TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURAS METÁLICAS - CORROSÃO

Por:   •  8/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.108 Palavras (5 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE PAULISTA – INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS

 

                

ESTRUTURAS METÁLICAS - CORROSÃO

 

                   

                   

        Alef de Oliveira

Caio Henrique

Guilherme Henrique

Larissa Nazário

M.Bala Mutambay

Vagner Antônio

         

                                

São Paulo – São Paulo – Brasil

UNIVERSIDADE PAULISTA – INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS

 

ESTRUTURAS METÁLICAS - CORROSÃO

Autores:        Alef de Oliveira

Caio Henrique

Guilherme Henrique

Larissa Nazário

M.Bala Mutambay

Vagner Antônio

Orientador: Erika

“Trabalho apresentado ao instituto de ciências extas e tecnológicas como parte das atividades a serem realizadas no Programa de Iniciação Científica”.

Maio / 2016

São Paulo – SP

APRESENTAÇÃO DO PROBLEMA DE PESQUISA

        Perante a tantos impasses encontrados na construção civil, uma alternativa que vem ganhando destaque e espaço cada vez mais, em uma das principais atividades economicas do Brasil é o sistema construtivo industrial. Porém alguns sistemas construtivos enfrentam certa resistência, e faz com que o mercado atue de forma conservadora a frente dos mesmos,tendo em vista a quebra de paradigmas e dismistificando possiveis problemas, identificamos um dos principais que encontramos em uma construção metálica que é a corrosão, processo que acontece quando ocorre a oxidação do aço, exposto a umidades, gases nocivos. Fatores que prejudicam e comprometem a estrutura de uma edificação.

        Diante disso examinando e revendo as práticas estudadas, buscamos possíveis alternativas, que possam tornar um projeto em estruturas metálicas cada vez mais viável,levando em consideração as várias vantagens que o mesmo processo construtivo industrializado, apresenta com relação as demais formas usadas na construção civil, as chamas construções convencionais. Proporcionando uma redução nos problemas constantemente encontrados nos canteiros de obras, e tornando a mesma eficiente, limpa, organizada,e viável economicamente.

        O problema de pesquisa por nós mesmos designados pretende investigar as possíveis causas de uma das patologias mais importantes em uma obra de estuturas metálicas a corrosão, que dependendo da situação e estágio que a mesma se encontra pode comprometer, e influenciar elementos estruturais, a não se comportar da maneira que se espera, e a que se foi proposto a mesma a suportar devidas cargas e adversidades preliminarmente calculadas em projetos, ocasionando danos, e até mesmo possíveis colapsos de uma edificação.

        De forma a poder contribuir com a discussão estabelecemos critérios de maiores relevâncias,pesquisas e estudos predominantes, e influentes a respeito do tema, para que possamos expor nossas ideias com maior clareza e bastante objetividade, contribuindo de alguma maneira para futuros projetos e tomadas de decissões.

JUSTIFICATIVA  

        Já bastante difundida em países como Alemanha, Estados Unidos dentre outros, as estruturas metálicas se destacam por proporcionar flexibilidade, leveza, beleza e principalmente rapidez na execução, (fatores que nos chama atenção). No Brasil, a prática vem ganhando cada vez mais espaço no mercado da construção civil, o curioso é que diante de tanta versatilidade ainda notamos que existe um certo preconceito e até mesmo falta de informação que levam o aço a ficar em segundo plano na área em que atuamos.

        Analisando os problemas, a desorganização dentre outras questões negativas que encontramos em todos canteiros de obras na construção civil, é preciso que se busque maior reflexão, para minimizar erros ou fatores que possam comprometer e interferir de alguma maneira na elaboração de qualquer projeto de engenharia civil.

        Escolhemos a patologia citada como tema de estudo, justamente com o objetivo de desmistificar a ideia de que se construir em aço é uma prática inviável, custosa, e de difícil manutenção.

        

OBJETIVO GERAL

 

        O trabalho tem como objetivo geral, quebrar certos paradigmas que intitulam a prática construtiva em aço, como complexa e inviável economicamente falando, para que se busque cada vez mais a praticidade e uma melhor trabalhabilidade, diante a grandes diversidades que a construção civil encontra cotidianamente.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

-Investigar as possíveis causas, efeitos e influências que a corrosão pode ter em uma estrutura de aço;

- Identificar o nível e estágio em que a patologia pode ser encontrada, e como se comporta em cada caso;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (103.8 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com