TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EMPREENDEDORISMO RELATÓRIO  UM “TOC” NA CUCA

Por:   •  3/6/2020  •  Resenha  •  2.648 Palavras (11 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ

EMPREENDEDORISMO

RELATÓRIO

 UM “TOC” NA CUCA

      Bruna de Cássia Vilas Boas - 2019007298

      Isabella Perlato -

      Mariana J. S. Luz - 2019001131

      Thainara Serafim Silva - 2019015155

ITAJUBÁ,

2020

INTRODUÇÃO

UM “TOC” NA CUCA relata sobre bloqueios mentais que impedem pessoas se tornarem inovadoras e criativas, independente do meio onde vivem e onde trabalham, onde o entendimento se torna fácil e divertida. O autor Roger Von Oech experiente como consultor e técnicas de pensamentos criativos, mostra no livro ferramentas para destruir esses bloqueios.
Numerados como 10 bloqueios mentais que restringem o pensamento criativo e inovador, o “TOC” NA CUCA mostra ferramentas para abrir a cabeça com abordagens não tão convencionais de forma inusitada e engraçadas. Com dicas, histórias divertidas, exercícios, jogos, piadas, etc.

Este é um manual para todos, desde gerenciar uma empresa até comandar equipes ou cuidar da família, onde a capacidade de inovar já não é mais um diferencial pessoal, mas sim algo necessário para todos nós. Um livro essencial, para o trabalho, o cotidiano e o dia a dia.

CAPÍTULO 1 – A RESPOSTA CERTA

APRENDENDO A PENSAR

O sistema educacional, busca ensinar coisas objetivas e coerentes, na qual o caminho é apenas uma resposta. Com esses fatos as pessoas ficam enraizados a pensar somente de uma forma, entretanto na vida real, deve-se abrir o pensamento para a busca de outras respostas, pois o correto ou errado é subjetivo.

A MARCA DE GIZ

Demonstra que ao passar dos anos, ganha-se a habilidade de encontrar a resposta certa, porém perde-se a capacidade imaginativa.

O JUIZ SUFI

A verdade está em todos os lugares, não possuí certo ou errado, todos podem ter a razão só depende dos pontos que são observados.

CONSEQUENCIAS

A procura ou acreditar que há apenas uma resposta certa, pode trazer muitas consequências. Pois é como ter apenas uma saída diante de um problema. Como disse o filósofo francês Emile Chartier “Nada é mais perigoso do que uma ideia quando ela é a única que você tem”.

A SEGUNDA RESPOSTA CERTA

Um problema encontrado nas empresas, que muitas vezes os subordinados procuram apenas realizar o que dá certo, não possuem iniciativas para se perguntarem o que pode ser melhorado de outras formas, ou seja, ter o espirito criativo. Muitas vezes é necessário procurar novas perguntas para se obter a segunda resposta certa.

CAPÍTULO 2 – ISSO NÃO TEM LÓGICA

PENSAMENTO DIFUSO E CONCRETO

Pensamento difuso é caracterizado pela procura de semelhanças e afeições com outras coisas, do tipo metafórico, aproximativo e humorístico, diferentemente do concreto, que busca coisas precisas, que se baseia na razão, com intuito lógico, preciso e exato.

O PROCESSO CRIATIVO

No processo de desenvolvimento de novas ideias, existem dois momentos o germinativo e o prático. No primeiro as ideias são geradas e manipuladas e o pensamento de difuso se torna mais eficaz nesse ponto no segundo as ideias são avaliadas e executadas e o pensamento concreto é mais eficaz.

ISSO NÃO TEM LÓGICA

O sistema educacional consegue realizar um ótimo trabalho quando se trata de ensinar o pensamento concreto, porém não ensina quase nada sobre o difuso, na verdade o considera como inferior perante ao concreto.

O MODELO DO COMPUTADOR MENTAL

As pessoas tentam associar o modo de pensar com as tecnologias de sua época, por exemplo no século XIX, eram associadas com máquinas a vapor, no século XX com a enorme rede de computação telefônica, como circuito e transistores. Atualmente, compara-se a mente com computadores de alto processamento, que apenas lê algoritmos, entretanto esse modo de pensar descarta o modelo difuso, onde a maioria das ideias nascem.

OS INTRUMENTOS PREFERIDOS DE ROGER

Para o entender uma ideia, as vezes algumas ferramentas podem ser úteis, como a explicação acompanhada de semelhanças que possam auxiliar o entendimento, como a utilização de metáforas.

O MODELO HIDRAULICO DAS FINANÇAS

Em uma conversa entre banqueiros, pode-se notar que eles utilizam de termos que são da hidráulica, ou seja, esses termos surgiram por meio de metáforas para facilitar o entendimento. Por exemplo: cheque sem fundo, juros flutuantes e esvaziar caixa.

QUANDO O ESTRANHO FICA FAMILIAR

Alguns procedimentos são bem técnicos e são entendidos com perfeição por determinadas áreas, como engenharia e medicina. Entretanto, explicar algum termo para uma pessoa leiga torna complicada, assim com a utilização de metáforas isso é possível. Algo que era estranho, agora não é mais.  

O SENTIDO DA VIDA

Qual o sentido da vida? Por meio de uma metáfora pode-se descrever. Por exemplo: A vida é como um ábaco desmontado. O que você faz com ele que conta.

CAPÍTULO 3 – SIGA AS NORMAS

PADRÕES: AS REGRAS DO JOGO

Todos os humanos têm a capacidade de reconhecer padrões independente do lugar, forma ou qualquer outro tipo de característica, ocasionando assim o que chamamos de “inteligência”. Os padrões observados nos dão uma maneira mais fácil de compreender o imaginável e o inimaginável e assim entender ainda mais o mundo, governando nossos pensamentos.

DESAFIANDO AS REGRAS

“Todo ato de criação é, antes de tudo, um ato de destruição”. – Picasso                                                                     Os padrões fazem com que a compreensão se torne mais fácil porem, toda ideia inovadora ou revolução ocorrida no mundo se destinou de algo destrutivo. Quando se destrói ou descontrói um padrão (uma regra), pode se achar erros ou soluções não vistas anteriormente; que torna algo novo, rápido ou as vezes mais práticos. A Indagação, a criação e a inovação são aliadas da desconstrução e destruição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (125.6 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com