TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDOS DISCIPLINARES

Por:   •  29/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  1.066 Visualizações

Página 1 de 3

TG

Leiam o texto a seguir, retirado da revista Exame e, com base em reflexões sobre o que foi discutido na Unidade I e na Unidade II, discutam em grupo qual a participação e a situação atual da mulher no mercado de trabalho.

ROSSI, Lucas. Poucas e sem poder. Revista Exame, São Paulo, n 24, p. 132-134, dez 2014.

“No começo de outubro, numa conferência nos Estados Unidos em que se discutia o espaço das mulheres em empresas de tecnologia, o indiano Satya Nadella, presidente mundial da fabricante de softwares Microsoft, falou que as mulheres não deveriam pedir aumento salarial. ‘Trata-se de ter fé que o sistema lhes dará isso quando chegar a hora’, disse Nadella. Como esperado, a declaração gerou celeuma. O executivo até tentou atenuar. Naquela mesma tarde, enviou um e-mail a todos os funcionários da Microsoft pedindo desculpas por ter se expressado mal. Para limpar mesmo a barra, Nadella falou na reunião anual de acionistas, em novembro, que pretende aumentar a diversidade na empresa”. (sic)

Resposta: A participação e a situação da mulher no mercado de trabalho têm sofrido grande evolução desde a Segunda Guerra Mundial, porém ainda há muito a se conquistar.

Embora exista leis que garantam a igualdade entre gêneros, raças e outros, ainda convivemos com o preconceito. Vemos nitidamente mais homens do que mulheres atuando em cargos de alta gestão, ou com os mesmos cargos e os salários menores, mais homens do que mulheres no cenário político.

Acredito que uma das razões para esses fatos se deem por razões econômicas, uma vez que, com os salários menores sobra-se menos para investir em formação profissional. Outro fator é o social, embora camuflado ainda existe a ideia de que a mulher nasceu para cuidar do lar e da família e mesmo trabalhando fora, essas tarefas domésticas ainda fazem parte de sua rotina, e muitas mulheres para garantirem ascensão profissional precisam abrir mão das conquistas pessoais, pois emanam mais tempo e dedicação. Já o homem nesta posição fica com uma grande vantagem, pois muitos têm suas mulheres por trás, para alicerçar e organizar sua vida pessoal, dando-lhe a liberdade de ir e vir garantindo-lhe mais flexibilidade e dedicação para o trabalho.

Atualmente ainda vemos muitas organizações tomando proveito deste cenário, sendo favorecidas ao empregarem mulheres com os mesmos cargos ao dos homens, tendo a mesma produtividade e com salários menores, é essa cultura que deve se abolir. Acredito que essa é a maior barreira que temos que derrubar, isso se tornou um ciclo vicioso desde a Revolução Industrial.

Conquistamos muito, mas ainda há muito que se conquistar, no meu ponto de vista, não precisamos mais provar que somos tão capazes quanto aos homens, precisamos mudar a cultura do favorecimento de muitas organizações que tendem a ganhar agindo com preconceito.

No discurso de Nadella dado numa conferência nos Estados Unidos, foi extremamente infeliz, pois a primeira impressão foi que as mulheres teriam que aguardar o sistema lhes garantir aumento salarial e não sua capacidade profissional, deixando evidente o fator preconceituoso contra a Mulher.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (56.6 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com