TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EStrutura das Demonstrações

Por:   •  26/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.825 Palavras (8 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 8

     Etapa 1

       Passo 1 e 2

          Estrutura das Demosntrações Financeiras        

   

  Estrutura do Ativo

  Ativo são os bens e direitos da entidade. Ele é dividido em 3  grupos são eles:        

  O circulante que é tudo o que se transforma em dinheiro rápido, no prazo máximo de 1 ano; Ex: caixa, banco, aplicações financeiras, duplicatas a receber.

  O não circulante, nesse temos os outros 2 grupos, o Realizável a longo prazo, que são os que se tranforma em dinheiro a partir de 1 ano; Ex: céditos de coligadas controladas. O outro grupo é o Permanente, que são os investimentos e os bens de uso da empresa; Ex: imóveis, máquinas, veículos, móveis, equipamentos.

Estrutura do Passivo

Passivo são as obrigações que a entidade tem. Também é dividido em 3 grupos são eles:        

 O circulante que são as obrigações á pagar em até 12 meses; Ex: salarios á pagar, fornecedores, impostos á pagar, empréstimos bancários.        

 O não circulante, contas á pagar  a mais há mais de 12 meses; Ex: impostos parcelados, financiamentos.

 E o Patrimonio liquido, que é tudo de posse dos sócios, mas que ficam na entidade para o seu uso; Ex: capital social, lucros acumulados, reservas de lucros.

  Balanço Patrimonial

 É uma peça contábil, que relata como a entidade está financiando o seus ativos. Ao lado direito entram os ativos por ordem de liquidez (o que se tranforma em dinheiro primeiro), e do lado esquerdo ficam os passivos.        

 Estrutura das Demonstrações de Resultados (DRE)                

  DRE seu objetivo é mostrar os resultados, ou seja apurar o lucro ou prejuízo. Para encontrar esse resultado deve- se pegar todas as despesas do periodo e subtrair com o total das receitas.

Receitas representam os ganhos; Ex: receita de vendas, receita financeiras.        

Despesas representam os gastos; Ex: custo da mercadoria vendida, despesas operacionais.

Pode-se dividir as Demonstrações Financeiras em:

Primárias que é o Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado.

Secundárias que é são as Demonstracões de Origens e Aplicações de recursos.

Métodos de análise que é a análise Horizontal e Vertical.

E  os Índices que são análises relativas  construidas a partir de números.

Conceitos básicos de análise

Capital de Giro:  São os recursos do ativo, são com eles que a entidade pagam suas dividas, e sendo pagos os credores concedem novos créditos, mantendo assim o fluxo de caixa de terceiros.

Capitais de terceiros: Dividas de curto e longo prazo com terceiros.

Liquidez: O tempo em que os ativos se tranformam em dinheiro, sendo mais importante os que se tranformam primeiro.

Capital próprio: É o Patrimônio Liquido, são os recursos de posse dos sócios.

Estrutura de capital: É a relação entre volumes de fontes e aplicação de recursos.

Tipos de Balanço

Legislação societária esse é usado por todas as empresas LTDA e SA de Capital Fechado. Seus balanços são com valores nominais de cada periodo, ou seja o balanço é aparesentado com todos os valores em reais, exatamente da mesma data do balanço.

 Correção Integral moeda constante o balanço é atualizado para a moeda da ultima data do balanço, esse tipo é obrigatório para para as SA de Capital Aberto.

 Nenhum tipo as micros empresas estão liberadas da apresentação de balanços,  são elas aquelas que tem a sua Receita Bruta menor ou igual a R$ 120.000,00.

Tipos de Índices Financeiros

Os Índices financeiros são muito útil para os analistas juntararem informações das demonstrações financeiras.

 Análise Vertical e Horizontal

 Análise vertical: ela apresenta valores de cada conta em porcentagem. Obtem-se o percentual, dividindo o valor de cada conta pelo total do ativo ou do passivo e multiplica por 100, sendo que o total do ativo é a base pra calcular as contas do ativo, e o total do passivo é a base pra calcular as contas do passivo.

Análise Horizontal: Essa análise faz comparações entre periodos, apresenta percentual de cada conta facilitando assim analisar a evolução dos elementos do balanço. Verificam através de valores de uma mesma conta, com valores da mesma conta só que de periodo diferente. Para obter esse percentual pegam o resultado de uma conta do periodo atual, e divide pelo resultado da mesma conta do periodo anterior, subtrai por 1 e multipica por 100.

Para calcular essas análises no DRE usam se os mesmos cálculos, mas na análise vertical usam como base a Receita Líquida.

Índices Econômico-Financeiros

É a ferramenta primária pra análise financeira, envolvem métodos de cálculos que relacionam contas ou grupos para analisar o desempenho econômico-financeiro de uma entidade. Esses índices mostram relações entre as contas das demontrações financeiras, sua função maior é apresentar uma ampla visão da situação financeira da entidade.

Análise por Índices

 São usados os Índices, para obter informações das demonstrações fiinanceiras de uma entidade. Avaliam o índice, e verifica sua evolução nos períodos.

Análise dos Coeficientes Operacionais: Dá significado aos dados das demonstrações financeiras, este método identifica a liquidez da entidade,a situação do fluxo de caixa, através da medição entre dois números nas demosntrações financeiras.

 Índice de Lucratividade e Rentabilidade: Esse índice avalia as avendas e o patrimônio liquido das entidades, e essa análise possibilita avaliar os seus lucros.

Rentabilidade do Patrimônio Liquido_ RPL

 Retorno sobre o Patrimômio Liquido: A lucratividade de uma entidade é obtida por meio da taxa de retorno obtida de recusrsos constituidos pelos acionistas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (120.4 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com