TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EVIDÊNCIAS DE APLICAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA E DA GESTÃO ADMINISTRATIVA CLÁSSICA NA EMPRESA “PURIFICADORES DE ÁGUA EUROPA”

Por:   •  2/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.706 Palavras (11 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

EVIDÊNCIAS DE APLICAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA E DA GESTÃO ADMINISTRATIVA CLÁSSICA NA EMPRESA “PURIFICADORES DE ÁGUA EUROPA”

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO – SP

2015


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        PERFIL DA ORGANIZAÇÃO        

2.1        Apresentação da empresa        

2.2        Força de trabalho        

2.3        Produtos e Clientes        

2.4        Principais concorrentes da organização        

2.5        Principais insumos        

3        REVISÃO CONCEITUAL        

3.1        Administração Científica        

3.1.1        Fundamentos        

3.1.2        Contribuições da Administração Científica para as empresas/organizações        

3.1.3        Identificação e descrição de práticas de gestão, na empresa/organização em estudo, em relação à aplicação da Administração Científica à produção de bens ou serviços        

3.1.4        Análise e sugestão de melhorias        

3.2        Gestão Administrativa Clássica        

3.2.1        Fundamentos        

3.2.2        Contribuições da Administração Clássica para as empresas/organizações        

3.2.3        Identificação e descrição de práticas de gestão, em relação à aplicação dos princípios gerais da Gestão Administrativa Clássica, na empresa/organização em estudo        

3.2.4        Análise e sugestão de melhorias        

4        CONSIDERAÇÕES FINAIS        

5    REFERÊNCIAS        

  1. INTRODUÇÃO

        

A Atividade Prática Supervisionada (APS) fora realizada pelos alunos do curso de graduação em Administração de Empresas da Universidade Paulista (UNIP), no 2° semestre de 2015.  

A APS tem por objetivo propiciar uma fundamentação prática dos conceitos teóricos explorados pela disciplina de Evolução do Pensamento Administrativo (EPA) a partir da análise da empresa de pequeno porte FILTROS DE ÁGUA EUROPA.

A Atividade tem como objetivo:

  1. Formação do perfil da empresa: um breve detalhamento da empresa para avaliar, principalmente, sua organização e gestão administrativa.
  2. Fundamentar a Administração Científica e a Gestão Administrativa Clássica, avaliando suas contribuições para as empresas/organizações.
  3. Identificar e descrever a prática da Administração Científica e a Gestão Administrativa Clássica na empresa em questão.
  4. Sugestão de melhoria: verificar informações da empresa avaliada e dar sugestões de melhoria.

A principal metodologia utilizada pela APS é:

  • Fazer um levantamento dos dados da empresa através de entrevistas com funcionários e colaboradores da mesma, feitas em visitas do grupo na própria empresa.
  • Buscar informações em artigos e textos acadêmicos, além de tirar dúvidas com professores para a adequação do conteúdo do trabalho às normas da APS.

Logo, a Atividade Prática Supervisionada fora realizada na empresa Purificadores de Água Europa para avaliar sua gestão administrativa e sugerir melhorias para a mesma.


  1. PERFIL DA ORGANIZAÇÃO

  1. Apresentação da empresa

A empresa “Purificadores de água Europa” foi criada em 1985, há 30 anos, com sua matriz e fábricas localizadas na cidade de São Paulo. Trata-se de uma produtora e comercializadora de purificadores de água e filtros de entrada que possui cerca de 700 pontos de atendimento e revendedoras pelo Brasil. A distribuidora avaliada, de São José do Rio Preto, possui 18 anos de mercado- sendo essa uma empresa privada com fins lucrativos, e seu porte, de acordo com o BNDS[1], é de microempresa (menor ou igual a R$2,4 milhões).

Com a intenção de suprir as necessidades da cidade em relação à qualidade da água, o empreendedor Flávio Aliende considerou a abertura da franquia como um bom investimento para o interior de São Paulo, já que seria a única em um raio de 200 km.

Visando o crescimento, a empresa tem como missão a avaliação e adequação às necessidades exigidas pelo mercado no momento. Tem o objetivo de fidelizar o cliente a partir da disponibilização de uma boa assistência técnica, um bom atendimento e de produtos de qualidade, atendendo tanto o ramo comercial quanto o residencial. Desde sua abertura, aumentou muito sua clientela e a estrutura foi melhorada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (158.5 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com