TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXERCÍCIOS PARA RESOLUÇÃO

Por:   •  15/2/2021  •  Abstract  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 2

EXERCÍCIOS PARA RESOLUÇÃO

15-1

Os passivos espontâneos tem como principais fontes as contas a pagar a fornecedores e despesas a pagar. Quando há um aumento nas vendas das empresas há tanto o acréscimo de contas a pagar, pois é necessário atender maiores quantidades de produção, quanto aumentam despesas por conta da folha de pagamento e dos impostos.

15-2

Em relação ao aproveitamento do desconto financeiro, se a empresa pretende aproveita-lo, pagará no último dia de validade do desconto e não há custo neste aproveitamento. Quando há o não aproveitamento do desconto financeiro, a empresa pagará no último dia do período de crédito. Neste caso, há um custo implícito, pois corresponde aos juros que a empresa paga por ficar mais alguns dias com o seu dinheiro.

Os administradores financeiros devem determinar se é recomendável aproveitar o desconto financeiro, já que o aproveitamento pode representar fonte de rentabilidade adicional.

15-3

Alongar o prazo de pagamento de contas é pagar as contas o mais tarde possível, sem prejudicar o rating de crédito, que pode reduzir o custo de não aproveitamento de um desconto. Apesar do alongamento ser atraente financeiramente, pode fazer com que fornecedores não vejam com bons olhos os clientes que propositalmente adiam o pagamento das contas.

15-4

A taxa básica de juros é a menor taxa de juros cobrada pelos principais bancos comerciais dados aos melhores clientes pessoa jurídica. Um empréstimo com taxa flutuante o acréscimo à taxa básica de juros é estabelecido no início e permite-se que a taxa varie com a taxa básica até o vencimento.

15-5

Quando pagos no vencimento, a taxa efetiva anual em um período de um ano será igual ao de juros dividido pelo valor devido, onde a taxa nominal é maior que a taxa efetiva. Com o pagamento antecipado do juros, a taxa efetiva anual é

elevada acima da taxa nominal, sendo calculado por juros dividido pelo valor devido menos os juros.

15-6

Pessoas jurídicas com bom crédito podem emitir notas promissórias para pagamento único aos bancos, costuma ser um empréstimo dado a quem precisa de fundos para finalidade clara e prazo curto. Os juros geralmente são baseados de alguma maneira à taxa básica de juros. Taxa efetiva anual é calculada através da fórmula: (1+if) elevado a (360 dividido por n) menos 1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (32 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com