurança, falta de prospecção de carreira e etc.

Estas causas podem ser classificadas em: Relacionadas ao conteúdo do trabalho (monotonia, prazos certos) e relacionadas ao contexto do trabalho (pagamentos, carreira, relacionamento com colegas).

Como amenizamos o estresse no ambiente de trabalho¿

Melhores condições no ambiente de trabalho, responsabilidades mais adequadas, maior liberdade para agir e até mesmo elogios pelo trabalho bem feito já ajudam a reduzir o estresse. Para um funcionário só o fato de saber que o que ele está fazendo será analisado, útil e fará alguma diferença, já ajuda a aumentar a autoestima do mesmo e reduzir o estresse do mesmo. Só o fato de ter autoconfiança e não se sentir sempre pressionado já contribui no bem-estar.

Conversas com funcionários sobre os problemas e as definições de responsabilidades diminuem as divergências entre as responsabilidades e as capacidades dos funcionários. E fora do local de trabalho, o incentivo a hobbies também são muito importantes para fornecerem distrações e darem uma sensação de prazer.

Com tudo isso, teremos uma empresa saudável, e uma empresa saudável não seria aquela que todos os funcionários tem a saúde perfeita, mesmo porque seria impossível, uma empresa saudável pode ser aquela que equilibra as necessidades de todos os seus sendo eles: gerentes, diretores, funcionários e consumidores.

Se deve balancear os esforços para encontrar um objetivo em comum entre todos, desta forma os resultados melhoram.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (63.5 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com