TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO SOBRE A SATISFAÇÃO DOS DISCENTES EM UM IES

Por:   •  24/10/2019  •  Resenha  •  1.000 Palavras (4 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 4

ESTUDO SOBRE A SATISFAÇÃO DOS DISCENTES EM UM IES

Resenha do artigo “Diagnóstico e Identificação de Prioridades de Melhorias em um Curso de Administração de uma Instituição de Ensino Superior do Sul de Santa Catarina – Brasil” dos autores Jaime Dagostim Picolo - Doutor em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Regional de Blumenau (2017). Izabel Regina de Souza - Doutoranda em Administração. Michele da Silveira Coelho - Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Mestrado e Doutorado em Engenharia e Ciência de Alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande. Vanessa Edy Dagnoni Mondini - Doutora em Ciências Contábeis e Administração (FURB - Universidade Regional de Blumenau).

O presente trabalho teve como objetivo resumir e analisar os pontos abordados pelos autores referentes às descrições do diagnóstico e identificação de satisfação dos discentes em um IES localizado no sul do Brasil.

Os autores nos convidam a pensar sobre os desafios das IES no Brasil frente à expansão da oferta dos cursos técnicos e graduações em administração em formato EAD. O texto inicialmente destaca como ferramenta a qualidade na disseminação do conhecimento para perpetuação das instituições de ensino no modelo tradicional (presencial). Nas escolas de ensino superior em administração, como se está ofertando o serviço bacharelado em administração, a percepção de seus clientes (discentes) não é unidimensional, ela é fragmentada em subgrupos para melhor entendimento e separação por parte dos alunos. Tal observação empírica salienta que, como em qualquer outro setor ou comércio, o público alvo deva ser primeiramente ouvido/estudado para somente, depois, assim atingir e superar as expectativas dos mesmos, e não apenas isso, garantir uma disseminação positiva para futuros alunos que vierem a se matricular. Os autores continuam destacando que as Instituições de Ensino Superiores devam ser empresas abertas, ainda mais no diálogo com os alunos, mas enfatiza que os desejos humanos são infinitos, mas que os recursos são finitos, ou seja, não há como agradar a todos os estudantes e por isso devem-se priorizar os itens mais desejados e adequados dos alunos. São os incrementos na satisfação que permitem às organizações melhorarem seus índices de retenção de clientes, ampliar as taxas de consumo, cobrar preços mais elevados e estimular o boca a boca positivo.

O texto destaca a pesquisa como ferramenta para mensurar o nível de satisfação dos clientes, capaz de indicar os pontos positivos e negativos das organizações além de lhes permitir a chance de reverter uma situação ruim.

A metodologia adotada para realizar a pesquisa foi à quantitativa, com o intuito de identificar a satisfação dos alunos do curso de administração de empresas em uma IES do sul de Santa Catarina, para isso foram entrevistados alunos do 5°, 6°, 7° e 8° período do curso de administração, dos turnos matutino e noturno. A definição dos períodos foi devido a fato dos discentes terem mais conhecimento dos serviços recebidos na instituição. Em um universo de 269 alunos matriculados, foram escolhidos aleatoriamente 148 estudantes para responderem os questionários, resultado num erro amostral máximo de 5,51%.

Utilizou-se um questionário estruturado em três partes. A primeira contém questões relacionadas ao perfil do acadêmico. A segunda, questões para verificar o nível de satisfação atual (SA) dos discentes com relação ao desempenho atual dos atributos do curso que frequentam e a parte final do questionário foi estruturada para levantar o nível de satisfação esperada com a questão funcional (QF) com a suposta melhoria dos atributos do curso. As duas últimas partes do questionário contaram com questões do tipo Likert que variam de -4 a +4 (método IGA de Tontini e Picolo).

Em relação aos primeiros dados obtidos, contatou-se uma equidade para os gêneros entrevistados, sendo 53,38% do sexo feminino. Com relação à idade dos acadêmicos respondentes, 68,92% pertence a faixa etária de 20 a 25 anos. A classe social predominante é a “C” (39,19%), seguida da “D” (24,32%). 44,59% dos entrevistados residem em Criciúma, cidade sede da instituição de ensino pesquisada.

A qualidade dos conteúdos ministrados nas IES podem estar comprometidas quando não se atinge o esperado pelo acadêmico para a realização de suas atividades e desafios para o crescimento profissional. Com isso, o atributo “capacidade do professor na transmissão / construção do conhecimento”, quando o docente tem o conhecimento, mas não tem a capacidade de transmissão, podendo vir ao encontro do atributo “diversidades de métodos de ensino”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (65.8 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com