TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESCOLA DE NEGÓCIOS E HOSPITALIDADE CURSO DE GESTÃO FINANCEIRA

Por:   •  9/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.574 Palavras (7 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

ESCOLA DE NEGÓCIOS E HOSPITALIDADE

CURSO DE GESTÃO FINANCEIRA

CAROLINA DOS SANTOS RAMAGLIA MOREIRA

Diagnóstico organizacional – projeto aplicado I

SANTO ANDRÉ

2020

CAROLINA DOS SANTOS RAMAGLIA MOREIRA        

Diagnóstico organizacional – Projeto aplicado I

Trabalho apresentado no Curso de gestão financeira instituição de ensino superior universidade Anhembi Morumbi de Santo André, como requisito para a realização da disciplina de prática profissional: Diagnóstico organizacional.

Orientador(es):  Marco Antônio Costa Soares Jr.

                   

SANTO ANDRÉ

2020 


RESUMO

O presente projeto parte da importância de se ter um diagnóstico organizacional em uma empresa de pequeno porte na área de alimentação saudável. Com o proposito de identificar necessidades, adversidades e sugerir soluções para melhor funcionamento da organização. O objetivo específico deste diagnóstico é analisar o setor de entregas e deliverys da Super Food Marmitas Fitness. Para levantamento dos dados e informações necessárias foram analizados todos os departamentos e os métodos de trabalho de cada setor até a finalização de entrega do pedido. Através de um estudo de caso foi possível identificar déficits em quase todas as áreas e que afetam direta ou indiretamente a parte de entregas. Analisando aspectos internos e externos é possível observar as nuances da organização estrutural do empreendimento.

Palavras-chave: Organização, diagnóstico organizacional, SWOT.

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 – Organograma da Super Food Marmitas Fitness............................................ 10

Figura 2 – Analise SWOT da Super Food........................................................................ 12


LISTA DE ABREVEATURAS E SIGLAS 

SEBRAE: Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas

SWOT: Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats

MPEs: Micro e pequenas impresas

        

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        8

1.1 Objetivos do trabalho        9

1.2 Objetivo específico        9

2.        DADOS DA SUPER FOOD MARMITAS FITNESS        10

3.        MISSÃO, VISÃO E VALORES DA SUPER FOOD.        10

5.        DEPARTAMENTOS DA SUPER FOOD E SUAS FUNÇÕES        10

6.        ANÁLISE SWOT        12

7.        PROPONDO MELHORIAS E SOLUÇÕES        13

8.        INDICADORES DE QUALIDADE        13

9.        CONCLUSÃO        13

REFERÊNCIAS        14

  1. INTRODUÇÃO

No Brasil, micro e pequenas empresas têm participação fundamental no desenvolvimento econômico. Atualmente, surgem cerca de 460 mil novas empresas por ano no país. A grande maioria é de micro e pequenas empresas. As áreas de serviços e comércio são as com maior concentração deste tipo de empresa. Cerca de 80% das MPEs trabalham nesses setores. (SEBRAE, 2012). Com a mudança no estilo de vida, o brasileiro passou a dar mais atenção à saúde e alimentação, optando por refeições mais leves e ricas em proteínas, carboidratos e vitaminas. Segundo levantamento feito pelo Euromonitor em 2015, as vendas de marmitas saudáveis dobraram de tamanho nos últimos anos. Ainda de acordo com o estudo, o setor movimenta US$ 35 bi ao ano, o que torna o Brasil o quarto maior consumidor do mundo.

Segundo a Abia (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos), o mercado de food service, ou de alimentação fora do lar, tem crescido a taxas de 12% ao ano, contra os 4% do setor alimentício como um todo. Trata-se do ramo de alimentação que mais cresceu depois do Plano Real. Entre 1993 e 1999, a venda de comida fora do lar aumentou 167%, enquanto o varejo alimentício tradicional cresceu 54,8%.

Nem todas as organizações compreendem que o comportamento organizacional pode afetar o desempenho das organizações. O comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga as ações e os impactos que os indivíduos, grupos e estruturas têm sobre o comportamento dentro das organizações. De acordo com Robbins (2005, p.6), “O comportamento organizacional é um campo de estudos”. Esta afirmação significa que trata-se de uma certa especialidade com um corpo comum de conhecimentos, estudada em três determinantes do comportamento nas organizações: indivíduos, grupos e estrutura.

Para Antônio Carlos Gil, o conceito para levantamento de dados deve ser compreendido da seguinte forma:

As pesquisas desta natureza são caracterizadas pela interrogação direta junto às pessoas envolvidas. Procede-se, portanto, à solicitação de informações a um grupo de pessoas acerca do problema/assunto estudado, passando a processar uma análise quantitativa das informações coletadas. (GIL, 2010, p. 35)

Através de uma pesquisa documental realizada sob análise em documentos conservados pela organização: registros, anais, regulamentos, circulares, ofícios, memorandos, balancetes, comunicações informais, filmes, microfilmes, fotografias, vídeos, arquivos eletrônicos de todas as espécies, dentre outros.

Diante do cenário acima, será analisado a situação atual da empresa estudada para identificar qual o diagnóstico organizacional na mesma, identificando as possíveis falhas nos processos e procedimentos.

  1. Objetivos do trabalho

Com esse trabalhado temos alguns objetivos. Mapear os processos de produção e distribuição, a estrutura da organização e a forma de planejamento.

1.2 Objetivo específico

  • Identificar as atividades de venda
  • Identifica as atividades de produção
  • Identificar as atividades de distribuição

  1. DADOS DA SUPER FOOD MARMITAS FITNESS

  • Nome: Super Food Marmitas Fitness
  • Endereço: Rua Onze de junho, 103 – Casa Branca – Santo André – SP
  • Porte: Microempresa – 8 funcionários.
  • Produto: Marmitas Fitness
  1.  MISSÃO, VISÃO E VALORES DA SUPER FOOD.

A cultura organizacional compõe-se das principais características da corporação, tornando explícito aquilo que ela acredita, pratica e valoriza. Tudo isso é resumido na definição de sua missão, visão e valores. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (246.5 Kb)   docx (165.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com