TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Distrato

Por:   •  1/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.584 Palavras (7 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 7



SUMÁRIO        

1.        Introdução        2

1.1.        Objetivos da Pesquisa        3

1.2.        Justificativa        4

1.3.        Metodologia        5

2.        Revisão de Literatura        6

3        Cronograma        7

Referências        8



Introdução

        

A constituição de uma empresa no Brasil apesar de ser muito burocrática, costuma ser menos complicada e assustadora do que fechá-la. Buscamos apresentar uma idéia de como vencer, e facilitar a burocracia e tributos para fechar as portas de forma legal.          

Atualmente, devido à grande competitividade existente, as empresas devem estar capacitadas para enfrentar o mercado.

O administrador necessita de informações contábeis para auxiliá-lo no processo, embora o empresário quando constitui sua empresa tenha em vista prosperar sempre, infelizmente, em alguns casos é preciso aceitar que os negócios não têm mais capacidade para continuar e encerrar suas  as atividades.

Para o fechamento de uma empresa devemos seguir um roteiro bem especifico, com uma ordem cronológica. Sendo indispensável que todos os tributos e taxas estejam pagos, afinal a baixa com débitos pode gerar a vinculação do débito como Cadastro Pessoa Física (CPF) do empresário.

Além disso, é fundamental contar com a ajuda de um contador para orientar o processo.

 Muitas vezes a empresa está sem atividades e o empresário fica na duvida de encerrar ou não, essa duvida pode lhe causar muitas dividas e dor de cabeça, pois mesmo que a empresa esteja sem atividades as suas obrigações ficais continuam  vencendo.

Portando neste trabalho abordasse quais os cuidados ao encerrar uma empresa, e como lidar com cada processo executado, ensinasse o passo a passo para que não haja problemas futuros,  demonstrando a importância do contador dominar o assunto na hora de encerrar a empresa, pois se mal feito pode causar problemas futuros para o cliente tanto financeiro como prejudicá-lo caso queira abrir um novo empreendimento.  

O tema tratado “ cuidados ao encerrar uma empresa” é o um assunto de grande dificuldade para os alguns empresários, pois como a nossa legislação é muito extensa e  complicada , acaba colocando muitos obstáculos para executar essa tarefa. e mesmo com uma legislação recém criada  para facilitar o encerramento de uma empresa ainda não ficou tão claro.

  1. Objetivos da Pesquisa

PROBLEMA DE PESQUISA: Como é o procedimento para o fechamento de empresas no Brasil atual?

HIPÓTESE DE PESQUISA: O fechamento de empresas é um processo bastante burocrático, porém é menos lento do que o processo de abertura de uma nova empresa.

  1. GERAL

Alcançar as pequenas duvida e esclarecê-las e assim diminuir as dificuldades, e o grande “medo” que as pessoas tem para realizar o encerramento de uma empresa.

 Apresentar passo a passo como se dá o fechamento de empresas no Brasil atual.

1.1.2 ESPECÍFICOS

Apontar quais os cuidados que deveram tomar e  aonde se atentar, e o que os contadores podem tomar como base de um manual voltado para esse assunto.  Quando uma pessoa um empresário nos procura para tratar desse assunto encerrar uma empresa normalmente é porque não deu certo o empreendimento, e o que ele mais quer é dar um fim nesse assunto, encerar sem complicações no futuro sem o reaparecimento da antiga empresa na hora que for tentar um novo empreendimento.

 Fazendo isso bem feito não vamos ter que nos deparar com situações como por exemplo um empresário querendo recomeçar e tento que lidar com serviço mal feito por falta de cuidados  de quem encerrou a empresa anterior, pois enquanto  tiver  pendência  não pode prosseguir com nova empresa.

Ter um padrão um passo a passo a ser seguidos facilitará a execução dessa tarefa sem precisar prolongar mais que o necessário.

  • Fazer levantamento da legislação vigente que trata diretamente do fechamento de empresas;
  • Apresentar qual é o papel do contador em meio ao processo do fechamento de empresas;
  • Acompanhar, in loco, o fechamento de duas empresas na cidade de Bauru (SP) e registrar o procedimento observado.
  1. Justificativa

A importância desse assunto vai direto para os empresários e contadores iniciante ou não, que poderão  definir qual a melhor maneira de prosseguir , por muitas das vezes as pessoas envolvidas não tem ciência desse tema e tão importante que ele  é  que pode trazer beneficio  e muitas vantagens ao  buscar  e adquirir mais conhecimento, pois a falta dele  tem muitas desvantagens (quais ?)mesmo que toda responsabilidade seja do contador.

A nossa motivação em trazer esse assunto foi observando o nosso cotidiano, assistindo vivenciando todas as burocracias as idas e vindas dos órgãos e todo stress das pessoas envolvidas no processo, pois são muitos formulários, assinaturas, taxas e impostos para finalizá-lo por isso a teoria e pratica irão auxiliar bastante.

 A abordagem desse assunto pode surgir oportunidades econômicas para muitos contadores, pois se especializando e dominando o assunto poderá se destacar no mercado e desenvolver um excelente trabalho, superficialmente parece fácil encerrar uma empresa mais infelizmente  na hora da execução é que aparece as dificuldades, e essa dificuldade não foi só observadas por nos, ate o nosso governo reconheceu muitas dessas barreiras  para finalizar uma empresa, em fevereiro de  2015  o governo lançou Programa Bem Mais Simples Brasil e o Sistema Nacional de Baixa Integrada de Empresas, com medidas para facilitar os processos para abertura e fechamento de pequenas e médias empresas. Esse programa prevê medidas como a redução da papelada necessária e permite aos donos de negócios fecharem as empresas mais rapidamente, eles criaram um regulamento para diminuir a burocracia, assim fica bem claro de como é burocrático. Pois foi preciso fazer alterações para facilitar o processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (118.3 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com